quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lula diz que Brasil perdeu complexo de inferioridade


Copiado do Blog O TERROR DO NORDESTE, do amigo Gilvan, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Saraiva

Lula diz que Brasil perdeu complexo de inferioridade
O presidente Luis Inácio Lula da Silva usou Nelson Rodrigues e Barack Obama para defender a candidatura do Rio de Janeiro a sede da Olimpíada de 2016. A cidade concorre nesta sexta-feira com Tóquio, Chicago e Madri ao direito de abrigar os Jogos Olímpicos.

"Uma coisa importante e nova que está acontecendo é que não temos mais o complexo de cidadão de segunda categoria. Houve um tempo que o Brasil entrava em uma campanha dessas sem acreditar que pudesse vencer", disse Lula, em entrevista concedida no hotel que virou quartel-general da delegação brasileira em Copenhague.

A declaração de Lula rebate a tese criada nos anos 50 pelo jornalista e escritor Nelson Rodrigues, que cunhou a expressão "complexo de vira-lata" para traduzir o espírito do povo brasileiro após a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950.

Lula também parafraseou o presidente norte-americano Barack Obama. "Eu prefiro pecar pela superação do que pela omissão, e o projeto do Brasil é um projeto de superação. Queremos olhar para o mundo e dizer que podemos. Isso dito da boca de um americano é muito bonito, mas no Brasil estamos muito acostumados a dizer que somos cidadãos de segunda categoria. Agora queremos dizer: "sim, nós podemos e vamos realizar essa Olimpíada"", afirmou.

A frase "Sim, nós podemos" foi o marco da campanha que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos no final do ano passado. O norte-americano chegará a Copenhague na sexta-feira, horas antes da apresentação oficial de Chicago aos membros do Comitê Olímpico Internacional.Nem mesmo a presença de Obama tira o otimismo de Lula.

"Acredito que de todas as vezes que o Brasil participou de uma candidatura essa é a primeira vez que se preparou com o objetivo de ganhar a Olimpíada", disse Lula. "Eu não trabalho com a hipótese de que sejamos derrotados. Mas não haverá nenhum sentimento de injustiça se alguém votar contra o Brasil", completou.

Em parceria com BandSports e BandNews, o UOL vai transmitir, ao vivo, a escolha da sede das Olimpíadas de 2016, a partir de 3h30 da manhã da próxima sexta.
Para defender os Jogos no Brasil, Lula voltou a falar da força da economia brasileira e do ineditismo que seria uma Olimpíada na América do Sul."Os Jogos Olímpicos estão muito marcados por serem feitos em países mais desenvolvidos. O Brasil recuperou a auto-estima, vive um momento econômico importante e tem um programa de desenvolvimento fantástico até 2017.

A Olimpíada vai forçar a gente a fazer muito mais do que já estamos fazendo", disse Lula.Depois da coletiva de imprensa, o presidente brasileiro partiu para o corpo a corpo com os eleitores do COI.
Lula passou praticamente todo o dia conversando com os membros do comitê que decidirão a sede da Olimpíada de 2016. Uol.
Postado por TERROR DO NORDESTE às 11:27 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário