domingo, 5 de fevereiro de 2012

Desafio de Gleisi Hoffmann é se impor, mas sem perder a ternura


Luiz Damé Catarina Alencastro Adriana Vasconcelos, O Globo / Extra
“Alçada à posição mais importante da Presidência da República depois da própria Dilma, a paranaense Gleisi Hoffmann assumiu a chefia da Casa Civil em junho do ano passado com a difícil tarefa de substituir o todo-poderoso Antonio Palocci. Entrou no cargo discretamente e adotou uma postura classificada por muitos como apagada. Mas foi crescendo e desabrochou no início deste ano, quando recebeu publicamente da presidente Dilma a missão de incorporar oficialmente a função de gerente do governo. O desafio da petista Gleisi é se impor neste “papel de gerentona da Dilma” sem perder a delicadeza, um de seus mais elogiados atributos, ou comprometer o capital político conquistado com os mais de 3,2 milhões de votos como primeira senadora eleita pelo Paraná.Após a primeira reunião ministerial do ano, quando a presidente avisou que os pedidos e cobranças da Gleisi seriam os dela própria, a chefe da Casa Civil reuniu sua equipe e falou:
- A presidente foi muito clara: nosso trabalho agora não é sermos bonzinhos. A ordem da presidente é cobrar, cobrar e cobrar resultados.
Na reunião, Dilma declarou que, às audiências marcadas pela ministra da Casa Civil, devem comparecer os titulares, não o “rabugésimo escalão”. Por enquanto, a avaliação entre os ministros é que Gleisi ainda não conseguiu se legitimar como a coordenadora das demais pastas. Com frequência, diante de resistências dos colegas, ela apela: “A presidente quer”.
Gleisi tem um perfil gerencial, mas a atual Casa Civil perde de longe para a Casa Civil de Dilma. A equipe que trabalhou com Dilma foi desmontada, inclusive com algumas assessoras de peso sendo alçadas à condição de ministras, como é o caso de Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Miriam Belchior (Planejamento), que levaram seus principais auxiliares.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: