terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dilma a Graça: a Petrobras é do Brasil


Do Tijolaço - 13/2/2012
Postado por Fernado Brito
Posto o vídeo da fala absolutamente coerente da presidenta Dilma Rousseff hoje, na posse de Maria das Graças Foster na presidência da Petrobras.
Não houve sequer uma mínima concessão às patrulhas que querem desviar a empresa da missão com que foi criada, há 60 anos, por Getúlio Vargas – que Dilma fez questão de lembrar - como corolário da campanha popular do Petróleo é Nosso.
A Petrobras existe para servir ao Brasil e ao povo brasileiro, ao seu desenvolvimento econômico e social.
Porque o que ela explora pertence ao Brasil e ao povo brasileiro.
Dilma deixou isso claro:
-Todos nós temos certeza de que a Petrobras é uma parte do esforço deste pais – talvez a parte mais relevante – no esforço deste país em se constituir em uma grande nação.
“A Petrobras é uma parceira e será uma parceira do povo brasileiro na exploração do pré-sal”, garantiu a presidenta, soterrando qualquer possibilidade de serem revogados os critérios de exigência de conteúdo nacional na aquisição de equipamentos e serviços, como quer o “mercado”.
- Todos estes investimentos estarão orientados pelo compromisso de fortalecer toda a cadeia produtiva do país e no desenvolvimento tecnológico do setor. Não abriremos mão de nossa decisão de garantir percentuais de conteúdo local nas compras da Petrobras. A história recente da industria naval brasileira, que renasceu a partir da correta e acertada decisão do presidente Lula, de que as compras de navios, plataformas, sondas e equipamentos pela Petrobras deveriam ser orientadas por um percentual produzido no nosso mercado interno, gerando empregos e conhecimento no Brasil , ajudando a consolidar setores produtivos, mostra que esta estratégia é vencedora.(…)
Dilma e Graça sabem que o jogo será pesado. Os movimentos especulativos de curto prazo com as ações da empresa são grandes e poderosos, como se viu sexta-feira, quando se forçou uma baixa de 7,8% nas ações preferenciais – as mais negociadas – da empresa, para hoje, sem qualquer fato novo, registrar-se uma alta de 3,5%. Milhões trocaram de mãos de sexta para cá e o discurso do “fracasso” se espalhou nas rádios, tevês e jornais”.
O desafio de Graça Foster é fazer a Petrobras ser aquilo que Dilma definiu bem.
“A Petrobras investe e investirá no Brasil é a sua fonte de energia”.

Nenhum comentário: