quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Moody's consolida grau de investimento, diz Meirelles


Copiado do Blog INTERESSE NACIONAL, do amigo Thiago Pires, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Saraiva

Moody's consolida grau de investimento, diz Meirelles
Moody's consolida grau de investimento, diz Meirelles
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, comemorou hoje a concessão do selo de grau de investimento pela Moody's ao Brasil, o que ele classificou como "acontecimento importante e relevante no mundo e, especialmente, para o Brasil". Em entrevista coletiva à imprensa, em São Paulo, Meirelles disse que a nota, a terceira dentre as grandes agências, consolida a condição de grau de investimento do País e, o que é mais importante, ainda com o mundo em crise. "Enquanto as agências estão revisando os ratings de alguns países, porque estão preocupadas com os efeitos da crise no longo prazo, o Brasil chega a grau de investimento", disse.
Ele lembrou que a Moody's classificou o Brasil como País vencedor. "Essa é uma frase forte, se uma agência como essa, conservadora, considera o País vencedor. Isso é o selo que confirma o que temos dito, que o País entrou forte na crise, tomou medidas e está saindo mais forte e mais rápido desta crise", afirmou.
Segundo ele, a decisão mostra que a Moody's reconhece a capacidade que o País teve de resistir à crise, que o Brasil entrou com fundamentos mais sólidos nela e de que cresce de forma equilibrada. Ele citou especificamente a melhora da estrutura da dívida com alongamentos dos prazos e eliminação da dívida cambial.
Meirelles chamou a atenção para o fato de a Moody's também ter colocado o Brasil em perspectiva positiva além de dar o upgrade, o que mostra "a força do País". Ele disse, assim, que espera movimentos similares das outras agências, especialmente da S&P, que foi a primeira a colocar o Brasil na condição de grau de investimento. "Seria natural que nos próximos meses a S&P colocasse o Brasil em perspectiva positiva", afirmou, o que significaria, segundo ele, "empatar o jogo".
Postado por Espaço Democrático de Debates às 09:37 0 comentários

Nenhum comentário: