Lema tucano: "Seja você também uma sardinha em lata ou vá a pé!""

.

Dentro do macro-programa “Arrasando São Paulo”, o desgovernador de SP, Geraldo Alckmin, após o sucesso do “Vá a Pé”, para arrasar de vez com os paulistas e paulistanos, lançou o programa “Sardinha em Lata“, em parceria com o imprefeito Kassab.

Agora, além dos ônibus super-lotados, o paulista e o paulistano têm o metrô e os trens, também superlotados.

Já já as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) começarão a dizer que ônibus, trens e metrô vivem lotados por culpa do povo de São Paulo, que adora o calor humano.

Segundo fontes do FBI, o desgovernador e o imprefeito já estudam uma forma de estender o “Sardinha em Lata” para táxis, carros de passeio e pedestres.

Leiam o que diz matéria do Folha.com de ontem (7/2/11):

“Metrô na av. Paulista já lota mais do que trens da CPTM

Engravatados da av. Paulista estão mais apertados dentro do metrô do que moradores de Carapicuíba, Itapevi ou Itaquaquecetuba, na Grande SP, que usam trens para ir ao centro da capital.

O efeito “lata de sardinha”, com que a periferia convive há anos, atingiu a linha 2-verde a ponto de a lotação encostar no limite do que é considerado aceitável, informa a reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)

Ela saiu de um patamar de 4,7 passageiros por m2, em 2009, para 5,9 por m2, em 2010, nos horários mais críticos do dia. O nível máximo de desconforto projetado é de seis usuários por m2.

A lotação da linha 2 do metrô nos picos passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem a periferia.

Na linha 8-diamante, que passa por Itapevi e chega ao centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m2. Na 12-safira, que atende a zona leste e Itaquaquecetuba, 5,5 por m2. Na 9-esmeralda, que sai de Osasco, 4 por m2.

A lotação na linha 3-vermelha ainda é a mais grave do sistema –a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m2.

Para Sérgio Aveleda, presidente do Metrô, a lotação da linha 2-verde é um resultado natural do aumento de sua utilidade e sua prioridade é oferecer um transporte rápido para mais gente.”

***

Leia no Estadão: “São Paulo tem o metrô mais lotado do mundo

Também do Blog Festival de Besteiras na Imprensa.