quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bahia: insurretos querem revogar prisões. Pode ?


O Conversa Afiada publica e-mail de amigo navegante vítima do motim dos PMs da Bahia (insuflados pela Folha (*)):

Já são nove dias desde que se iniciou a greve da Polícia Militar na Bahia, na terça-feira (31 de janeiro).


O governador Jacques Wagner disse em entrevista foi que não esperava a greve porque já que teria oferecido 6,5% de aumento retroativo a janeiro para todos os funcionários, inclusive os PMs.


Depois que a greve começou, vieram os atos de vandalismo, ônibus atravessados nas principais avenidas da cidade, policiais fazendo reivindicações com armas para cima.


Talvez por conta disso, a Justiça decretou a prisão preventiva de 12 líderes do movimento, inclusive de Marco Prisco, ex-PM e principal liderança do movimento em 2012.


Agora, a reivindicação de que eles não abrem mão, segundo os próprios grevistas, é a revogação das prisões.


Sem isso, eles dizem que não desocupam a Assembléia Legislativa.


Como pode uma greve ter como um dos ponto principais a revogação de prisões?


De certa forma, isso parece dar indício de que os “manifestantes” passaram dos limites, desrespeitaram as leis.


Mas, quem pode revogar ou não as prisões é o Poder Judiciário, embora os pedidos tenham que ser feitos pelo governador do Estado.


A greve é ilegal. Como informa a Constituição Federal, funcionários públicos que utilizam armas, como os PM’s, não podem fazer greve.


Neste caso, eles deixam de proteger e passam a ameaçar a população, como é o que está acontecendo na Bahia.


São mais de 80 shows cancelados, vendas do carnaval paradas, apreensão de turistas e baianos, aulas e pacotes turísticos cancelados, preocupação no setor de serviços e, principalmente, para os donos de bares e restaurantes.


O dinheiro parou de circular.


Como tem que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, Wagner afirma que não tem a menor condição financeira de começar a pagar a gratificação que eles pedem a partir de agora.


O governo quer pagar a partir de novembro. Para os grevistas, isso não serve.  A população já não suporta a idéia de a greve virar rotina.



(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a  Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

Também do Blog CONVERSA AFIADA.

Nenhum comentário: