sexta-feira, 30 de abril de 2010

Confira a íntegra do perfil de Lula na revista ‘Time’

1° na lista das personalidades mais influentes do mundo da revista TIME, Lula teve seu perfil escrito pelo cineasta norteamericano Michael Moore. A tradução é do Jornal da Tarde.

“Quando os brasileiros elegeram pela primeira vez Luiz Inácio Lula da Silva presidente, em 2002, os barões que assaltavam o País checaram, nervosamente, o nível de combustível em seus aviões particulares. Eles haviam transformado o Brasil em um dos lugares com maior desigualdade do planeta, e parecia que agora era o tempo da recuperação.

Lula, 64 anos, é um verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina – na verdade, um membro fundador do Partido dos Trabalhadores -, que chegou a ser preso por liderar greves.

Quando Lula finalmente conquistou a presidência, após três tentativas fracassadas, ele já era uma figura familiar na vida da nação brasileira. Mas o que o levou à política? Foi seu conhecimento pessoal de quanto é difícil o duro trabalho que muitos brasileiros têm para sobreviver? Ser forçado a abandonar a escola na quinta série para sustentar sua família? Trabalhar como engraxate? Perder um dedo em um acidente na fábrica onde trabalhava?

Não, foi quando, aos 25 anos, ele viu, ao lados dos filhos, sua esposa morrer no oitavo mês de gravidez, porque a família não podia pagar um assistência de saúde decente.

Há aqui uma lição para os bilionários do mundo: deixe que as pessoas tenham melhores cuidados com a saúde, e eles causarão menos problemas a vocês.

O que Lula quer para o Brasil é o que acostumávamos chamar de Sonho Americano. Nós, nos EUA – onde 1% da população mais rica possui mais riqueza que os 95% restantes -, ao contrário, estamos vivendo em uma sociedade que a cada dia está se tornando mais parecida com o Brasil”.

___

MICHAEL MOORE é cineasta, conhecido por produzir documentários polêmicos que criticam o atual sistema político. Seu último filme ‘Capitalism: a Love History’ tem como foco a crise financeira de 2009

Postado por Luis Favre
2 comentários
Tags: , , , , Voltar para o início

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: