quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Às Ruas, Cidadãos!

Após o Data-Serra, conhecido também como Datafolha, divulgar uma queda de Dilma nas pesquisas, o IBOPE e o Sensus deram um resultado contrário e, o próprio instituto paulista se corrigiu, divulgando uma pesquisa onde Dilma Rouseff (PT) voltaria a crescer diante de uma queda de José Serra e Marina Silva (PV). Antes de divulgados os números do Datafolha, porém, um fato inusitado nos chamou a atenção. Segundo o Blog do Noblat, colunista de um dos pilares do PIG (Partido da Imprensa Golpista), José Serra, candidato do PSDB a presidente da República, telefonou para Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e sugeriu que ele pedisse vista do recurso impetrado pelo PT contra a exigência de dois documentos de identificação na hora em que o eleitor for votar no próximo domingo.

A notícia, em um primeiro momento pode ser chocante, um candidato à presidente ligando para um dos ministros do Supremo Tribunal Federal para que o mesmo fizesse uma manobra que é de seu interesse político, mas mais grave ainda é que tudo não passou de uma nota no referido Blog. Enquanto qualquer coisa relacionada à candidatura petista, mesmo sem provas, ocupa as primeiras páginas, com manchetes tendenciosas, um caso que em qualquer república do mundo seria configurado como tráfico de influência sequer mereceu uma manchete! Onde está a democracia que a imprensa, em seu manifesto de qualidade discutível e hipocrisia absoluta, tanto fingem defender? O jogo é sujo, mas a força do povo ainda é maior do que os interesses da mídia golpista!

A esperança dos tucanos de chegar ao segundo turno está relacionada com uma possível impossibilidade de eleitores de Dilma votarem por não apresentarem o título de eleitor. Além de soar como antidemocrática, afinal de contas ela o PSDB claramente joga para impedir que os eleitores exerçam o seu direito democrático de decidir os rumos deste país, a manobra feita por José Serra junto a Gilmar Mendes nos permite analisar o tamanho do desespero tucano, que já apostou em Marina Silva e agora joga suas fichas para tentar impedir os eleitores de escolherem os rumos que querem dar ao seu país.

Sabemos que tda disputa eleitoral opõe projetos que representam os diversos setores da sociedade. O projeto tucano deseja voltar a governar para o capital especulativo, privatista e improdutivo, devolvendo ao Brasil a agenda imperialista neoliberal. Contra esse retorno ao passado está o projeto progressista, representado pela candidatura de Dilma Rousseff, que vai continuar governando para avançar as mudanças, consolidar a soberania nacional, acelerar o desenvolvimento, valorizar o trabalho e distribuir renda.

São projetos completamente antagônicos entre os quais a luta é intensa. E nessa intensa batalha, o projeto neoliberal tem ao seu lado os grandes representantes do capital especulativo e a mídia golpista. A cada dia, a ofensiva desses setores se torna maior, porém, sua eficácia é discutível. A poucos dias das eleições todos os institutos de pesquisa, inclusive o Datafolha que é forte aliado da campanha tucana, apontam para a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno. Essa vitória se dá principalmente porque enquanto os tucanos se aliam com a mídia e o capital especulativo, a campanha progressista de Dilma Rousseff tem ao seu lado o povo Brasileiro.

Faltam poucos dias para as eleições e chegou a hora do povo brasileiro mostrar que, tanto a mídia quanto o capital especulativo, não tem força para enfrentar o povo. Relembramos aqui o jingle de Lula, na campanha de 2002, quando este falava que ‘não dá para parar um rio, quando ele corre pro mar; não dá para parar o Brasil quando ele quer cantar’. Chegou a hora do povo colar seu adesivo no peito, pegar sua bandeira e tomar as ruas! Vamos fazer uma grande onda vermelha e derrotar a direita neoliberal deste país nas urnas! É hora dos cidadãos e cidadãs desse país mostrarem sua força para que no domingo nós elejamos a primeira mulher presidente deste país! Às ruas cidadãos, estamos na reta final, vamos à luta!

(texto publicado em http://paginadozero.wordpress.com)

A guerra está aberta! Cada vez mais a mídia assume que está ao lado de José Serra (PSDB), o que já não era sem tempo, e os ataques vão ficando cada vez mais fortes, mesmo que percam em veracidade e sentido. Pesquisas eleitorais de institutos ligados à meios de comunicação apontavam para uma proximidade de um segundo turno, mas foram desmentidas pelos institutos que não tem ligação direta com esse panfleto tucano, digo jornal paulista. O vale-tudo eleitoral, geralmente protagonizado pelos candidatos à beira da derrota, dessa vez tem um aliado fortíssimo: as famílias que controlam os grandes meios de comunicação.
Prof. José Roberto Medeiros
Licenciado/Bacharel em História
Cursando Comuicação Social (Jornalismo)

Nenhum comentário: