domingo, 31 de outubro de 2010

Vencemos: Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil


Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil, segundo o Datafolha.

Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo Presidente Lula, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha.

Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.

Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.

Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira.

NOME FORTE

Dilma tornou-se um nome forte para disputar o cargo ao assumir o posto de ministra-chefe da Casa Civil, em junho de 2005

O pai de Dilma, Pedro Rousseff, veio para a América Latina na década de 30 do século passado. Viúvo, deixara um filho, Luben, na Bulgária. Passou por Salvador, Buenos Aires e acabou se instalando em São Paulo. Fez negócios na construção civil e com empreitadas para grandes empresas, como a Mannesmann.

Já estava havia cerca de dez anos no Brasil quando, numa viagem a Uberaba, conheceu a professora primária Dilma Jane Silva, nascida em Friburgo (RJ), mas radicada em solo mineiro. Casaram-se e tiveram três filhos. Igor nasceu em janeiro de 1947, Dilma, em dezembro do mesmo ano, e Zana, em 1951. A família escolheu Belo Horizonte para morar.

3 comentários:

Natale disse...

Dilma, presidenta do Brasil!

Mais de 30 governantes de outros países já se manifestaram e cumprimentaram a Presidente eleita do Brasil, até às 21:35 de 31/10/2010.

Mas o candidato derrotado, a mais de 90 minutos(às 20:04) e anunciado pelo Tse, não reconhece a derrota e desprovido de qualquer atitude democrática e republicana, mostra o seu ostracismo político. Um retrato perfeito de que foi sua campanha, abarrotada de calhordisses, hipocrisias e infâmias.

Serra, reconheceu a derrota às 22:39, e confirma que perdeu para uma estreante, rídiculo, não?José Serra manteve o padrão sórdido que empreendeu em sua sólida campanha.
No mundo inteiro, o candidato derrotado fala primeiro ao público e dá parabéns ao vitorioso.
Aqui no Brasil, José Serra, que até hoje não admite ter perdido a eleição de 2002, deu-se ao direito de falar depois de ouvir discurso da vencedora.
Uma vez calhorda, sempre calhorda.

Parabéns pelo seu blog, Dr. Saraiva!

Anônimo disse...

Natale,
Obrigado por mais este comentário.
Quem está de parabéns é povo brasileiro.
O blog vai continuar, agora apoiando o governo de Dilma Rousseff.
Abraços,
Saraiva

Aline Pitrowsky disse...

É, a campanha do serra foi ruim mesmo... Tinha que ter falado mais claramente e relembrado ao povo ignorante brasileiro de todas as falcatruas e robalheiras do governo lula!! É só aqui no Brasil que ladroes são eleitos e reeleitos. Em países de primeiro mundo, eles mesmos, quando pegos em algum escândalo, pedem renuncia, quando não metem uma bala na própria cabeça, por vergonha. Aqui no Brasil não! Conseguem apoio de multidões com amnésia para se reelegerem!!! Parabéns, Brasil! Vai continuar seguindo no caminho da ignorância por, pelo menos mais 4 anos!!!