quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Petrobras convoca indústria de máquinas


Copiado do Blog do FAVRE, do Luis Favre, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem este Blog.
Saraiva

Petrobras convoca indústria de máquinas
Guilherme Manechini, de São Paulo - VALOR
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, reuniu-se ontem com representantes da indústria de bens de capital para apresentar a potencial demanda da empresa por equipamentos para a exploração dos campos do pré-sal. Segundo dirigentes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), durante o encontro ficou claro que a Petrobras não vai abrir mão de preço em benefício dos fabricantes brasileiros, mas que julga de grande importância o desenvolvimento da indústria local para atender suas necessidades.
“No que depender da Petrobras, o setor pode contar com ela. Mas não existe nenhuma obrigação de comprar os equipamentos aqui no país”, afirmou José Velloso, vice-presidente da Abimaq, ao destacar que quem tiver preço e tecnologia poderá fornecer para a estatal no Brasil e no exterior. O dirigente citou a descoberta de petróleo no México pela inglesa BP, em um campo que a Petrobras tem participação de 20%, como exemplo de mercado que a indústria poderá participar nos próximos anos.
Durante a reunião, segundo ele, tanto os representantes dos fabricantes de bens de capital, como a Petrobras concordaram que serão necessários investimentos estrangeiros para a formação de uma indústria competitiva no país. A estimativa da Petrobras dada aos fabricantes para o início das encomendas de equipamentos para a exploração do pré-sal é de dois a três anos, com previsão de entrega a partir de 2014. Ou seja, este seria o prazo ideal para os fabricantes brasileiros se prepararem para a demanda da estatal.
Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq, informou ainda que a entidade vai buscar uma linha especial de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fomentar este segmento da indústria de bens de capital. “Esses campos (pré-sal) vão durar mais de 30 anos. Por isso é preciso capacitar e capitalizar a indústria nacional para o curto, médio e longo prazo”, disse.Postado por Luis FavreComentários Tags: , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário: