domingo, 19 de outubro de 2008

RIO, PESQUISAS "y las BRUJAS"

PESQUISAS NO RIO e “AS BRUXAS”

“Yo no creo en las brujas: pero que las hay, las hay...”
“Eu também não acredito em pesquisas eleitorais, mas que elas existem, existem...”
Porém, existem “pesquisas” e pesquisas. Assim digo porque acreditando ou não, o fato é que as nas pesquisa para a cidade do Rio de Janeiro nem com as bruxas soltas nem com o “Sobrenatural de Almeida” se justificam os índices apontados no IPOBE E DATA FOLHA, como em seguida tentarei demonstrar.
No 1º Turno o resultado foi o seguinte :
Eduardo Paes.......................... 31 ,98
Gabeira.................................... 25,61 ( Diferença de 6,37 para o primeiro.
Senador Crivella..................... 19,06
Jandira.................................... 9,79 ( Soma destes dois 28,85%.
Os votos de Molon ( PT ) e Paulo Ramos ( PDT ) que apóiam Eduardo Paes no 2º turno, somados dão o percentual de 6,77 e superam a soma dos votos de Solange ( DEM ) e Chico Alencar ( PSOL ) 5,73, que apóiam o Gabeira. Sendo assim, mesmo considerando os outros candidatos menos votados, independente de quem apóiam, dentro de uma pequena margem de erro, em qualquer hipótese, SE ANULAM E NÃO FAVORECEM nenhum candidato na disputa.
A pergunta é : De onde vieram tantos votos para o Gabeira e como ele já na primeira pesquisa Data Folha entre os dias 7 e 8/ 10, ou seja, 3 dias após o resultado do dia 05 /10 aparece com 43% contra 41% para Eduardo Paes.
A resposta só poderia ser que vieram da Jandira e do Crivella, candidatos que apóiam Eduardo Paes, mantidas as posições do 1º turno. Mas vejam bem, a diferença de 25,61% dos votos de Gabeira para 43% da pesquisa é de 17,39%, ou seja, totalidade dos votos da Jandira e quase 50% dos votos de Crivella, o que daria 19,32%. Situação completamente absurda, primeiro porque é até admissível que Gabeira possa levar, na melhor das hipóteses 40% dos votos da Jandira, com o papo do candidato Tucano/Demo/Verde da Globo, que de esquerda não tem nada e de verde só se for o pingo no “i” do nome Gabeira, valendo salientar que os eleitores de Jandira não são burros.
Merece destaque no meu comentário com relação aos votos recebidos pelo Senador Crivella. A situação aqui é bem diferente da Jandira e coisa fica muito mais difícil para o Gabeira receber votos que foram para aquele candidato no 1º Turno. Dos eleitores de Crivella arrisco afirmar que 80% dos que votaram nele jamais iriam transferir seus votos para Gabeira, quer pelo perfil deste candidato que pelo perfil dos eleitores, muito mais fies em quem votou, ainda mais quando Crivella apóia e orienta, inclusive em propaganda eleitoral o voto para Eduardo Paes.
Vou tentar demonstrar agora como o Data Folha é incoerente no Rio de Janeiro e coerente na pesquisa em Salvador ( BA ). O resultado no primeiro turno em Salvador foi o seguinte :
João H. Carneiro ( PMDB )..................30,97
Walter Pinho ( PT )...............................30,06
ACM Neto ( DEM )...............................26,68
Imbassahy ( PSDB )............................... 8,36
Hilton Coelho......................................... 3,94
Segundo a pesquisa do IBOPE, antes do candidato ACM Neto declarar apóio ao Candidato João H. Carneiro havia um empate mesmo e não um empate técnico com o candidato Walter Pinho com 44% para cada um. Já na pesquisa entre 16 e 17/10 o Data Folha aponta 48% para o Carneiro e 41% para Walter Pinheiro ( PT ), ou seja, uma vantagem de 7% para o primeiro. Está coerente ? S I M. Porque ninguém tem dúvida de que com o apóio de ACM Neto, candidato do DEM e da GLOBO , com seus 26% de votos, mais de 3 vezes o percentual dos votos de Embassahy, na sua luta contra o PT, depois de declarar apóio ao Carneiro tenha repassado votos suficientes para colocar o agora seu candidato em vantagem sobre o adversário.
Na manhã do dia 17/10, numa das últimas páginas do Jornal Extra, também das Organizações Globo, em nota mínima, quase imperceptível, informou que na pesquisa feita pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA SOCIAL ( IBPS ), realizada entre os dias 13 e 15/10, registrada no TER sob o nº 50/2008, mas não encomendada por ninguém, ao contrário das “pesquisas” do IBOPE e DATA FOLHA, sempre encomendadas pelo Jornal Estado de SP e TV GLOBO, o Candidato Eduardo Paes aparecia com 41% contra 40% do Gabeira.
IBOPE, DATA FOLHA e TV GLOBO , esta com seus artistas de novela e cinema, além de cantores, como Lulu Santos, Caetano, e as Fernandas Torres e Abreu ( Só faltando os Fernandos HC e Collor de Mello ) não vão conseguir segurar as pesquisas de forma favorável ao seu candidato Gabeira. Digo mais, o Data Folha, menos pior que o IBOPE, na última pesquisa já deverá apontar o candidato Eduardo Paes na frente de seu adversário, mas para não desagradar seus contratantes, ainda dentro da margem de erro.
Ao contrário dos outros órgãos ou institutos de pesquisas, o IPES13 ( Instituto de Pesquisas Eleitorais Saraiva 13 ), do qual sou único membro, continua afirmando que Gabeira perderá as eleições por uma diferença de 10% dos votos válidos, com uma margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Em outras palavras, na pior das hipóteses, Eduardo Paes vencerá as eleições com 7% de vantagem sobre seu adversário Gabeira.
Quem viver verá.
Saraiva

Nenhum comentário: