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Saraiva
Confiança do consumidor é a maior desde abril de 2008
Confiança do consumidor é a maior desde abril de 2008Agencia Estado - SÃO PAULO - A crise financeira mundial já é página virada na opinião de consumidores paulistanos. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de setembro, divulgado hoje pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O indicador subiu 4,5% ante agosto e chegou a 146,1 pontos, o maior nível desde abril de 2008 (149 pontos) - recorde da série histórica do índice. O balanço da Fecomercio-SP trabalha com uma escala de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse número. O retorno da confiança do consumidor é atribuída por especialistas à trajetória positiva de alguns indicadores da economia. O economista da Fecomercio-SP Thiago Freitas ressaltou que as taxas de câmbio e de juros são as variáveis que mais têm influenciado a expectativa dos consumidores. "A estabilidade do câmbio, ainda com tendência de queda, e a redução dos juros são fatores que contribuem para a normalização do consumo das famílias", frisou.
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Confiança do consumidor é a maior desde abril de 2008Agencia Estado - SÃO PAULO - A crise financeira mundial já é página virada na opinião de consumidores paulistanos. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de setembro, divulgado hoje pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O indicador subiu 4,5% ante agosto e chegou a 146,1 pontos, o maior nível desde abril de 2008 (149 pontos) - recorde da série histórica do índice. O balanço da Fecomercio-SP trabalha com uma escala de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse número. O retorno da confiança do consumidor é atribuída por especialistas à trajetória positiva de alguns indicadores da economia. O economista da Fecomercio-SP Thiago Freitas ressaltou que as taxas de câmbio e de juros são as variáveis que mais têm influenciado a expectativa dos consumidores. "A estabilidade do câmbio, ainda com tendência de queda, e a redução dos juros são fatores que contribuem para a normalização do consumo das famílias", frisou.
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