sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Movimento negro manifesta apoio a Dilma em ato no Rio de Janeiro

Na terça-feira (26), representantes de entidades ligadas ao movimento negro brasileiro e à questão da política de promoção de integração racial entregaram o documento “Manifesto das lideranças e entidades do Movimento Nacional Negro” para Michel Temer, candidato a vice na chapa da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. O sambista Martinho da Vila foi o representante do Movimento Negro para fazer a leitura e a entrega do documento durante cerimônia, realizada no auditório da Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Após receber o manifesto, Temer afirmou que “a vitória eleitoral da Dilma é a garantia que as políticas de promoção negra, indígena e cigana terão continuidade. É a garantia da consolidação da democracia. Se o Lula tem 82% de aprovação, porque a Dilma não pode ter 82% dos votos no domingo?”. Ele citou um trecho do livro “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, e enalteceu as políticas de inclusão social promovidas pelo governo Lula. Além do manifesto, ele recebeu uma estátua do navegante negro João Candido das mãos do ex-ministro da integração social Edson Santos (PT), reeleito deputado federal.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que a partir do governo Lula foi estabelecida uma relação mais próxima com a comunidade negra brasileira com a criação do Ministério para a Promoção Social. “A dívida histórica com o povo negro começou a ser paga com a criação do Ministério para a Promoção Racial, esse ministério não é apenas um protocolo, mas para promover a igualdade como o ProUni. No nosso governo começou o reconhecimento das comunidades quilombolas”.

O ato pró-Dilma foi organizado pela Frente Nacional Suprapartidária Para o Brasil Seguir Promovendo a Igualdade Racial, formada pelos partidos que compõem a coligação nacional, e contou com a presença de lideranças e entidades do movimento negro de todo o país, como o Conselho Nacional de Entidades Negras (Conen), a União de Negros pela Igualdade (Unegro), o Congresso Nacional Afro Brasileiro (CNAB) e o Movimento Negro Unificado (MNU). A classe artística também marcou presença com os atores Antônio Pitanga e Romeu Evaristo, a cantora Sandra de Sá, o músico Da Gama, Vovô do Ilê Aiyê, João Jorge do Olodum, o cineasta Joel Zito Araújo, o cantor Netinho de Paula.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: