quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os vices do José Serra

Encerrado o primeiro turno, com Dilma na frente, seguida de Serra e Marina, o PSDB já cogitou trocar o seu vice. É isso mesmo, os tucanos querem trocar Índio da Costa por Marina, Gabeira ou por Aécio. A primeira hipótese já foi descartada, resta a segunda e a terceira. Nunca na história deste país um candidato a presidente cogitou ter tantos vices! O que pensam César Maia (DEM), Roberto Jefferson (PTB) e Roberto Freire (PPS) sobre o assunto?

Vamos esclarecer os leitores sobre o início de tudo isso! Prestem muita atenção!

Era uma vez um solitário candidato a presidente, que desejava agregar o maior número de pessoas ao seu redor. Mas não conseguia. Por quê? E tudo começou …

… Em fevereiro de 2009, quando Aécio Neves, cogitou a possibilidade de ter prévias no PSDB. Queria que o candidato do partido ao Palácio do Planalto fosse escolhido democraticamente pelos filiados tucanos. O que disse Aécio sobre José Serra:

“Nem sempre o fato de estar à frente das pesquisas quer dizer tudo. É importante também que o partido observe qual o candidato que agrega um maior leque de apoios e alianças”

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,aecio-defende-previas-no-psdb-para-escolha-do-presidenciavel,467330,0.htm

… Em dezembro de 2009, quando Aécio, pressionado pela ala paulista do PSDB, desistiu das prévias e de sua candidatura ao cargo de Presidente da República. Em carta, Aécio se explicou:

“Deixo a partir deste momento a condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República, mas não abandono minhas convicções e minha disposição para colaborar com meu esforço e minha lealdade para a construção das bandeiras da Social Democracia Brasileira”

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,aecio-desiste-de-pre-candidatura-a-presidencia-pelo-psdb,483759,0.htm

… Em maio de 2010, quando Aécio, depois de ser pressionado pelo PSDB para ser vice de Serra, descarta tal possibilidade, acabando com as esperanças de uma chapa “puro sangue”! O que disse Aécio ao PSDB paulista:

“Estou absolutamente convencido de que a melhor forma de ajudar a dar a vitória ao governador [Antônio] Anastasia (PSDB) e ao companheiro e amigo José Serra é estando em Minas Gerais como candidato ao Senado. Não houve nenhuma modificação no cenário. É preciso que essas ansiedades sejam contidas”.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/21290/Aecio+rejeita+pressao+e+descarta+ser+vice+de+Serra

… Em 25 de junho de 2010, quando os tucanos procuravam desesperadamente um parceiro para José Serra. Depois de muita procura, o PSDB apresentou o Senador Álvaro Dias como candidato a vice. A chapa “puro sangue” parecia vingar! O que disse o senador sobre o convite:

“Há uma convocação. Foi dessa forma que o fato me foi transmitido hoje de manhã em São Paulo. Eu, para contribuir, não vou de forma nenhuma fugir a essa responsabilidade. Aceito sim. É uma honra, inclusive, ser vice do Serra pelo seu talento, pela sua competência política, capacidade administrativa” http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/06/alvaro-dias-diz-que-foi-convocado-e-que-aceita-ser-vice-de-serra.html

… Em 30 de junho de 2010, quando o PSDB, pressionado pelo DEM, retirou a candidatura de Álvaro Dias. Os democratas apresentam aos tucanos o deputado federal Índio da Costa como vice de Serra. O imbróglio do vice parece resolvido, mas nem todos ficam satisfeitos. O que disse Rodriguinho Maia, presidente do DEM, sobre o episódio:

Foi um nome que se construiu ao longo das últimas horas, primeiro com o diálogo com o [ex-] governador Aécio Neves (PSDB-MG), com o nosso candidato a presidente, e chegamos ao nome dele”

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/mat/2010/06/30/indio-da-costa-do-dem-sera-vice-de-serra-no-lugar-de-alvaro-dias-na-chapa-do-psdb-917022491.asp

… Em 03 de outubro de 2010, no primeiro turno das eleições presidenciais, quando Dilma Rousseff recebeu 47.651.434 votos, seguida de José Serra, com 33.132.283, e de Marina Silva, com 19.636.359. A diferença entre Dilma e Serra foi de 14.519.151 votos. Isto representa aproximadamente 74% dos votos dados a Marina. Desesperados, os tucanos passam a assediar Marina, alguns mais afoitos cogitam a possibilidade de mudar o vice de Serra, o deputado Índio da Costa, pela candidata do PV ou pelo ex-candidato ao governo do Rio, o Gabeira. O sonho esbarra na lei eleitoral, que proíbe a substituição do vice por outro candidato que não seja da coligação. Alguns tucanos mais alucinados desejam que índio da Costa seja substituído por Aécio Neves. Não se sabe se o Aécio recuará do possível convite. O imbróglio do vice volta no momento em que se inicia a campanha do segundo turno.

http://divulgacao.tse.gov.br/

http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/10/03/psdb-ja-pensa-na-troca-do-vice-de-serra/

Conclusão

a) Como acreditar em alguém que detesta o jogo democrático (Serra não queria participar das prévias do PSDB) e, ao mesmo tempo, apunhala seus companheiros pelas costas? (Serra desconstruiu a candidatura do Aécio);

b) Como acreditar em alguém que bate e depois pede perdão apenas por interesse? (Serra queria Aécio como vice);

c) Como acreditar em alguém que apunhala seus próprios companheiros pelas costas? (Caso do senador Álvaro Dias, que dormiu vice e acordou entre pesadelos!);

d) Como acreditar em alguém que não liga para os seus aliados? (Roberto Jefferson declarou que votou no Plínio de Arruda Sampaio; o DEM já disse que não aceita a troca do vice);

http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/10/01/aliado-de-serra-jefferson-declara-voto-em-plinio/

http://www.jb.com.br/eleicoes-2010/noticias/2010/10/04/dem-descarta-troca-de-indio-da-costa-por-gabeira-na-tentativa-de-ganhar-apoio-do-pv/

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Este é o José Serra, o homem dos golpes baixos! Como disse o Ciro Gomes: “Serra é capaz de passar com um trator por cima da própria família para alcançar seus objetivos”

Frederico A. Passos

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: