quinta-feira, 1 de julho de 2010

A elite não perdoa o fiasco de Serra

quinta-feira, 1 julho, 2010 às 12:21

Enquanto havia esperanças, a pauleira da grande mídia era toda em Dilma. Ela era “o poste”, a autoritária, a indicada autoritariamente por Lula, etc, etc…E Serra, o capaz, o competente, o “pode mais”.

Agora, com a derrocada de Serra, os jornalões já o tratam com uma violência que faz com que nós, seus opositores, pareçamos até diplomáticos.

A gota d’água foi este tragicômico episódio da “escolha” do vice.

Talvez, até, em lugar de gota d’água, pá de cal seja a expressão mais adequada.

O artigo de Josias de Souza na Folha de hoje é absolutamente impiedoso com a falecida candidatura Serra.

“Envolto em atmosfera de volúpia e traição, o presidenciável tucano converteu a escolha de seu vice num striptease autofágico.”

“Súbito, o DEM, aliado de todas as horas, tornou-se, por assim dizer, um corno cibernético. Com a alcova sob holofotes, Serra portou-se com inocência inaudita. Imaginou que o DEM aceitaria o papel de mulher traída que evita um rompimento em nome da integridade da família.”

“Dono de estilo “indiocentrista”, Serra imaginou-se capaz de trafegar pela selva de sua coligação com distanciamento de antropólogo.”

“No Big Brother do tucanato, os morubixabas do DEM levaram Serra não ao paredão, mas ao caldeirão. Obrigaram-no a regurgitar Álvaro Dias e atravessaram-lhe Indio da Costa na traqueia.

De erro em erro, Serra virou uma espécie de bispo Sardinha da era da internet. Em autofagia pública, foi mastigado pelos caetés do DEM à luz do twitter.”

A política, para a direita, é feita de personagens descartáveis. Um a um ela os vai dispensando à medida em que perdem sua utilidade. E mais ainda isso ocorre quando estes personagens trafegaram da esquerda para o lado do conservadorismo, emprestando-lhes uma máscara que, durante algum tempo, pôde enganar alguns.

Quando se encontram nus e fracos, quando perderam a utilidade, são impiedosamente lançados ao lugar que lhes cabe na História.

Os caetés da mídia vão mastigar o Serra que sobrou depois dos caetés do DEM, ao ponto de fazer também estes parecerem piedosos.

Nenhum comentário: