segunda-feira, 22 de setembro de 2008

VIÚVA DE PAULO FREIRE TAMBÉM REPUDIA VEJA

Amigos e leitores,
Recebi a mensagem do amigo Marcos Miguel e acrescento o seguinte:
No dia 17/09/08, 4ª feira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação divulgou NOTA DE REPÚDIO À VEJA pela mesma matéria publicada pela revista, notícia que foi postada em meu BLOG em 18/09/08.
Um abraço a todos e não se deixem enganar pelas mentiras da veja.
Saraiva

AÍ ESTÁ A OPINIÃO DE PESSOA ABALIZADA, SOBRE AS REPORTAGENS DESUMANAS E TENDENCIOSAS VEICULADAS NESSA NOSSA DESCONTROLADA MÍDIA.

VIÚVA DE PAULO FREIRE ESCREVE CARTA DE REPÚDIO À REVISTA VEJA
Na edição de 20 de agosto a revista Veja publicou a reportagem 'O que estão ensinando a ele?', De autoria de Monica Weinberg e Camila Pereira, baseada em pesquisa sobre a qualidade do ensino no Brasil. Lá pelas tantas há o seguinte trecho:
'Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização'

Diante disso a viúva de Paulo Freire, Nita, escreveu a seguinte carta de repúdio:

'Como educadora, historiadora, ex-professora da PUC e da Cátedra Paulo Freire e viúva do maior educador brasileiro PAULO FREIRE - e um dos maiores de toda a história da humanidade -, quero registrar minha mais profunda indignação e repúdio ao tipo de jornalismo que a cada semana a revista VEJA oferece às pessoas ingênuas ou mal intencionadas de nosso país. Não a leio por princípio, mas ouço comentários sobre sua postura danosa através do jornalismo crítico. Não proclama sua opção em favor dos poderosos e endinheirados da direita, mas , camufladamente, age em nome do reacionarismo desta.

Esta vem sendo a constante desta revista desde longa data: enodoar pessoas as quais todos nós brasileiros deveríamos nos orgulhar. Paulo, que dedicou seus 75 anos de vida lutando por um Brasil melhor, mais bonito e mais justo, não é o único alvo deles. Nem esta é a primeira vez que o atacam. Quando da morte de meu marido, em 1997, o obituário da revista em questão não lamentou a sua morte, como fizeram todos os outros órgãos da imprensa escrita, falada e televisiva do mundo, apenas reproduziu parte de críticas anteriores a ele feitas.

A matéria publicada no n. 2074, de 20/08/08, conta, lamentavelmente com o apoio do filósofo Roberto Romano que escreve sobre ética, certamente em favor da ética do mercado , contra a ética da vida criada por Paulo. Esta não é, aliás, sua primeira investida sobre alguém que é conhecido no mundo por sua conduta ética verdadeiramente humanista.

Inadmissivelmente, a matéria é elaborada por duas mulheres, que, certamente para se sentirem e serem parceiras do 'filósofo' e aceitas pelos neoliberais desvirtuam o papel do feminino na sociedade brasileira atual. Com linguagem grosseira, rasteira e irresponsável, elas se filiam à mesma linha de opção política do primeiro, falam em favor da ética do mercado, que tem como premissa miserabilizar os mais pobres e os mais fracos.

Nas 12 páginas, nas quais proliferam um civismo às avessas e a má apreensão da realidade, os participantes e as autoras da matéria dão continuidade às práticas autoritárias, fascistas, retrógradas da cata às bruxas dos anos 50 e da ótica de subversão encontrada em todo ato humanista no nefasto período da Ditadura Militar.

Para satisfazer parte da elite inescrupulosa e de uma classe média brasileira medíocre que tem a Veja como seu 'Norte' e 'Bíblia'. Apavorada com o que Paulo plantou, com sacrifício e inteligência, a Veja quer torná-lo insignificante e os e as que a fazem vendendo a sua força de trabalho, pensam que podem a qualquer custo, eliminar do espaço escolar o que há de mais importante na educação das crianças, jovens e adultos: o pensar e a formação da cidadania de todas as pessoas de nosso País, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, idade ou religião.

Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de concluir que os pais, alunos e educadores escutaram a voz de Paulo, a validando e praticando. Portanto, a sociedade brasileira está no caminho certo para a construção da autêntica democracia. Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de proclamar que Paulo Freire Vive!

São Paulo, 11 de setembro de 2008
Ana Maria Araújo Freire'.

sábado, 20 de setembro de 2008

CRIMES SEM CASTIGO

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra, inclusive o título, matéria de autoria do Renomado professor e jurista Fábio Konder Comparato, enviada hoje por e-mail pelo grande Advogado e Escritor Wanderley Caixe, da Carta O BERRO.

Crimes sem castigo

FÁBIO KONDER COMPARATO

--------------------------------------------------------------------------------
A facilidade com que nos dispensamos de ajustar contas com o passado é dos aspectos menos louváveis do caráter nacional

Em homenagem a todos os que tiveram suas vidas ceifadas e suas almas dilaceradas pelo poder militar
--------------------------------------------------------------------------------


UM DOS aspectos menos louváveis do caráter nacional é a leviana facilidade com que nos dispensamos de ajustar contas com o passado.

Desde o inicio da colonização e até hoje, múltiplas etnias indígenas foram vítimas de genocídio e de desculturação forçada. Durante quase quatro séculos, a escravatura legal de africanos e afrodescendentes destruiu e aviltou milhões de seres humanos, deformando os nossos costumes e a nossa mentalidade.

Em relação a ambos esses crimes coletivos, as gerações atuais não se sentem minimamente interessadas.

Pior: é geral a ignorância a esse respeito, sobretudo entre os jovens, provocada pela intencional omissão de tais fatos históricos nos currículos escolares.

Reproduzimos agora, com relação aos horrores do regime militar, a mesma atitude vergonhosa de virar as costas ao passado: "não tenho nada a ver com isso"; "não quero saber, pois não havia nascido"; "vamos nos ocupar do futuro do país, não de fatos pretéritos".

Pois bem, sustento e sustentarei, até o último sopro de vida, que interpretar a lei nº 6.683, de 28/8/1979, como tendo produzido a anistia dos agentes públicos que, entre outros abusos, mataram, torturaram e violentaram sexualmente presos políticos é juridicamente inepto, moralmente escandaloso e politicamente subversivo.

Sob o aspecto técnico-jurídico, a citada lei não estendeu a anistia criminal aos carrascos do regime militar.

Só há conexão entre crimes políticos e crimes comuns quando a lei expressamente o declara, como sucedeu com a Lei de Anistia promulgada por Getúlio Vargas em abril de 1945, em preparação ao fim do Estado Novo.

Mas, mesmo quando a lei o declara, a conexão criminal supõe que o autor ou os autores de tais crimes perseguiram o mesmo objetivo e não estavam em situação de confronto.

Admitir a conexão entre crimes cometidos com objetivos totalmente adversos é um despropósito. Isso sem falar na violação flagrante, no caso, de preceitos consagrados internacionalmente em matéria de direitos humanos e que não comportam anistia.

Sob o aspecto moral, impedir oficialmente que sejam apuradas e reveladas ao público práticas infames e aviltantes de abuso de autoridade é inculcar, para todos os efeitos, a vantagem final da injustiça sobre a decência; ou seja, afirmar que a imoralidade compensa.

Falar, a respeito da citada lei, em reconciliação nacional é um cínico abuso de linguagem. Moralmente, só pode haver reconciliação quando pactuada entre as partes envolvidas no litígio e perfeitamente cientes dos fatos ocorridos. O que não ocorreu no caso: uma das partes, justamente o conjunto das vítimas das atrocidades cometidas, não foi chamada a dizer se aceitava ou não essa forma de apaziguamento, nem foi informada sobre a identidade dos executores e de seus mandantes.

Politicamente, admitir que agentes do Estado, que exerciam funções oficiais e eram remunerados com recursos públicos, isto é, dinheiro do povo, possam gozar de imunidade penal por meio de simples lei, votada sem consulta prévia nem referendo popular, representa clamoroso atentado contra o princípio republicano e democrático.

O Congresso Nacional, ao assim proceder, usurpou a soberania popular e subordinou o bem comum do povo ("res publica") ao interesse particular de um punhado de facínoras e de seus comanditários, dentro e fora do governo.

Qual a solução?

É pedir à mais alta corte de Justiça do país que julgue, definitivamente, se a Lei de Anistia deve ou não ser interpretada à luz dos princípios fundamentais que esteiam todo o nosso sistema jurídico.

Nesse sentido, é confortador saber que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil já decidiu propor, no Supremo Tribunal Federal, uma argüição de descumprimento de preceito fundamental no tocante à interpretação desviante da Justiça e da decência dada por certos setores à lei nº 6.683, de 1979.

FÁBIO KONDER COMPARATO, 71, é professor titular aposentado da Faculdade de Direito da USP e autor, entre outras obras, de "Ética - Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno" (Companhia das Letras).

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PAULO HENRIQUE AMORIM ESTÁ FILIADO AO PIG ?

From: carlos alberto saraiva da silva
To: solteoverbo.caf@gmail.com
Sent: Thursday, September 18, 2008 6:11 PM
Subject: Solte o Verbo


Prezado PHA,
Sou leitor do Conversa Afiada, inclusive com vários comentários meus publicados por você. Contudo, ultimamente você anda mais enrolado que fumo de rolo, atirando para todos os lados e o pior é que não acerta ninguém, não dando para entender o porque seu comportamento, que em nada difere do PIG. Aliás, se você continuar a pegar no pé do Presidente LULA vai acabar ficando igual ao Mainardi, sem nenhuma credibilidade. Acredito que você tem toda razão em atacar DANIEL DANTAS e GILMAR MENDES, vergonha para a Magistratura Nacional, o que digo como Juiz de Direito que sou do TJ/RJ, mas criar suposições SEM PROVAS contra a maioria dos ministros do governo LULA é fazer o mesmo que vem fazendo a mídia golpista por muitos anos.
Ontem, 17.09.08, às 18:42 enviei o comentário abaixo para o Solte o Verbo e até agora não foi publicado. Na verdade não esperava que fosse, porque você só publica o que passa pela sua censura.
De qualquer forma estou reenviando o comentário abaixo:
Prezado PHA:
Atualmente você e o seu Conversa Afiada ( ou seria conversa fiada), mais parece samba do crioulo doido. Atira para todos os lados, não diferenciando nada do PIG. Então estou de pleno acordo com o comentário feito pelo jornalista abaixo, quando diz que "...o criador do pig, virou pig." Você apesar de ser amigo do Mino Carta, perdeu o rumo e está muito longe da competência do Mino, cujas matéria na Carta Capital, contra ou a favor ao governo LULA pelo menos são bem estruturadas.
E aí PHA, onde está a sua fidelidade partidária ? Agora está também filiado ao PIG ?, Partido que você criou e até eu acreditei em você e no partido do qual você agora faz parte ?
Carlos Alberto Saraiva
Em tempo: Depois de enviar este e-mail, que com certeza não será publicado por você vou repassar para meu grupo de e-mail e postar no meu Blog.

"Thomaz Magalhães , São Paulo-SP - Jornalista
Enviado em 17/9/2008 às 12:10:44 AM

Como diz o titulo dessa matéria do Dines, muda tudo. Na imprensa brasileira. O criador vira criatura. Paulo Henrique Amorim, o criador do pig, virou o pig. Pediu o impeachmet do Lula. Quer dar o golpe no Lula. Aderiu ao pig. Mas precisa ver se o pig o aceita. Porque o pig nunca quis dar golpe no Lula. Fala mal do Lula. Mas nao pediu impeatchment do Lula. Nem o FHC pediu. O Paulo Henrique pediu. Hoje. Alegou os "fatos" da matéria do Nasisf. O Nassif agora também quer ser do pig. Falou que o lulopetismo fez acordo com a Veja e com o Daniel Dantas. Eu acho que o pig não aceita o Nassif também. Acho que o pedido de impeachment do Lula pelo Palo Henrque vai cair no vazio. Ele também vai ter que engolir o sapo."


www.saraiva13.blogspot.com
saraiva3@terra.com.br

PRESIDENTE LULA = PRÊMIO E CONDECORAÇÃO

Amigos e leitores, transcrevo abaixo na íntegra, duas matérias publicadas pela amiga JUSSARA SEIXAS em seu BOG, que também está entre os meus favoritos.


IPS concede a Lula Prêmio ao Sucesso Internacional
Por Thalif Deen, da IPS

Nações Unidas, 17/09/2008 – O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o Prêmio ao Sucesso Internacional 2008, da agência de notícias Inter Press Service (IPS), por sua luta em favor do comércio justo e da igualdade econômica para o mundo em desenvolvimento. A decisão de premiar o Presidente Lula foi tomada pela Junta de Diretores da IPS, presidida por Federico Mayor Zaragoza, ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).A entrega do prêmio acontecerá a sede da Organização das Nações Unidas em Nova York no próximo dia 22, antecedendo o segmento de alto nível da 63ª Assembléia Geral da ONU, para a qual se prevê a presença de mais de 150 líderes mundiais. O diretor-geral da IPS, Mario Lubetkin, atribuiu vários motivos para a decisão. “Reconhece-se no Presidente Lula o êxito de milhões de brasileiros terem escapado da pobreza”, disse Lubetkin. “Também o homenageamos por ter encabeçado uma campanha internacional contra a pobreza e a fome, que ajudou a mobilizar o apoio de outros líderes mundiais e de organizações internacionais”, acrescentou.O Presidente Lula foi eleito em outubro de 2002 com cerca de 53 milhões de votos, e reeleito quatro anos depois com 58 milhões. Lubetkin disse que o mandatário brasileiro articulou as necessidades, os desejos e as visões dos países do Sul global e que chamou a atenção para o comércio justo, o multilateralismo, a globalização e, mais recentemente, sobre a crise alimentar e energética. “Como veterana agência de notícias do mundo em desenvolvimento, nos honra premiar o Presidente Lula”, acrescentou Lubetkin.O Prêmio ao Sucesso Internacional da IPS foi criado em 1985 para homenagear jornalistas e líderes mundiais por sua contribuição para a paz, os direitos humanos, o poder de gênero, a governabilidade e a eqüidade social e econômica. Entre os já receberam este prêmio estão a ex-primeira-dama da África do Sul Graça Machel; a ex-primeira-dama da França Danielle Mitterrand; os ex-secretários-gerais da ONU Boutros Boutros-Ghali e Kofi Annan; o ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, e o Chamado Mundial de Ação contra a Pobreza (GCAP). (IPS/Envolverde)
(Envolverde/IPS)
http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=51819&edt=1

Lula será condecorado pelo Conselho das AméricasAgencia Estado
NOVA YORK - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser condecorado com a Insígnia de Ouro, concedida pelas organizações Sociedade das Américas e Conselho das Américas, na segunda-feira, em Nova York. A entrega será em jantar com a participação de empresários no hotel Waldorf-Astoria, um dia antes dos debates da 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A cada ano a Sociedade e o Conselho das Américas escolhem um líder de destaque na região para homenagear. No ano passado, o presidente da Guatemala, Oscar Berger, recebeu a honraria. Em 2006, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi o agraciado.Durante a semana dos debates da 63ª Assembléia Geral da ONU, depois do jantar para homenagear Lula, na segunda-feira, a Sociedade e o Conselho das Américas vão promover almoços nos dias subseqüentes para o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac244097,0.htm

MÍDIA - Educadores divulgam repúdia à VEJA.

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra, inclusive o título, matéria postada pelo amigo Carlos Augusto Dória em seu BLOG DE UM SEM-MÍDIA, que também está entre os meus favoritos.
Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008
MÍDIA - Educadores divulgam repúdio à Veja.

Por Redação - contato@fazendomedia.com

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, divulgou nota em repúdio à reportagem ofensiva aos professores veiculada no dia 20 de agosto de 2008 na Revista Veja. Por meio de informe publicitário, publicado em duas revistas de circulação nacional, Época e Istoé, a Confederação manifesta sua indignação em relação à referida reportagem, sob o título: "Você sabe o que estão ensinando a ele?", por considerá-la ofensiva aos professores e toda a sociedade brasileira.

Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

Você sabe o que estão querendo dizer?

Mais uma vez, a Revista Veja (Editora Abril) se superou em superficialidade e falta de compromisso com os valores éticos da prática jornalística e da função social da comunicação. Em matéria intitulada: "Você sabe o que estão ensinando a ele?" (Edição nº33, de 20 de agosto de 2008), assinada por Monica Weinberg e Camila Pereira, desfere raivoso ataque contra os docentes brasileiros. Sob aparente pretexto de discutir a educação no Brasil, a publicação conclui de forma simplista e com intenção duvidosa que a baixa qualidade de ensino no País é responsabilidade dos professores que, ao invés de ensinarem o conteúdo de suas disciplinas, dedicam-se ao discurso ideológico dentro das salas de aula.

Agarrado ao pouco que restou de sua credibilidade, especialmente no meio midiático, mas também junto aos leitores mais atentos, o veículo sai em defesa da necessidade de neutralidade e, de maneira irresponsável, conclama os pais a promoverem patrulha ideológica nas escolas, controlando o que é ensinado pelos professores.

A temerosa reportagem insinua ainda que a responsabilidade em relação à qualidade da educação está vinculada apenas à ação individual dos professores, desconsiderando propositalmente o complexo fenômeno educacional, que envolve ações e políticas públicas, condições de trabalho e gestão, questões sociais e culturais.

Por meio desta reportagem, Veja presta um desserviço à sociedade. E diante da oportunidade de realizar um debate sério se revela novamente porta-voz de segmentos conservadores e antidemocráticos que sob a égide da "pseudo" neutralidade apregoam uma educação conservadora e acrítica - distante de preceitos reais de qualidade de educação capazes de oferecer uma formação cidadã e de contribuir para a consolidação democrática da sociedade brasileira.

Declaramos nosso compromisso com a luta pela educação como um direito, bem público e de qualidade a todos, e conclamamos a sociedade brasileira a se solidarizar com que dignamente faz da sua atividade docente instrumento da construção da cidadania e do desenvolvimento nacional.

CONTEE - Confederação Nacional dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino
CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Fonte:Blog Fazendo Média.
Postado por BLOG DE UM SEM-MÍDIA às 20:17

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

LULA critica "interferência" dos EUA nas Américas

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra a matéria postada por JUSSARA SEIXAS no seu Blog, que também está entre os meus favoritos.
Lula critica 'interferência' dos EUA nas Américas
Agencia Estado
BRASÍLIA - Ao comentar a decisão do governo da Bolívia de expulsar o embaixador dos Estados Unidos, Philip Goldberg, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, em entrevista que vai ao ar hoje à noite pela TV Brasil, que é "famosa a interferência" das embaixadas dos Estados Unidos no "continente americano". Trechos da entrevista foram divulgados antecipadamente pela Agência Brasil.Na avaliação de Lula, o presidente boliviano, Evo Morales, não pode aceitar ingerências políticas. "Se for verdade que o embaixador dos Estados Unidos fazia reunião com a oposição do Evo Morales, o Evo está correto ao mandá-lo embora", declarou Lula, acrescentando: "O papel de embaixador não é fazer política dentro do país, não."Expulso na quinta-feira, o embaixador Goldberg foi acusado por Evo Morales de conspiração. Lula, na entrevista à TV Brasil, comentou que, certa vez, uma embaixadora americana, (Donna Hrinak) respondeu, em um jornal, a uma crítica que ele havia feito ao presidente norte-americano George W. Bush. "Eu mandei o Celso Amorim chamá-la e dizer que não era admissível dar palpite sobre a entrevista do presidente da República", relatou Lula. "E também não é de hoje, é famosa a interferência das embaixadas americanas em vários momentos da história do continente americano", afirmou. "Acho que houve um incidente diplomático. Se o embaixador estava tendo ingerência na política lá, o Evo está correto."O presidente brasileiro disse que torce pelo fim da crise na Bolívia: "Peço a Deus que tenha estancado (a crise), peço a Deus que todo mundo compreenda o que é melhor para a Bolívia", afirmou. Lula avaliou que a solução para o impasse entre o governo Evo Morales e a oposição depende mais dos dois lados do que da intermediação de outros países e organismos internacionais. "Todo mundo quer ajudar a Bolívia. Agora, é preciso que a Bolívia queira ser ajudada."
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int243479,0.htm

George Bush, ou a idade da mentira

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra, inclusive o título, a matéria postada no BLOG DE UM SEM-MÍDIA, do meu amigo Carlos Augusto Doria.
ARTIGO - George Bush, ou a idade da mentira.

José Saramago

Pergunto-me como e porquê Estados Unidos, um país em tudo grande, tem tido, tantas vezes, tão pequenos presidentes. George Bush é talvez o mais pequeno de todos eles. Inteligência medíocre, ignorância abissal, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate, este homem apresentou-se à humanidade com a pose grotesca de um cowboy que tivesse herdado o mundo e o confundisse com uma manada de gado. Não sabemos o que realmente pensa, não sabemos sequer se pensa (no sentido nobre da palavra), não sabemos se não será simplesmente um robot mal programado que constantemente confunde e troca as mensagens que leva gravadas dentro. Mas, honra lhe seja feita ao menos uma vez na vida, há no robot George Bush, presidente dos Estados Unidos, um programa que funciona à perfeição: o da mentira. Ele sabe que mente, sabe que nós sabemos que está a mentir, mas, pertencendo ao tipo comportamental de mentiroso compulsivo, continuará a mentir ainda que tenha diante dos olhos a mais nua das verdades, continuará a mentir mesmo depois de a verdade lhe ter rebentado na cara. Mentiu para fazer a guerra no Iraque como já havia mentido sobre o seu passado turbulento e equívoco, isto é, com a mesma desfaçatez. A mentira, em Bush, vem de muito longe, está-lhe no sangue. Como mentiroso emérito, é o corifeu de todos aqueles outros mentirosos que o rodearam, aplaudiram e serviram durante os últimos anos.
George Bush expulsou a verdade do mundo para, em seu lugar, fazer frutificar a idade da mentira. A sociedade humana actual está contaminada de mentira como da pior das contaminações morais, e ele é um dos principais responsáveis. A mentira circula impunemente por toda a parte, tornou-se já numa espécie de outra verdade. Quando há alguns anos um primeiro-ministro português, cujo nome por caridade omito aqui, afirmou que “a política é a arte de não dizer a verdade”, não podia imaginar que George Bush, tempos depois, transformaria a chocante afirmação numa travessura ingénua de político periférico sem consciência real do valor e do significado das palavras. Para Bush a política é, simplesmente, uma das alavancas do negócio, e talvez a melhor de todas, a mentira como arma, a mentira como guarda avançada dos tanque e dos canhões, a mentira sobre as ruínas, sobre os mortos, sobre as míseras e sempre frustradas esperanças da humanidade. Não é certo que o mundo seja hoje mais seguro, mas não duvidemos de que seria muito mais limpo sem a política imperial e colonial do presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, e de quantos, conscientes da fraude que cometiam, lhe abriram o caminho para a Casa Branca. A História lhes pedirá contas.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

CASAL AGENTES DELTA DA GLOBO EM AÇÃO

Amigos e leitores,
Clique no site abaixo e vejam a deturpação da notícia.
Por 3 (três) vezes a conhecida repórter ? Ou não seria A Especialista ? ( A exemplo de seu marido, Miriam Leitão, Renato Machado e Alexandre Garcia, do Bom? Dia? Brasil ) usa a palavra "ADMITIU...", quando em momento algum o General não admitiu nada do que foi noticiado como admitido.
Isto é o que em jornalismo se denomina deturpação ou manipulação.
Vejam e revejam, porque todos os dias tal coisa acontece nos noticiários da Globo, quase sempre quem assiste não percebe.
Tenham uma boa noite e fiquem com Deus.
Saraiva

Veja "Jornal Nacional - � serviço de Daniel Dantas?" em Comunidade do Blog de Luis Nassif!

Para visualizar este(a) Mensagem do blog, visite:
http://blogln.ning.com/profiles/blog/show?id=2189391%3ABlogPost%3A19103

terça-feira, 9 de setembro de 2008

MÍDIA E O JORNALISMO pay-per-view

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra a matéria de Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008, do BLOGDOMELO, que está entre os meus favoritos.
Mídia corporativa e o jornalismo pay-per-view Cada vez mais a mídia corporativa oferece ao público que lhe resta (assinantes, leitores, ouvintes, telespectadores...) o que eles querem ler, ver, ouvir, numa versão que poderíamos chamar de “jornalismo pay-per-view”.

É o que afirmou o presidente da revista Veja, Roberto Civita, numa entrevista, em trecho que reproduzi aqui, na postagem Folha quer ser a Veja dos jornais diários.

"... Os leitores clamam, (...), querem que a sua revista se indigne. Eles querem. Os brasileiros, hoje, não posso falar de outras partes do planeta, mas os leitores de Veja querem a indignação de Veja. Eles ficam irritados conosco quando não nos indignamos."


Veja se indigna tanto, mas tanto, que está cada vez mais indigna.

E a Folha correndo atrás... Como na manchete de ontem, quando, em lugar de salientar a firme liderança de Marta na disputa pela capital paulista, preferiu destacar um hipotético empate técnico entre Alckmin e Kassab (“Alckmin e Kassab estão empatados”), disputando aquilo que já foi slogan de uma emissora de TV: a liderança absoluta do segundo lugar.

Isso não acontece apenas no Brasil. Veja o vídeo abaixo. Mostra a manipulação de uma notícia na TV espanhola. Imagens de soldados da Geórgia metralhando a população civil da Ossétia do Sul são noticiadas como se fossem de soldados da Rússia...

Isso é (e também Isto É) o jornalismo pay-per-view.

COMÉRCIO - NEGÓCIOS e CLASSE "C"

Comércio - Negócios
Imprimir Enviar Classe C ensina indústria a lucrar no volume
08 de setembro de 2008, 22:04
Com aumento da renda da classe emergente brasileira, muitos produtos e serviços são vendidos por preços mais em conta e o lucro vem da quantidade e da criação de novos nichos.
Por Valdenir Flauzino

A classe C do Brasil tem ganhado um espaço cada vez maior nas estratégias de empresas de todos os tamanhos. Além de grandes varejistas, as primeiras organizações a prestar atenção nesse nicho de mercado foram as grandes corporações, como as empresas de telefonia móvel e os fabricantes de microcomputadores (Motorola, Positivo) e indústrias de alimentos, como a Nestlé.

Para se ter idéia, dados da Anatel apontam mais de 135 milhões de terminais celular ativos no Brasil. Segundo pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais de 50 milhões de computadores ativos, distribuídos entre empresas e residências. Só no ano passado foram vendidos 10,5 milhões de novos computadores e esse ano a estimativa é que se venda 28% a mais, ou seja, 13,44 milhões. Até 2012 o Brasil deverá ter ativos cerca de 100 milhões de computadores.

Triple Play
Com planos mais em conta e pacotes econômicos (em outras palavras, menor velocidade e menor variedade de canais), as operadoras de TV por assinatura estão de olho no mercado emergente e criam pacotes de serviços conhecidos no setor como Triple Play (reúnem telefonia fixa, internet banda larga e canais de TV por assinatura em um mesmo grupo de serviços).

Desde fevereiro a Net oferece um desses pacotes a partir de R$ 39,90, batizado por NetFone.com, que inclui internet a velocidade média de 100 kbps, telefonia fixa sem assinatura mensal e canais pagos. A companhia comemora a venda média de mil pacotes por dia e a adesão da TV por assinatura a esse novo nicho de mercado.

Condomínios de luxo
Condomínios fechados, com segurança, quadras esportivas, piscinas, fitness center, brinquedoteca e até espaço gourmet não são mais realidade apenas a famílias abastadas.

Com crédito farto e prazos de pagamentos estendidos (de 25 a 30 anos, em média), as construtoras acostumadas a levantar luxuosos empreendimentos imobiliários começam obras com casas e apartamentos mais populares. Os dirigentes das construtoras garantem que a inclusão de espaços de lazer como quadra, piscina e espaço para atividades físicas não encarecem muito a prestação porque são divididos por diversas pessoas e com financiamento por longo período.

Com o aumento da demanda e a própria exigência da classe C por condomínios mais seguros onde os filhos possam brincar sem estar nas ruas, as empresas que quiserem conquistar a atenção desse público deve oferecer benefícios adicionais.

A classe C ampliou seus horizontes - primeiro comprou eletrodomésticos (a TV de 29 polegadas foi a maior febre), depois partiu para a conquista do telefone celular (um V3 da Motorola?), do computador, do carro e agora, da casa própria. Bom para todos. [Webinsider]

.

Sobre o autor
Valdenir Flauzino (valdenir@4mbrasil.com.br) é designer de interfaces e gerencia projetos customizados de imagem corporativa e design junto à 4M Brasil.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

BRASIL E INVESTIMENTOS

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra, matéria recebida hoje por e-mail, do BLOG DO ALÊ - ALEXANDRE PORTO, que também está entre os meus favoritos.

POLÍTICA
Sexta-feira, 05 de Setembro de 2008 - 17:40

País receberá investimentos de R$ 1,4 tri até 2012


Nos próximos anos, o Brasil ganhará cinco novas siderúrgicas e a Petrobras construirá cinco novas refinarias. O setor siderúrgico no Brasil ficou 22 anos sem construir um novo alto forno.
Agência Estado - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 5, que o Brasil receberá investimentos de R$ 1,4 trilhão até 2012 em projetos já contratados e compromissados. "O Brasil vive o seu mais extraordinário momento", discursou o presidente, durante a cerimônia de corte do aço do primeiro navio a ser construído pelo estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE). Segundo Lula, esse montante foi calculado após uma reunião realizada semana passada com empresários no Palácio do Planalto, em Brasília. "Fizemos uma radiografia do que vai acontecer com o Brasil", disse. [...]

[...] Segundo o presidente, o Brasil colhe hoje os resultados da política executada desde 2003, quando teve que fazer um "sacrifício para ajustar o País", admitiu Lula. "Nunca o Brasil gerou essa quantidade de empregos. Certamente chegaremos a dois milhões de empregos com carteira assinada", disse. [...]

[...] O presidente voltou a defender que a estratégia de exploração (do pré-sal) das reservas não se paute pela exportação do óleo cru. "Não vamos exportar óleo cru do pré-sal para gerar riqueza em outro país. Vamos exportar só produto refinado", disse. De acordo com Lula, o Brasil não deve reproduzir o que faz hoje o México, que exporta óleo cru para os Estados Unidos e importa gasolina do mercado americano.

Ele admitiu que, para a Petrobras, a compra dos navios no mercado nacional não foi tão vantajosa do se que encomendasse as instalações no mercado internacional. "Se a Petrobras comprasse a plataforma na Noruega e na Coréia do Sul, poderia economizar US$ 100 milhões. A empresa está compreendendo que deixou de ganhar esse valor, mas está gerando emprego, renda e consumo. O que esses trabalhadores estão gastando no comércio e o que o estaleiro está comprando de matéria-prima valeu muito mais do que os US$ 100 milhões", afirmou.

O presidente mencionou ainda que, nos próximos anos, o Brasil ganhará cinco novas siderúrgicas e a Petrobras construirá cinco novas refinarias, localizadas no Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e no Rio de Janeiro (Comperj).

Ele lembrou que o setor siderúrgico no Brasil ficou 22 anos sem construir um novo alto forno, embora produzindo, nesse período, a mesma quantidade de aço. "Este País estava atrofiado e proibido de crescer, porque passamos 20 anos discutindo inflação e dívida externa, e ninguém parava para discutir a concentração e o acúmulo de miseráveis nas periferias", afirmou, criticando a corrente econômica que predominou no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. "Quando um jovem de 24 anos comete um delito, ele é menos criminoso do que os que foram responsáveis pela política econômica e desenvolvimento dos últimos 20 anos", disse Lula.

Leia a matéria completa no site do Agência Estado
Esse apetite por investimentos no Brasil talvez tenha a ver com o que disse hoje o diretor do Banco Mundial, John Briscoe. Segundo ele, "em meio à crise econômica nos Estados Unidos e Europa, o Brasil é um foco de estabilidade entre os países latino-americanos". O economista elogiou a manutenção das regras e avaliou que o país poderá exercer papel de destaque entre os chamados Brics (Brasil, Índia, Rússia e China). "Quem poderia imaginar que há dez anos, com o mundo em crise, estaria tudo bem no Brasil? Antes, era um dos primeiros a sofrer.

Como bem salientou o presente Lula, muitos economistas ainda estão presos a problemas que fizeram parte da nossa história e perdem a dimensão da nova realidade que está ocorrendo pela expansão do emprego, dos salários e dos programas de complemento de renda, como Bolsa Família, que garantem o mínimo de cidadania. A massa salarial está crescendo a uma taxa de 7% ao ano acima da inflação, há pelo menos três anos. Esse aumento dá garantias às operações de crédito ao consumidor, que cresce ao ritmo de 25% ao ano.

Com esse quadro de crescimento entendido como de longo prazo, as empresas têm aumentado seus investimentos, consolidando o crescimento da demanda interna. Esse é circulo virtuoso que alimenta o crescimento. Por isso, quem quiser entender a dinâmica atual de nossa economia, deve se debruçar nos dados do mercado de trabalho e deixar para segundo plano o câmbio valorizado, o déficit em contas corrente ou as contas com o FMI. O crescimento da demanda interna é a verdadeira garantia de estabilidade no longo prazo.

Por exemplo, em julho, a produção industrial física aumentou 1,0% sobre o mês anterior. O acumulado em sete meses foi 6,6% maior do que o obtido em igual período de 2007. Em 12 meses, a indústria produziu 6,8% a mais. Segundo o jornalista Celso Ming, "é tão forte a atividade da indústria que os empresários se queixam de escassez de engenheiros, técnicos de nível médio e de mão-de-obra especializada".

E lembre-se de que o Brasil se deu ao luxo de proibir por oito anos a criação de escolas técnicas federais.


Marcadores: Construção naval, Investimentos, Pré-sal, Siderurgia


POSTADO POR ALEXANDRE PORTO
( IMPRIMIR ) | ( PÁGINA INICIAL ) | ( ENVIAR A UM AMIGO )

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

OPOSIÇÃO E JORNALISMO DE ESGOTO

Amigos e leitores, estou postando, na íntegra, inclusive o título, a matéria que me foi enviada hoje pela amiga JUSSARA SEIXAS por e-mail e que foi postada no seu Blog POR UM NOVO BRASIL, que está entre os meus favoritos:
OPOSIÇÃO E JORNALISMO DE ESGOTO
Assisti a TV Senado ontem, 03/09: a oposição está maluca, espumando ódio pelos poros. Afinal, várias pesquisas mostram que o PT vai eleger ou reeleger seus candidatos a prefeito em várias cidades e capitais devido ao poder do presidente Lula em transferir votos, à alta popularidade do presidente Lula, à alta aprovação popular do governo Lula. Para completar, a Petrobras iniciou a produção do primeiro óleo da camada pré-sal, no litoral sul do Espírito Santo. Com isso a Companhia vai ampliar o conhecimento sobre as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro. O potencial de produção só do primeiro pocinho na plataforma P-34 (FPSO JK) é de 18 mil barris/dia, o que está levando a oposição a ter ataques de nervos ridículos.

A revista Veja é aquela da história da Escola Base, que o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou em (20/6) a Editora Abril, responsável pela revista Veja, a pagar indenização de R$ 250 mil a cada uma das três vítimas do caso da Escola Base. A decisão foi da 3ª Câmara de Direito Privado.Os valores serão corrigidos desde a data da sentença do juiz Hélio Marques de Faria, da 10ª Vara Cível da Capital, proferida em 2003

A revista Veja é aquela que em 16 de agosto de 2006, por decisão do Juiz Hélio Egydio M. Nogueira, da 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo, condenada a revista Veja, em sentença proferida no dia 9 de agosto de 2006, a publicar direito de resposta requerido pela Itaipu Binacional, pela matéria "inverídica e ofensiva" contra a imagem da empresa e seu diretor-geral brasileiro Jorge Samek.
Na edição nº 1946, de 08 de março de 2006, Veja publicou matéria de capa sob o título ´Mensalão II´, com dois subtítulos epigrafados de ´Fitas Explosivas´, na qual acusou Itaipu de ter perdoado uma multa milionária da empresa Voith Siemens, em troca de favores. A Justiça Federal reconheceu que "Veja" publicou conteúdo alterado de gravação de conversa telefônica, de forma a transformar uma mera especulação em verdade absoluta. Na sentença, o juiz reconheceu que Itaipu provou a regularidade da execução do contrato com o Consórcio Ceitaipu, que constrói suas duas últimas unidades geradoras. Além do mais, o juiz observou que a acusação de "Veja" era totalmente improcedente, tendo em vista que a Itaipu sequer tem contrato direto com a empresa Voith Siemens e, portanto, não poderia perdoar dívida alguma.

Essa mesma revista Veja, que segundo a justiça altera gravações telefônicas de forma a transformar mera especulação em verdade absoluta, diz que recebeu de um agente da Abin a informação de que a Abin grampeou o ministro Gilmar Mendes, do STF. Apresenta em texto o teor da gravação, confirmado pelo ministro Gilmar Mendes e pelo senador do DEM, Demóstenes Torres. Não há nada na suposta gravação que desmoralize os supostos grampeados. Mas a oposição não quer investigar, não quer saber quem gravou, por que gravou, quem mandou gravar. Eles querem apenas tumultuar, e pasmem, como sempre fazem, jogar a culpa no presidente Lula. Eles estão muito interessados em saber o teor dos grampos feitos pela PF, que levaram à prisão do Daniel Dantas, que o ministro Gilmar Mendes livrou da cadeia. Daniel Dantas é amigo do senador Heráclito Fortes, do DEM, que foi apadrinhado pelo falecido ACM, do DEM, aquele que fez uns grampos ilegais na Bahia e violou o painel do Senado. Daniel Dantas, como todos devem saber, contratou a empresa Kroll, que faz escutas telefônicas, rastreia até e-mail, para investigar o governo Lula. Por coincidência, todas essas pessoas são muito queridas pelo dono da revista Veja, que odeia o presidente Lula. Mas os antecedentes criminais da revista Veja mostram que ela não tem a mínima credibilidade, é só uma oposição decadente, desacreditada, derrotada, raivosa: jornalismo de esgoto.
Jussara Seixas
--
Postado por Jussara Seixas no POR UM NOVO BRASIL em 9/04/2008 10:33:00 AM

TENTATIVA DE GOLPE = VEJA,GILMAR, DANTAS E OPOSIÇÃO GOLPISTA.

Transcrevo, na íntegra,matéria postada no BOG DE UM SEM-MÍDIA, do meu amigo Carlos Augusto,que está entre meus favoritos, com artigo do Jornalista Altamiro Borges.


Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008
ARTIGO - Veja, demos e o impeachment de Lula.
Como ocorre em todo o período pré-eleitoral, a oposição golpista se assanha para evitar desastres nas urnas – ainda mais porque a popularidade do presidente Lula bate recorde, inclusive na antes inexpugnável São Paulo. A marola desta vez se dá em torno das denúncias, não comprovadas, do grampo da Agência Brasileira de Informações (Abin) nos telefonemas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes. Para conter a sangria, o governo novamente recua e afasta, “temporariamente”, o comando da agência. A atitude, porém, não deve intimidar a sanha golpista da direita. O seu alvo não é a direção da Abin, mas sim o próprio presidente Lula.

por Altamiro Borges*

A conspiração envolve figurinhas sinistras e carimbadas. A revista Veja, hoje o mais ativo antro da direita golpista, foi a primeira a “denunciar” a existência de um “estado policial” no governo Lula – logo ela que apoiou os generais “linha-dura” da ditadura. Numa reportagem apocalíptica, ela transcreve um anódino diálogo entre Gilmar Mendes e o senador-demo Demóstenes Torres e insinua que a escuta ilegal foi obra do governo. Não apresenta qualquer prova concreta, mas nem é preciso – foi assim na denúncia dos “dólares de Cuba” para o candidato Lula, das suas ligações com os “terroristas” das Farc, da remessa de dinheiro do filho do presidente para paraísos fiscais.

“Degradação institucional” de Mendes

Com base no escarcéu do panfleto da famíglia Civita, outra figura curiosa atraiu os holofotes. O ministro Gilmar Mendes atirou para matar no governo Lula. “Não há mais como descer na escala da degradação institucional. Gravar clandestinamente os telefonemas do presidente do STF é coisa de regime totalitário. É deplorável, ofensivo, indigno”, sentenciou. Seu destempero verbal confirma as sábias palavras do jurista Dalmo Dallari, pouco antes da indicação de Mendes para o STF. “Se for aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional”.

Em curto espaço de tempo, o advogado-geral da União no triste reinado de FHC e indicado por este para o TST já deu mostras das suas “afinidades”. Na sua posse, repleta de tucanos e demos, fez questão de atacar, gratuitamente, os movimentos sociais, em especial o MST. Ele também gosta de se meter na política, extrapolando suas funções de representante-mor do Judiciário. Mas seu gesto mais bombástico, que corrobora as palavras de Dallari, foi conceder dois habeas corpus ao mafioso Daniel Dantas. “Suprimir duas instâncias do Judiciário para soltar um banqueiro, dando-lhe foro privilegiado, não é degradação institucional?”, indaga o jornalista Gilson Caroni.

A digital do mafioso Daniel Dantas

Aqui entra em cena a terceira figura sinistra desta conspiração, o banqueiro Daniel Dantas. Alvo de investigações da Polícia Federal, ele nunca engoliu o então dirigente do órgão, Paulo Lacerda, agora rifado da Abin. O “garoto de ACM” e assessor do ex-PFL, que fez fortuna com a privataria de FHC, é famoso por contratar espiões para bisbilhotar políticos e por sua influência no poder e na mídia. A PF garante que ele controla uma bancada de 18 senadores e 70 deputados. O suposto grampo da Abin serve para tirá-lo do foco dos escândalos, para aliviar a barra de Gilmar Mendes e para salvar os seus lobistas no Senado, os demos Demóstenes Torres e Heráclito Fortes. “Pelo menos, sou da bancada de um bandido que produz e gera emprego”, confessa Heráclito Fortes.

De quebra, a complô Veja-Mendes-Dantas ajuda a elite burguesa corrupta e sonegadora, que não tolera algemas e investigações da Polícia Federal. O jornalista Paulo Henrique Amorim, o carma do mafioso, não vacila em afirmar que a espalhafatosa capa da Veja sobre o grampo ilegal serve a seus intentos. “Dantas destituiu o ínclito delegado Protógenes Queiroz, com a desculpa de que cometeu ‘excessos’. Dantas demite agora o Dr. Paulo Lacerda da Abin, numa patranha montada com a Veja e Gilmar Mendes”. O general Jorge Félix, que teve negado o seu pedido de demissão da chefia do Gabinete de Segurança Institucional, também não descarta esta hipótese sinistra.

Uma nova ofensiva golpista

Mas o maior desejo da direita golpista com toda esta história podre é desgastar o governo Lula e, se possível, criar uma nova onda pelo seu impeachment. Esta ofensiva viria a calhar num ano de eleições municipais, em que o bloco liberal-conservador está fragilizado e dividido e teme perder espaços para a sucessão presidencial de 2010. Os demos, mais raivosos, não escondem o intento. “Ou o presidente Lula toma uma atitude rápida e aponta os responsáveis pelo grampo, ou ficará como o responsável perante a sociedade e terá de responder com base na lei do impeachment”, explicitou o presidente nacional do DEM, o yuppie Rodrigo Maia, filhinho do prefeito carioca.

Já os tucanos, temendo um novo efeito bumerangue, marcaram reunião da executiva nacional do partido para “discutir o momento político e a crise entre os poderes”. Mas o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, já indicou o tom desta conversa. “Este tipo de atentado, além de ilegal, é uma grave ameaça contra os valores democráticos”. Um tucano notório, amigo do peito de FHC e serviçal da Veja, o jornalista Reinaldo Azevedo, também já voltou a soltar suas notinhas sobre “o impeachment de Lula”. Ou seja, as peças do quebra cabeça desta nova conspiração golpista vão se encaixando. Só a mídia venal, parte dela bancada por Daniel Dantas, finge não enxergar.

*Altamiro Borges é jornalista

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PETRÓLEO - O EXEMPLO DOS MEXICANOS

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra a matéria postada ontem, terça-feira, 2 de Setembro de 2008, no BLOG DE UM SEM-MIDIA, do meu amigo Carlos Augusto, que também está entre os meus favoritos.

PETRÓLEO - O exemplo dos mexicanos.
Mais de um milhão nas ruas, em defesa do petróleo: essa onda ainda vai atingir o Brasil!

A manifestação foi para mostrar ao Congresso que a população mexicana está atenta, no momento em que o Legislativo debate uma reforma na legislação sobre o petróleo

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

As Brigadas em Defesa do Petróleo conseguiram reunir mais de um milhão de pessoas nas ruas da cidade do México, ontem, 1º de setembro. A manifestação foi para mostrar ao Congresso que a população está atenta, no momento em que o Legislativo debate uma reforma na legislação sobre o petróleo. Uma nova concentração está prevista para o dia 15 de setembro, convocada pelo líder político Andrés Manuel López Obrador, presidente do governo paralelo do México. Os mexicanos querem a renacionalização dessas riquezas. A foto, de Carlos Ramos Mamahua, de La Jornada, foi tirada durante a manifestação da segunda-feira passada.


Todos ao ato em frente à Petrobrás, dias 17, 18 e 19/9.

Enquanto isso, no Brasil, os abutres – as transnacionais do petróleo – estão de olho nas riquezas submersas no pré-sal, "a última fronteira", como bem diz o geólogo e exploracionista João Victor, "capaz de assegurar o presente e o futuro do Brasil, se for bem utilizada".

Como no México, o Brasil também discute a reformulação das leis que definem as condições para exploração, produção e exportação do petróleo. Lá, a população se reúne em torno das Brigadas em Defesa do Petróleo, para garantir os interesses nacionais. No Brasil, foi lançado em março de 2008, na ABI, o Fórum Nacional contra a Privatização dos Petróleo e Gás, com a presença do Ministro das Relações Exteriores do Governo Paralelo do México e de mais de 60 entidades da sociedade civil. Mas nem de longe já acumulamos a mesma força dos irmãos mexicanos, para enfrentar o grande capital.

O desafio, no entanto, está lançado. O povo mexicano volta às ruas, em 15/9, em defesa do seu petróleo. No Brasil, também faremos grandes atos públicos, nos dias 17, 18 e 19/9, em frente à sede da Petrobrás: incorpore-se a essa luta. Não temos tempo a perder:

Às ruas pelo fim dos leilões, pela abolição da Lei FHC e pela renacionalização da Petrobrás! Antes que seja tarde! Os lucros obtidos com a exploração do petróleo devem ser revertidos em benefício da população brasileira!
Postado por BLOG DE UM SEM-MÍDIA às 22:47 0 comentários

terça-feira, 2 de setembro de 2008

SAIBAM MAIS SOBRE O MINISTRO? GILMAR MENDES

Transcrevo abaixo, na íntegra, a última matéria postada no Blog da minha amiga JUSSARA SEIXAS, que está estre os meus favoritos, artigo escrito por João Qartim de Moraes.

Do que Gilmar Mendes é o nome?

por João Quartim de Moraes
Minha inspiração é explícita, como terão notado imediatamente os que acompanham o combate intelectual e político daquela parte da esquerda francesa (a melhor, embora não a maior) que não capitulou perante a reação neoliberal.
Nela ocupa posição eminente o filósofo marxista Alain Badiou, cuja obra é internacionalmente respeitada. (Basta verificar nesse indispensável vademecum de nosso tempo que é o Google). Em 2007, lançou um livro de grande repercussão na França, intitulado De quoi Sarkozy est-il le nom? (Para quem compreende o francês, vale a pena ouvir e ver na internet Badiou apresentar o livro em cerca de 13 minutos, num encontro promovido pelo jornal L’Humanité, do Partido Comunista Francês).


Dallari acrescenta que G.Mendes, enquanto advogado-geral da União, agrediu “grosseiramente juízes e tribunais”, chegando a tratar de “manicômio” o sistema judiciário brasileiro, ao que o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região replicou com dignidade, no artigo “Manicômio Judiciário” (publicado no nº 107, dezembro de 2001, do Informe daquele tribunal, observando que “não são decisões injustas que causam a irritação[...]do advogado-geral da União, mas as decisões contrárias às medidas do Poder Executivo”. Naquele momento, Gilmar Mendes considerava que “toda liminar concedida contra ato do governo federal” era “produto de conluio corrupto entre advogados e juízes”, sócios no que ele então chamava a “indústria de liminares”. Hoje ele mudou radicalmente de opinião, tanto assim que os advogados do ricaço Dantas estavam seguros de que este seria posto na rua assim que a decisão sobre o “habeas corpus” chegasse a suas mãos.


Dallari refere ainda uma denúncia da revista Época de 22/4/02 (p. 40): na condição de chefe da Advocacia Geral da União, G. Mendes pagou R$ 32.400 ao Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual ele próprio é um dos proprietários, para que seus subordinados lá fizessem cursos. “Isso é contrário à ética e à probidade administrativa, estando muito longe de se enquadrar na 'reputação ilibada', exigida pelo artigo 101 da Constituição, para que alguém integre o Supremo. Se essa indicação vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional”.

Gentis com os engravatados ricos, G. Mendes e seus colegas do Supremo decidiram também que algema não é para VIPs, por mais celerados que sejam. O pulso de Dantas e consortes é feito para ostentar Rolex... O velho adágio latino cai-lhes como uma luva: Summum ius, summa iniuria!

GILMAR MENDES E VEJA : VERGONHA NACIONAL

Transcrevo abaixo, na íntegra, excelente artigo, publicado no site CARTA MAIOR, que está entre os meus favoritos, do Professor e Colunista Gilson Caroni Filho, no DEBATE ABERTO, com o título:

Mendes, Veja e a degradação institucional
Há quem defenda que juízes devem falar exclusivamente por meio dos autos. Ao conferir à linha editorial de Veja um caráter de “realismo jurídico" não estaria o ministro Gilmar Mendes firmando uma perigosa jurisprudência? E isso não seria "descer ainda mais na escala da degradação institucional"?

Gilson Caroni Filho

Qual terá sido o objetivo da reportagem de capa da revista Veja em sua edição de 03/09/2008? "Denunciar" que a Abin teria feito grampos ilegais nos telefones do ministro Gilmar Mendes e outras autoridades e, com isso, alertar à sociedade sobre a existência de um Estado Policial que ameaça as instituições democráticas? Ou, como alertou conhecido blog “paralisar as investigações da agência sobre conspirações deflagradas contra o Estado de Direito, inclusive aquelas perpetradas nas páginas da Veja, sobretudo durante a campanha eleitoral de 2006, mas também com evidências no caso do "dossiê anti-FHC" para derrubar a ministra Dilma?”.

Há linhas que valem mais do que mil editoriais. São as que revelam os objetivos de um texto e o descompromisso com a informação divulgada. Não comportam normas prescritas em códigos de ética, seguem tão-somente a lógica da promoção de eventos. Algo do tipo "domingo é dia de botar fogo no circo, criar uma crise artificial e colher os frutos ao longo da semana". Lógico, para tal empreitada contam com o apoio logístico de outros meios de comunicação, além da acolhida eufórica de alguns jornalistas-blogueiros.É o caso da matéria assinada pelos jornalistas Policarpo Junior e Expedito Júnior: ”A Abin gravou o ministro”.

Além de editorializarem as supostas denúncias, fazem afirmações sem um pingo de comprovação, baseadas em “fontes” não identificadas, e, e inventam fatos deslavadamente, como nesse trecho:” Desconfiado (o ministro Gilmar Mendes), solicitou à segurança do tribunal que providenciasse uma varredura. Os técnicos constataram a presença de sinais característicos de escutas ambientais, provavelmente de aparelhos instalados do lado de fora da corte." Mentira. A varredura feita pela segurança do STF não encontrou qualquer vestígio de escuta clandestina.

A degravação de uma conversa entre o presidente do Supremo e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) seria a prova da seriedade do "jornalismo investigativo" praticado por Veja. O fato de os dois confirmarem o diálogo significa a existência de grampo? Se confirmar, o que leva a crer que tenha sido feito pela Abin e não por alguém empenhado em atingir Paulo Lacerda, o diretor da Agência?

Pois bem, o relato impreciso da revista é o pretexto para Gilmar Mendes afirmar que "não há mais como descer na escala da degradação institucional. Gravar clandestinamente os telefonemas do presidente do Supremo Tribunal Federal é coisa de regime totalitário. É deplorável. É ofensivo. É indigno."

Se levarmos em conta que um juiz, principalmente quando preside a mais alta Corte do país, deve buscar o estabelecimento de conduta ética que lhe permita entender os limites de sua atuação profissional, as palavras de Mendes soam como incompatíveis com a natureza do cargo que exerce.

O que é descer na escala da degradação institucional? Em artigo publicado em 08 de maio de 2002, o jurista Dalmo Dallari foi muito assertivo ao tratar da indicação de Mendes ao STF, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso:

"Se vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional".

"A comunidade jurídica sabe quem é o indicado e não pode assistir calada e submissa à consumação dessa escolha inadequada".

"Indignado com essas derrotas judiciais, o dr.Gilmar Mendes fez inúmeros pronunciamentos pela imprensa, agredindo grosseiramente juízes e tribunais, o que culminou com sua afirmação textual de que o sistema judiciário brasileiro é um "manicômio judiciário".

Os trechos transcritos não são exemplos explícitos de degradação institucional?

Tão logo ascendeu (em processo formal, sem candidato, como é praxe na Corte) à presidência do STF, Gilmar Mendes tomou a iniciativa inédita de convocar a imprensa para, sem ter sido solicitado, deitar falação sobre o quadro político.

Logo após, deixou-se "perfilar" pela revista Serafina, da Folha de São Paulo, chegando ao ponto de ceder fotos de "álbum de família" e se deixar fotografar na residência. Isso não é incompatível com a liturgia do cargo? Não degrada a instituição que preside?

Durante o julgamento da aceitação da denúncia sobre o chamado “mensalão”, um fotógrafo do Globo, premeditadamente, (pois teve que se posicionar por trás da bancada dos meritíssimos) violou, e o jornal publicou, a correspondência privada entre dois ministros (Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia), capturando imagens das telas dos laptops dos dois em plena sessão. Na ocasião, nem Gilmar Mendes nem a oposição fizeram qualquer restrição contra o flagrante desrespeito à "majestade" da corte. Isso não é degradação institucional?

O que o Supremo tem feito ao legislar indevidamente sobre fidelidade partidária, uso de algemas, número de vereadores, verticalização das coligações e nepotismo deve ser encarado de que forma? Quando se superpõe aos demais poderes como se fosse legislador ou chefe de Estado, o judiciário não colabora substantivamente para a degradação institucional?

Seria interessante que Mendes esclarecesse por que nunca se falou que a Abin tivesse grampeado qualquer outro ministro do STF? Isso só entrou em voga - partindo dele próprio- "coincidentemente", depois da concessão de dois pedidos de hábeas corpus (o segundo, ignorando solenemente os motivos da prisão) em favor de Daniel Dantas. Suprimir duas instâncias do Judiciário para soltar o banqueiro, dando-lhe foro privilegiado, não é degradação institucional?

Não seria o caso também de se declarar impedido de participar do julgamento de Raposa do Sol, já que sua posição contrária à demarcação contínua é conhecida desde a época em que era advogado-geral da União, no governo FHC? Não lhe faltaria imparcialidade sem a qual é inevitável a degradação institucional?

Há quem defenda que juízes devem falar exclusivamente por meio dos autos. Ao conferir à linha editorial de Veja um caráter de “realismo jurídico" não estaria o ministro firmando uma perigosa jurisprudência? E isso, não seria descer ainda mais na escala da degradação institucional? Uma sociedade controlada por monopólios de mídia e um Judiciário que substitui os demais poderes não está à beira de um golpe de Estado. Já o vive em plenitude. É preciso estar atento à banda de música que toca a mesma marchinha desde os anos 1950. Com seus acordes a democracia vive à beira do precipício.





Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Observatório da Imprensa.

SENADOR, MINISTRO?, VEJA E OAB : NENHUMA CREDIBILIDADE.

Amigos e leitores, transcrevo abaixo, na íntegra, com o título As instituições e a mídia, Por Ivanisa, postado hoje, terça-feira, às 12:39 horas, no Blog do LUIZ NASSIF, que está entre os meus favoritos. Até este momento já foram feitos 40 comentários, todos interessantes e que também vale a pena ser lidos, assim como vocês também poderão fazer os seus.
Quanto a matéria, faço em resumo, o seguinte comentário:
Primeiro, nem o presidente do STF, ministro? Gilmar Mendes nem o presidente do Senado são pessoas sérias.
Segundo, a imprensa golpista trabalham em conjunto, sendo assim Globo, Veja, Estadão e Folha de SP , sempre aproveitam o que um deles publicam, mesmo sem comprovação e com base numa "fonte não identificada", para repassar fatos que serão investigados como sendo verdadeiros.
Por último, a OAB Nacional a partir do antigo presidente D'URSO, aquele do fracassado ou insignificante"movimento cansei" ( ou se preferirem "pífio", como normalmente utilizam os "colonistas" do(a) globo) e agora com o atual presidente CESAR BRITTO, deixou de ser uma Ordem séria, tendo tanta credibilidade quanto a Veja, ou seja, NENHUMA.
www.saraiva13.blogspot.com
saraiva3@terra.com.br


02/09/08 12:39

As instituições e a mídia


Por Ivanisa

Parece-me que está havendo excessos em declarações públicas, ao invés de se conduzir o processo com discrição, já que se tratam de instituiçoes fundamentais para a estabilidade do processo democrático. Reparem nos atores: a presidência do STF e a presidência do Senado.

Do outro lado, uma matéria de cunho jornalístico que denuncia uma prática "ilícita" a partir de informações de uma fonte, com a reprodução de um telefonema entre o Presidente do STF e um Senador.

Ao invés de se tratar com a responsabilidade que o assunto merece, a imprensa assume a função de repercutir a matéria (é sua função... ouvir as partes). Os atores, diante da informação tornada pública,reagem com indignação e causam a impressão de que a matéria é confiável,por reconhecerem suas falas.

Tratando-se de instituições de tal envergadura não seria o caso de antes de tornar pública uma interpretação ou reagir a uma pressão da imprensa,reunir-se com os seus pares do STF e do Congresso para decidirem qual a providência a ser tomada? As pessoas que são alçadas a cargos desta importância conhecem as restrições impostas à sua função e sabem que uma exposição excessiva pode causar danos à imagem do país e descontrole institucional.

Diante do fato consumado,o que fazer? Exige-se uma providência do Presidente da República, enfraquecendo a função do STF e do Congresso. Qual a medida que deve ser tomada pelos editores da revista? Será que houve erro na veiculação de matéria de uma só fonte? Onde está o contraditório?

A OAB é séria? (comentário meu)

Há um princípio jurídico básico: todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

Veja duas reações ao afastamento do delegado Paulo Lacerda (clique aqui). Uma, do deputado Ciro Gomes: "Lacerda é inocente até que se prove o contrário".

A outra é do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto: "É um bom sinal o afastamento da cúpula da ABIN, mas não pode ficar impune".

Não sei se o Brasil é um país sério. Mas a atual direção da OAB, seguramente não é.

enviada por Luis Nassif
( comentar ) | ( 40 comentários ) | ( envie esta mensagem ) | ( link do post )

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ALERTA GERAL

Transcrevo abaixo, na íntegra, o ALERTA aos amigos e leitores, feito pela amiga JUSSARA SEIXAS, cujo Blog está entre os meus favoritos.

ALERTA
Amigos e leitores fiquem atentos.
Esse novo escândalo, ou factóide da revista Veja, serve a muitos interesses.

-Eleitoral, afinal pesquisas indicam que o PT está ganhando em várias capitais.

-Para encobrir os desvios financeiros no Senado patrocinada pelo Efraim de Moraes do DEM

-Para encobrir as propinas recebidas pelos tucanos no caso Alstom.

-Para desviar o foco das investigações sobre o mafioso Daniel Dantas, amigo do Heráclito Fortes do DEM.

- Para desviar o assunto que as milícias do RJ era comandada por um deputado estadual do DEM.

-Para desviar o foco do julgamento da demarcação das terras da Raposa Serra do Sol, interessa muito ao arrozeiro Quartiero do DEM

- Para encobrir a concorrência fajuta que houve em SP, que foi denunciada pela FSP, na gestão Serra.
- Para abafar os casos de muitos familiares estarem lotados no Congresso, o Efraim de Moraes do DEM, tem mais de 10 parentes como seus assessores.
O DEM parece arroz de festa, está em todas as maracutaias.