terça-feira, 19 de outubro de 2010

246 mil vagas em setembro e bate recorde no ano

Mais um para a série: #SerraNãoMamãe:

A geração de empregos com carteira assinada entre janeiro e setembro deste ano atingiu 2,2 milhões, um recorde para o período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho. Somente em setembro, foram gerados 246.875 mil empregos formais, o quarto melhor resultado da série histórica.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, havia previsto, há cerca de um mês, que o resultado para setembro seria recorde histórico, o que não se confirmou. Para Lupi, isso se deve aos efeitos sazonais que interferem na criação de vagas temporárias.

“Isso não mostra desaquecimento da economia. Em alguns meses de setembro há maior crescimento em relação a agosto, em outros o crescimento é menor, principalmente por conta das safras. No Nordeste, a indústria sucroalcooleira contratou bastante. Em contrapartida, a produção de café em Minas Gerais e São Paulo diminuiu, o que levou a grandes demissões. É um comportamento normal, são pequenas variações que tendem a se acomodar com o tempo”, afirmou.

Luciana Cobucci
Direto de Brasília – Redação Terra
Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: