sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Datafolha constata estabilidade com Dilma à frente de Serra

29/10/2010 11:08, Redação, de São Paulo


Candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff mantém folgada margem no segundo turno da eleição presidencial contra José Serra (PSDB), mostrou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira. De acordo com o levantamento, publicado pelo diário conservador paulistano Folha de S.Paulo, a petista tem 50% das intenções de voto, contra 40% de Serra. Segundo a pesquisa, 5% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão o voto e 4% disseram não saber.

Na sondagem anterior do instituto, feita no último dia 26, Dilma tinha 49%, contra 38% de Serra. Os indecisos somavam 8% e os brancos e nulos 5%. A queda pela metade no número de indecisos pode ser uma má notícia para Serra, pois indica pouco espaço para o tucano ganhar terreno até o segundo turno, marcado para domingo. Outro ponto negativo para o tucano é a abstenção, que tende a ser maior em grandes capitais como São Paulo, de onde ele precisa sair com, no mínimo, 3 milhões de votos de dianteira para começar a ameaçar a vitória de Dilma.

Se considerados somente os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, Dilma aparece com 56%, contra 44% de Serra. A candidata ganhou terreno entre aqueles que declararam voto branco ou nulo no primeiro turno. Ela conseguiu 25% desse grupo, contra 13% que afirmaram a opção por Serra. Trata-se, de acordo com o instituto, de uma inversão da tendência registrada na primeira semana de outubro, quando o tucano abocanhava 25% desse grupo, contra 14% da petista.

O Datafolha entrevistou 4.205 pessoas na quinta-feira, em 256 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sudeste com Dilma

O Datafolha apurou a intenção de voto em cada região do país e mostrou vantagem de 5 pontos para Dilma na região Sudeste, considerada por analistas como fundamental para decidir a eleição. A região conta com os três maiores colégios eleitorais do país – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro –, os dois primeiros governados por governadores tucanos e que reelegeram candidatos do PSDB. Ainda assim, Serra não consegue vencer na região e Dilma aparece com 47%, contra 42% do tucano.

A situação mais confortável para Dilma é no Nordeste, onde ela assegura 62% da preferência do eleitorado, ante 29% do ex-governador de São Paulo. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, ela tem 51%, ante 41% do rival. Dilma vence em todas as demais regiões, exceto no Sul, onde Serra aparece com 52%, contra 40% da adversária, ainda assim, em uma curva descendente.

O levantamento do Datafolha é o mais recente a apontar vantagem de cerca igual ou superior a 10 pontos percentuais sobre Serra. Pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira apontou a petista com 52% das intenções de voto, contra 39% do tucano.

Para o Vox Populi, que também divulgou pesquisa na segunda-feira, o placar favorável à petista é de 49% contra 38%. De acordo com o instututo Sensus, que divulgou seu último levantamento na quarta, Dilma venceria com 51,9%, ante 36,7% de Serra.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: