quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O velho ser ou não ser

JOSÉ SERRA pode decidir-se pela candidatura a prefeito, mas, todos sabemos, ser prefeito não é o seu desejo. Se efetivada tal decisão, uma de duas: ou será por Serra adotar a ideia de que não restam perspectivas ao seu notório desejo, ou será para tornar-se, como já se deu uma vez e se repetiu quando governador, um prefeito com a cabeça e os atos voltados para o passo seguinte do seu projeto pessoal.
Nos dois casos, é Serra em ação contra Serra. Assim como foi quando prefeito só para ser governador e governador só para o que era sua convicção de ocupar a Presidência. E com este desvio, mais do que qualquer dos outros fatores preliminares, José Serra fez o alicerce básico de sua derrota para Lula.
Pelo que se convencionou considerar um bom prefeito, Serra não foi bom prefeito de São Paulo. Uma passagem veloz, bem ostensivos o desinteresse e o desajuste.
Pelos mesmos critérios, e para quem -ele diz- "preparou-se a vida toda" para exercer o poder, Serra não foi bom governador, não fez nem pensou para o Estado o mínimo necessário a deixar memória. Logo, nem o mínimo para projetar-se no país como o administrador competente, inovador e com visão clara dos problemas.
A imagem do grande governante é que seria a sua plataforma eficiente, capaz de contrapor-se ao esperado petismo de Lula e, quando o adversário surgiu com outra caracterização, à simpática enrolação do "Lulinha, paz e amor".
Bons governantes só se mostram no poder, não antes. Ser bom ou ruim de pesquisa nada assegura, por antecipação, sobre o futuro governante. Essa é uma das grandes falhas do sistema eleitoral das democracias à maneira ocidental: o poder não é entregue necessariamente ao mais apto para exercê-lo. No caso de Serra, as experiências anteriores de governança não justificariam, em princípio, que retirasse a oportunidade à renovação, para a qual o seu próprio partido oferece vários pretendentes.
Mas Serra, outra vez em princípio, tem potencial para ser o prefeito que foi esperado dele, sem correspondência. Com a condição, porém, de que queira ser prefeito para assumir, não uma escada, senão a mais rica cidade do país à espera ainda de que sua riqueza se transforme em bem-estar da população. A não ser assim, não valeria a pena Serra chegar à prefeitura. E nem mesmo sair do seu balancear hamletiano.

Share/Bookmark

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.

Nenhum comentário: