sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“O MAIS PREPARADO” E OS HIDROAVIÕES!

Sei que não é necessário, pois o “mais preparado” já deve ter se dado conta, mas caso necessário, uma pequena explicação:


Hidroaviões – aviões que pousam em rios, lagoas, mares.

Para combater incêndios:

O USO DO AVIÃO NO COMBATE A INCÊNDIOS

As primeiras tentativas de combate aéreo a incêndios foram feitas em 1930/31 em Spokane, Washington e Sacramento, nos Estados Unidos. C.J.Jensen voou sobre incêndios florestais num avião Hispano-Suisso da I Guerra Mundial, adaptado com 2 pequenos tanques de água. Houve experiências posteriores na Rússia, em 1934, nos EUA e Canadá, em 1937, e EUA e Austrália, em 1940. O primeiro êxito operativo, entretanto, só ocorreu em 1950, no Canadá, quando um avião Beaver, lançou “bombas de água” (bolsas de papel e plástico de 14 litros cada, em grupos de 6 a 8 por vez) sobre um incêndio florestal, conseguindo assim retardar a sua propagação, até que as equipes de terra conseguissem sua extinção total.

A partir de então, aumentou muito o uso desta técnica, graças ao uso de aviões remanescentes da II Guerra, já fora de serviço, convenientemente transformados e equipados com depósitos e dispositivos especiais para os “bombardeios de água”.

Depois da gripe dos porquinhos não faltava mais nada… NÃO???????

Fonte: UFRRJ combate a incêndios!

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: