sábado, 3 de julho de 2010

A SUBSERVIÊNCIA DE JOSÉ SERRA E O "ÍNDIO" MANÉ

sábado, 3 de julho de 2010

Uma autêntico emaranhado medieval. O desespero, exaspera. Expõe ao ridículo. Os tucanos, em rota de colizão com a lógica e o bom-senso , elegem para vice da chapa de Serra o deputado Indio da Costa, em detrimento ao Senador Alvaro Dias (bem feito!). Um novo Indio, em todos os sentidos, imposto ao PSDB pelo DEM, capitaneado pelos Maias (pai e filho). Tragicômico.

O povo a tudo assiste. As justificativas passam pela garantia da aliança entre os dois caricatos partidos e pelo ganho de tempo na TV. Obviamente, os "outros caciques" do DEM estão em erupção controlada. José Serra ao ligar para o senador Heráclito Fortes (uma figura saída das revistas em quadrinhos), onde em sua casa realizava-se a reunião dos democratas e sendo informado pelo senador de que surgira um fato novo, que seria a candidatura do senador Osmar Dias(PDT) ao governo do Paraná, Serra desesperou-se: "Não pode ser verdade, não pode!".

Índio Costa se intitula jovem, porém diferente de Collor, em trajetoria de vida e berço diferentes. E respalda-se na figura esquálida e desgastada de Serra, a quem credita uma imensa capacidade administrativa e política. Um Índio que efusivamente propala seu crescimento no Twitter, graças ao Ficha Limpa, onde políticamente a balança tende para os dois lados, existem tantos ladrões aqui, como acolá.

"Meu Twiter tinha mil pessoas antes do Ficha Limpa e agora tem 33 mil pessoas!". Eufórico a afirmar, sem qualquer segurança, que 30% dos seus seguidores são do Rio de Janeiro. Logo, o Rio de Janeiro, que desconhece em genero, número e grau esse cidadão como político, apenas sabendo-o aliado aos Maias e com CPI’s na camara, convenhamos uma péssima "carta de apresentação". A simplória crença de que o suposto poderio no Twiter, faz-se fundamental para eleger Serra, configura-se num autêntico desastre. Uma amostra cabal da trajetória acidentada e desmoralizada do PSDB. Índio da Costa foi vereador no Rio de Janeiro, cria de Cesar Maia, indicado antes para "prefeitinho" do parque do flamengo, Zona Sul do Rio. Índio tornou-se logo após, administrador regional de Copacabana e Leme.

Filho de família tradicional, pai arquiteto premiado, Índio fazia parte dos jovens, que compunham os "Césarboys", grupo que comandava subprefeituras e do qual fazia parte também Eduardo Paes. Foi nomeado secretário municipal de Administração, de 2001 a 2006. De pronto, uma CPI, onde a relatora da comissão veredora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) concluiu, através de fatos e provas, que a licitação para a compra de R$ 75 milhões em merenda (julho de 2005 e junho de 2006), causou prejuízo aos cofres públicos. A Comercial Milano era, segundo investigações comprovadas da CPI, a empresa fornecedora de 99% das compras feitas pela Secretaria Municipal de Administração e de Educação.

Suas relações com Cesar Maia tornaram-se estremecidas, quando o mesmo escolheu para suceder-lhe na prefeitura Solange Amaral. Vaidoso e marrento, Índio da Costa enfureceu-se. O mais grotesco disso tudo, é que o mesmo Cesar Maia, agora torna-se um dos maiores patrocinadores da escolha de Índio da Costa, para Vice de chapa do esquálido e sonso José Serra, o que leva a crer que o golpe de mestre nessa emaranhada estratégia foi dado pelo Deputado Rodrigo Maia, que concorrerá a deputado e consegue angariar os votos de Indio, jogando-o ao colo de José Serra, que vergonhosamente cedeu.

Bom, malandro, na ficha corrente do Índio esperto, consta uma relação com a filha de César Maia, além de um relacionamento de um ano com a filha do polêmico bancário Salvatore Carciolla, que se encontra preso no presidio Bangu 8. Foi eleito deputado federal com 91 mil votos em 2006, com uma atuação parlamentar apagadíssima em Brasília no ano de 2009, e só agora amealhou uma notoriedade esquálida, como relator do projeto Ficha Limpa e como notívago assíduo do Twiter.

Uma grotesca e atrapalhada sucessão de erros a escolha do Vice do José Serra. Um verdadeiro programa de Índio, mostrando cabalmente que o PSDB de tradições jurássicas não está (pasmem!) preparado para disputar com o governo a presidência do nosso país. A história política do deputado carece de consistência, credibilidade. Quem é esse cara? Por certo será essa a pergunta mais ouvida entre os tucanos traídos. Fico penalizado. E isso tudo, para ganhar míseros 18 segundos de tempo durante a campanha. A oposição, com seus equívocos imperdoáveis, entrega de "bandeja" uma margem enorme de vantagens para a situação. Não há estratégia que resista a número tamanho de barbáries mentais.

Twiter... O povo quer lá saber disso? O povo tem conhecimento, sim, dos índios e suas flechas, e tal qual nos filmes de faroeste, índio bom é aquele que sai ileso no confronto contra os cara pálidas. Esse Índio, ao contrário, apresenta um rosário cicatrizes mal curadas. Um Índio mané...


Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: