quarta-feira, 21 de julho de 2010

Serra já disse que Lula é das FARC e se deu mal

    Publicado em 21/07/2010

Senador Arthur Virgilio (o do cartão Visa): que tal a conversinha com a FARC ?

O Conversa Afiada reproduz e-mail do amigo navegante Gilson:

Paulo Henrique Amorim, veja a notícia publicada no UOL admitindo que Serra já foi punido por acusar o PT de ter ligações com as FARC. Acredito que talvez seja interessante publicá-la, já que a nóticia foi veiculada apenas no UOL e a Folha sequer mencionou…

Gilson José Trindade de Vasconcelos

Acusação de elo PT-Farc já rendeu punição do TSE a Serra; veja histórico

Diego Salmen, do UOL Eleições em São Paulo

A troca de acusações sobre as supostas ligações do PT com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que vem ocupando o noticiário nos últimos dias não é inédita na vida política brasileira. Desde 2002, quando José Serra (PSDB) disputou a Presidência da República pela primeira vez contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o tema ressurge recorrentemente, em especial nos períodos que antecedem as eleições. Confira:

Serra

Em outubro de 2002, no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, Serra tentou vincular o PT às Farc durante sua propaganda eleitoral obrigatória. Foi multado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que concedeu aos petistas 1m30s da propaganda tucana para serem utilizados como direito de resposta. No ano seguinte, em setembro, Lula, já como presidente da República, oficializou uma oferta ao seu homólogo colombiano, Álvaro Uribe, para que o território brasileiro pudesse ser usado como local neutro para negociações entre a guerrilha e o governo da Colômbia.

Revista Veja (clique aqui para ver que o Serra é a Veja e a Veja é o Serra: as capas da revista comprovam isso )


No entanto, as supostas ligações do PT com as Farc só passaram a ter uma repercussão mais ampla com a publicação, em março de 2005, de uma reportagem de capa da revista Veja. Segundo o periódico, que utilizou supostos documentos da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para corroborar a denúncia, o partido teria recebido US$ 5 milhões para o financiamento de campanhas eleitorais.

Institucionalização

As Farc tentaram abrir em 1998 – durante o governo FHC – um escritório em Brasília para facilitar negociações de paz com a participação do Brasil. Na ocasião, Medina e Hernán Ramírez, à época um dos comandantes da guerrilha, chegaram a se reunir com o hoje senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), à época secretário-geral do PSDB.

Reacendendo a polêmica

Na última sexta-feira (16), Indio da Costa (DEM), vice de José Serra (PSDB) na disputa à Presidência, disse que “todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso”. A declaração foi dada ao site “Mobiliza PSDB”, ligada à campanha do candidato tucano, na tentativa de atingir a candidata petista à sucessão, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário