quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO, MR. PRESIDENT QUE NÃO FALA INGLÊS

Ah, o título foi só uma piadinha porque toda vez que eu penso em "Feliz aniversário", eu me lembro da Marilyn Monroe cantando, toda sexy, pro Kennedy de quem foi amante, "Happy birthday, Mr. Pre-si-dent". É uma associação automática, assim como o nome Lula, pra uma parcela minúscula da sociedade, é sinônimo de analfabeto, apedeuta, ditador, e sei lá mais o quê. E isso de ele não saber falar inglês eu ouvi muito antes d'ele ser eleito. Quando eu dava aula de inglês numa escola de idiomas, alguns alunos, escandalizados, perguntaram se sobreviveríamos tendo um presidente que não falava inglês. Pelo jeito não foi uma pergunta isolada, já que o próprio Sr. Frias, dono da Folha de SP, fez essa indagação a Lula. E outro dia uma leitora comentou que colegas do marido não podiam crer que ele havia votado no Lula, que ohmygod, não falava inglês, e ia votar na Dilma. Esse pessoal nunca deve ter ouvido falar em tradutor intérprete. Nunca parou pra pensar que um presidente precisa falar a língua do seu país, não a língua dos donos do poder, ainda mais se esse presidente faz um governo determinado a questionar esse poderio (e, pra quem se acha engraçado dizendo que Lula não fala nem o português, vocês já leram Preconceito Linguístico, do Bagno? Recomendo!).
Lula já entrou pra história. Não como o presidente que não falava inglês, como alguns poucos querem, mas como o presidente mais bem-avaliado da nossa história. Seus índices de popularidade são invejáveis (estão em 83% de aprovação), e não é à toa que Obama o chamou de "o cara". Algum outro presidente tem aprovação de 83%? E, se Lula fez um governo tão assombroso como pinta o pessoal que insiste em odiá-lo, como explicar sua popularidade (ou os índices que mostram, sem sombra de dúvida, como o país melhorou nos últimos anos)? Dizer que o povo é burro e comprado pelo Bolsa-Família não é um argumento válido, e - dica - até pega mal às vésperas de uma eleição.
Lula é um gênio político, isso é inegável. Quem pensa que ele será esquecido não tem a menor ideia do mundo em que vive. Ele está prestes a eleger sua sucessora. Como diz o diagrama do IlustreBob acima, o maior presente que podemos dar a Lula é conseguir mais eleitores para Dilma. Então vamulá, gente, presentear o nosso maior presidente ever, que, apesar de não falar inglês, mudou o país de um jeito que uma legião de doutores poliglotas não conseguiram. Ou não quiseram. Ele quis.

P.S.: Hoje também é o Dia Lilás, uma data nacional para comemorar a participação das mulheres nesta campanha presidencial. Haverá vários eventos pró-Dilma em muitos cantos do país. Compareça e espalhe o lilás. O Twitter vai estar bombando hoje, com vários tags nos TTs: #luladay, #dia31vote13, e #dialilas, entre outros. Deixe sua mensagem e divulgue. A onda é vermelha, mas hoje é também lilás. E lulás. Ou lula-lás (não reclame dos trocadilhos. Duas da manhã!).

Nenhum comentário: