sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Deputada do PSOL confirma que recomendou alastrar greve de PM's


 
A deputada estadual do Rio de Janeiro Janira Rocha (Psol) confirmou que é dela a voz feminina presente na gravação telefônica autorizada pela Justiça, em que ela travou o seguinte diálogo com o cabo do corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo:
Janira Rocha: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio.
Daciolo: Tudo bem, tudo bem. Sabe o que vou fazer agora? Avise para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.
Janira Rocha: Eles estão querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho, se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar a Bahia a liberar o Prisco, a ter uma negociação.
Daciolo está preso no presídio de segurança máxima de Bangu I, para onde foi transferido após ser preso no aeroporto do Galeão, após retornar de Salvador.

A deputada do PSOL disse:
"A voz é minha e não cometi nenhuma irregularidade. Esta Casa contém deputados que representam banqueiros, empresários, mas eu represento o trabalhador. Eu também tenho esse direito...
... Eu não estou nesse movimento para ganhar voto. A questão da segurança pública é muito importante. Não incitei greve alguma, o que eu discuti foram as tratativas da mobilização, para que não houvesse uma greve armada e que eles garantisse o mínimo de 30% de efetivo que a lei exige...
...Eu cumpri um papel para que não houvesse radicalização, a emissora que levou ao ar esta gravação editada, tem coisas que eu falei que não foram ao ar...
...Do jeito que a imprensa colocou as coisas, parece que ele (Daciolo) saiu para incitar uma greve. Ele foi acompanhado de um juiz federal, temos como provar isso. Ele tem esse direito de ir e vir".
A deputada pode dizer o que quiser, e é possível que haja atenuantes no diálogo completo, mas não há como negar que ela propôs uma estratégia de nacionalizar a greve, alastrando para o Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que ocorre na Bahia.

Os policiais, como trabalhadores que são, tem todo o direito a reivindicarem melhores salários por quaisquer outros meios, mas sequestrar a segurança pública e usar a população como refém é que não dá. Isso nunca acaba bem.

Nenhum comentário: