segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - SEGURANÇA TOTAL NO RIO DE JANEIRO


Matéria do Jornal O Dia apresenta e antecipa com 'exclusividade' como será o ESQUEMA DE SEGURANÇA para a Copa do Mundo 2014 no Rio de Janeiro.

A matéria trata do POLICIAMENTO OSTENSIVO / PREVENTIVO, que funcionará 24 horas por dia, desde o início de junho até o final do mês de julho 2014.

Pelo que se pode observar, será algo semelhante ao que assistimos durante o PAN 2007, quando, todo o efetivo da PM foi colocado nas ruas, e os índices de criminalidade de então, que eram muito maiores do que hoje, caíram de forma bastante acentuada. Uma medida adotada naquele momento durante o evento, e que não pode passar despercebida, é que a troca de guarnição, se fazia no local do policiamento/posto de patrulhamento, evitando o vácuo que ocorre nesse período, quando as viaturas se dirigem aos respectivos BATALHÕES para a chamada - RENDIÇÃO DE TURNO. 

Essa medida, por si só, se adotada como rotina pela PM no Rio, já seria capaz de melhorar em muito a percepção de presença da Polícia nas ruas, e evitaria as ações criminosas que ocorrem exatamente nesse momento de troca de guarnição.

Diz a matéria que um cinturão de segurança vai cobrir da BARRA até o MARACANÃ, com foco ainda nas vias de grande circulação como LINHA AMARELA E VERMELHA. As demais áreas da Cidade e da Baixada também receberão reforço. 

E cita, os equipamentos adquiridos - NOVOS BLINDADOS - VIATURAS - HELICÓPTEROS E MOTOS.

É bom ver que o ESQUEMA DE SEGURANÇA da Copa do Mundo já está pronto para entrar em ação. MELHOR AINDA será, se todo esse aparato e equipamento, ficar como LEGADO para a vida cotidiana da CIDADE, que precisa de SEGURANÇA o ANO INTEIRO, e não só em períodos excepcionais.

MESMO que não tenha um "PADRÃO FIFA" durante os 365 dias, o cidadão tem DIREITO a um esquema de policiamento OSTENSIVO e PREVENTIVO muito melhor do que o atualmente empregado.


Nenhum comentário: