terça-feira, 10 de setembro de 2013

Lixo de gente

Do Facebook
Folha - TERÇA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO
De Janio de Freitas
Destruir utensílios urbanos é antissocial. Quebrar porta de banco como 'agressão ao capitalismo' é imbecilidade.

Há quem pense que faz pouco quem passa a vida, para ganhá-la honestamente, lidando com os restos deixados pelos outros.

É o que pensam --se os imaginamos capazes de pensar-- os depredadores que despejam nas ruas o lixo das caçambas públicas, a pretexto de manifestação e protesto.

O que fazem é impor um acréscimo perverso de degradação aos garis, sem a mais mínima consideração humana a esses a quem devemos, mais do que a quaisquer outros, a possibilidade de vida em comum nas usinas de imundice chamadas de cidades.

Destruir utensílios urbanos e emporcalhar prédios públicos é antissocial. Quebrar porta de banco como "agressão ao capitalismo" é imbecilidade.

Mas não é provável que os autores de tais façanhas sejam capazes de perceber que não produziram efeito algum, além da mera destruição.

Mas quando voltam a sua cretinice feroz contra alheios indefesos e, ainda pior, já subjugados pela vida, aí essas bestas de cara escondida ou descoberta se tornam revoltantes.

Por mim, são indefensáveis. O que quer que lhes aconteça é problema estritamente seu. Nada tem a ver com democracia ou com direitos humanos.Poderiam ser levados para a cadeia ou o hospital metidos em uma caçamba de lixo.
.

Um comentário:

  1. A Constituição de 1988, no seu Art. 5º, IV, estabelece a liberta de manifestação do pensamento, mas veda o anonimato. No inciso XLIV, do mesmo Art. 5º define como crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Ora, por que a polícia permite a participação de mascarados em manifestações e, também, por que são soltos os membros de grupos que, armados de paus, pedras e bombas caseiras, atacam a ordem constitucional... Queremos tanto que políticos sejam presos, por que não prender esse lixo de gente antes que se tornem políticos. Uma estada na cadeia teria efeito calmante nesses imbecis.

    ResponderExcluir