terça-feira, 9 de setembro de 2008

MÍDIA E O JORNALISMO pay-per-view

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra a matéria de Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008, do BLOGDOMELO, que está entre os meus favoritos.
Mídia corporativa e o jornalismo pay-per-view Cada vez mais a mídia corporativa oferece ao público que lhe resta (assinantes, leitores, ouvintes, telespectadores...) o que eles querem ler, ver, ouvir, numa versão que poderíamos chamar de “jornalismo pay-per-view”.

É o que afirmou o presidente da revista Veja, Roberto Civita, numa entrevista, em trecho que reproduzi aqui, na postagem Folha quer ser a Veja dos jornais diários.

"... Os leitores clamam, (...), querem que a sua revista se indigne. Eles querem. Os brasileiros, hoje, não posso falar de outras partes do planeta, mas os leitores de Veja querem a indignação de Veja. Eles ficam irritados conosco quando não nos indignamos."


Veja se indigna tanto, mas tanto, que está cada vez mais indigna.

E a Folha correndo atrás... Como na manchete de ontem, quando, em lugar de salientar a firme liderança de Marta na disputa pela capital paulista, preferiu destacar um hipotético empate técnico entre Alckmin e Kassab (“Alckmin e Kassab estão empatados”), disputando aquilo que já foi slogan de uma emissora de TV: a liderança absoluta do segundo lugar.

Isso não acontece apenas no Brasil. Veja o vídeo abaixo. Mostra a manipulação de uma notícia na TV espanhola. Imagens de soldados da Geórgia metralhando a população civil da Ossétia do Sul são noticiadas como se fossem de soldados da Rússia...

Isso é (e também Isto É) o jornalismo pay-per-view.

Nenhum comentário: