segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em um debate de resultados, Dilma ganhou, porque conseguiu pautar com as privatizações e foi melhor nos outros temas


Melhores momentos



Esse debate de Rede TV, não foi um debate tão bom como o da Bandeirantes, no domingo passado.

Se comparássemos ao futebol, seria um jogo de resultados, travado, e não uma exibição bonita.

Dilma foi mais contida, fez as perguntas mais com a razão do que com a emoção, ignorou algumas provocações de Serra para fixar a pauta nas privatizações.

E conseguiu dominar a pauta, mesmo que não tenha tido a performance da semana passada, e tenha deixado passar algumas oportunidades de nocaute nas respostas.

Serra esperava uma Dilma mais agressiva, e foi adestrado pelos marqueteiros para, independente da pergunta, se fixar em algumas respostas ensaiadas com agressividade.

Quando Dilma veio mais leve do que o esperado, de certa forma surpreendeu Serra, e ele respondeu com a agressividade que havia sido treinado, ficando acima do tom. Pode parecer à primeira vista que Serra estivesse mais desenvolto, mas ele estava demonstrando arrogância, e isso não é bom em debates.

Serra cometeu alguns erros:

1) Ao ficar acima do tom, cometeu o mesmo erro de Alckmin no primeiro debate do 2º turno em 2006 conta Lula, só que desta vez a intensidade foi menor (para sorte de Serra, senão seria desastroso).

2) Quando atacou muito Dilma, o governo Lula, e o PT, fixou mais sua imagem de oposição anti-Lula, tirando a pele de cordeiro e deixando à vista o lobo.

3) Ao ficar a maior parte do tempo só criticando um governo bem avaliado, sem apresentar propostas, não deu um bom motivo para um telespectador votar nele. Ele está com idéia fixa em convencer os outros a não votar em Dilma em vez de convencer a votar nele.

Fora esses pontos, Serra foi mal quando fugia da pergunta, acusando de ser crítica petista - o telespectador não gosta de enrolação. Em vez de responder, desqualificava a pergunta ou o adversário, o que não agrada o telespectador.

Dilma também explorou bem o tema educação, onde Serra é fraco, e tem histórico de sucatear e bater em professores.

Dilma se saiu melhor também no combate à corrupção. Enquanto Serra passou a mão na cabeça da corrupção no escândalo do sumiço do dinheiro das propinas do Rodoanel, e não convenceu nem o mais ingênuo dos telespectadores de que era apenas trolóló; Dilma foi convincente ao responder com firmeza que, no governo federal, todos do caso Erenice estavam sendo investigados, enquanto Serra não apurava nada das denúncias do Rodoanel, preferindo abafar a corrupção e deixar imperar a impunidade.

Na segurança pública, Dilma teve o ponto alto quando disse que tinha como objetivo livrar São Paulo do PCC, e questionou a omissão de Serra com a cracolândia.

Na pergunta sobre empregos, Serra quase foi a nocaute. Ficou sem saber como responder diante da geração de 15 milhões de empregos no governo Lula, e acabou denunciando sua índole neoliberal, dizendo que dependia da conjuntura do "crescimento econômico", ou seja, para Serra, geração de empregos depende só da mão invisível do mercado, sem caber aos governantes políticas como as feitas na Indústria Naval.

Mesmo o argumento de que a geração de empregos depende do crescimento econômico, foi infeliz para Serra, pois demonstrou que o governo Lula também foi muito melhor neste quesito.

2 comentários:

Roberto disse...

COM CERTEZA, UMA AUDIENCIA DE 4% NÃO FARÁ ALGUMA DIFERENÇA EM VOTOS. JA O DEBATE DA RECORD, EMPRESA QUE ESTÁ APOIANDO DILMA NAS PROPRIAS PALAVRAS DO SEU DONO PASTOR EDIR MACEDO (CONFORME PORTAL R7) E A RESPONSAVEL PELA DIMINUIÇÃO DA AUDIENCIA DA GLOBO, ELA DEVE ESTAR PRESENTE. ALEM DO MAIS, É UMA EMISSORA MUITO ASSISTIDA POR EVANGÉLICOS.
VAMOS VER AS PESQUISAS PROXIMAS, EMBORA AINDA TENHO UM PÉ ATRAS POIS ELAS "TRABALHAM" MUITO BEM OS SEUS INTERESSES.

Roberto disse...

aos blogueiros que nos seguem, entrem em contato com o comitê da Dilma para que ela esteja presente no debate da record.É muito importante!!!!!