segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A vitória foi apenas adiada

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Faltaram pouco mais de seis milhões de votos para Dilma vencer no primeiro turno. Conforme as urnas foram sendo abertas foi ficando claro que a votação de Marina Silva seria maior do que os institutos de pesquisa previram, compensando a menor votação que o PSDB obteve em várias eleições presidenciais, empurrando a disputa para mais um segundo turno.
Dilma conseguiu mais de 47,6 milhões de votos*, superando numericamente na votação de Lula no primeiro turno em 2006 (46,6 milhões) e proporcionalmente, apenas 1,7% *abaixo dessa votação. Por outro lado, Serra teve menos votos numericamente e proporcionalmente que a votação de Alckmin em 2006, apontando para o fato que a votação do PSDB diminui votação a votação:
39,9 milhões (41,6%) no 1º turno de 2006

37,5 milhões (39,1%) no 2º turno de 2006

33,1 milhões (32,6%) no 1º turno de 2010*

Marina herdou esses 7% do eleitorado que os tucanos perderam, além dos 1,7% de votos que Dilma teve a menos que Lula no primeiro turno de 2006, formando os 9% a mais que a terceira via obteve nesse primeiro turno em comparação ao que Heloísa Helena obteve em 2006.
Somados os votos dos candidatos a presidente que não passaram para o segundo turno, encontra-se um total de 20,7 milhões de votos*. Dilma precisa manter os votos que obteve no primeiro turno e conseguir pouco menos de 3,2 milhões de votos* para vencer as eleições do segundo turno.
Ainda não se sabe qual vai ser a posição a ser adotada por Marina e pelo PV no segundo turno das eleições presidenciais, no entanto, independente do que for decidido, muitos dos votos dados à Marina em algum momento penderam para Dilma, sendo portanto mais provável que essas pessoas votem em Dilma no segundo turno, apesar de não ser possível afirmar com certeza, no entanto, historicamente a terceira via possui votos de esquerda que jamais votariam no PSDB. (Vou aproveitar o texto do meu amigo Len e fazer um comentário: penso que o posicionamento de Marina Silva quanto ao segundo turno será de neutralidade; entretanto, o Partido Verde irá se manifestar favorável à candidatura tucana).
Provavelmente haverá menos votos válidos e mais ausências no segundo turno, diminuindo ainda mais a margem de votos que Serra precisa herdar dos outros candidatos para superar Dilma. No primeiro turno a diferença entre Dilma e Serra foi de 14,5 milhões de votos*, e supondo que ambos mantenham os votos que obtiveram no primeiro turno, Serra precisaria conseguir 85% dos votos dos demais para ganhar as eleições.
Por mais que estejamos chateados de não vencer logo, não é motivo que se fique por aí desqualificando Marina ou os seus eleitores, primeiro porque respeitamos o contraditório e o direito soberano dos Brasileiros em votar em quem quiserem sem ser patrulhados, e jamais me comportaria como quem critico e segundo porque Dilma vai precisar desses votos. Atacar Marina e seus eleitores é dar tiro no próprio pé e jogá-los no colo dos tucanos.
Vamos buscá-los, voto a voto, parabenizando pelo resultado excelente que Marina conseguiu e mostrando a eles que agora o importante é manter as conquistas do presidente Lula, apontando quem está ao lado dos usineiros e desmatadores, quem esteve ao lado dela por toda uma vida e aqueles que foram contra. Vamos pesquisar o que os tucanos falavam de Marina quando ela era ministra de Lula, mostrar como é incoerente que ambientalistas fiqeum ao lado de pessoas como Kátia Abreu e Ronaldo Caiado.
Esses são os bons argumentos, não vamos entrar no jogo sujo que o outro lado vem usando. A maior vitória é a final.
*com 99,99% dos votos válidos até o fechamento do texto.

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Concordo que foi adiado, mais na minha opinião este adiamento é por merito do PIG, eles lançaram vairas balas de Prata, falaram mil vezes a mentira que o Povo absorveu como verdade, espero em empenho amior da militancia,