segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dilema das classes médias: Estado do Bem-Estar ou apartheid social?


"Na hora mais grave de sua história, os ingleses, na linguagem de seus liberais cívicos e trabalhistas, cunharam o lema do “Estado do Bem-Estar Social”. Este grito de civilização contrastava com o outro, da barbárie, vindo da Alemanha de Hitler, o Estado da guerra, da máquina de guerra nazista. “Sangue, suor e lágrimas”, os ingleses uniram a Nação e resistiram. Hoje, decerto, não há nenhum Hitler às portas do Brasil, mas quem ousaria negar que a barbárie da violência social ainda ronda o nosso cotidiano e, pode, se a linha vitoriosa nestas eleições for neoliberal, voltar a crescer? O artigo é de Juarez Guimarães."

Juarez Guimarães

"(...) A voz da república

Com os ricos e grandes capitalistas e banqueiros e agro-business alinhados com Serra e pobres, sindicatos e sem-terra mais alinhados com Dilma, o segundo turno destas eleições presidenciais de 2010 será decidido pelo voto das classes médias.

Serra oferece a elas uma apologia virulenta de um sentimento contra a esquerda, contra as morais emancipatórias da mulher e um ressentimento de quem vê seus privilégios ameaçados, ao mesmo tempo, que satura os seus programas de televisão de pobres, tentando fugir à identidade de ser o candidato dos “bem... ricos”, como diz o refrão da campanha de Dilma.

O argumento moral que solda liberdade e justiça, o sentimento da identidade e orgulho de ser brasileiro e o rico mundo dos interesses públicos do Estado Bem-Estar Social constituem três grandes argumentos para o seu voto em Dilma.

Se Vinícius de Moraes estivesse presente entre nós, ele apenas aconselharia as classes médias brasileiras a ouvir a bela canção de Orfeu, que ele figurou como um menino negro no alto de uma favela brasileira. "

Para ler na íntegra:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17072

Manhã de Carnaval - Filme "Orfeu Negro"
Luiz Bonfá e Antonio Maria, gravada na trilha sonora do filme Orfeu Negro, em 1959.
http://blogln.ning.com/video/manha-de-carnaval-filme-orfeu

Edú da gaita - Manhã de carnaval canção de Orfeu
http://www.youtube.com/watch?v=0kv8pds3ZmY

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colabordora do Blog)

Nenhum comentário: