quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
FELIZ ANO NOVO e BALANÇO GERAL
FELIZ ANO NOVO e BALANÇO GERAL
O BLOG DO SARAIVA, entende, salvo melhor julgamento, que com ajuda da Professora Ana Virgílio ( Informática na área de Sites e Blogs) e dos Velhos amigos JUSSARA SEIXAS e DANIEL PEARL, mãe e pai do Blog do Saraiva, incentivos e muitas vezes também ajuda de outros velhos amigos até o final de 2008, podendo ser citados alguns como: Oni Presente (Valter) Glória Leite, Gilvan Freitas, Carlos Augusto Dória, Zeno Oto, Antonio Mello, Vera 13 e Sérgio Telles, não esquecendo dos menos velhos como: Thiago Pires, Enio, Helio, Joel, Luiz, Prof. DiAfonso, Grupo Beatrice, inclusive com sua lista, Cloaca, Guerrilheiros Virtuais, Zcarlos, Rozivaldo, Guina, nomes que não precisei consultar, consegui um saldo muito positivo e o Balanço Geral apontou um lucro considerável.
Desculpem se esqueci o nome de alguns amigos de blog, mas podem ter certeza que preparando esta postagem em cima da hora, com certeza escapou alguns nomes. De qualquer forma espero que a amizade com os mais velhos e menos velhos amigos de Blogs, assim como com outros amigos que virão, fique cada vez maior e tão grande como a torcida do Flamengo, o meu querido MENGÃO.
Não posso esquecer o nome do nosso Grande Bessa, ou Bessinha, como é mundialmente conhecido por suas excelentes charges, que a partir deste ano passou envia-las diariamente por e-mail, contribuindo para melhor abrilhantar nossos ideais.
Se em 2008 foram apenas 356 publicações, primeiro porque era mais aprendiz do que hoje, segundo porque estava fazendo o curso de extensão de jornalismo na UFRJ, em 2009, mesmo fazendo um curso bem puxado de conversação de espanhol com o Prof. Leonardo, com muito dever de casa como redação de textos e dissertações sobre os mais variados temas, até este momento foram 4.151 publicações entre algumas coisas que escrevi até fevereiro, notas do blog, vídeos, comentário que copiei ou “lambi”, como diz o Língua de Trapo de outros blogs, sempre tendo o cuidado nomear o Blog, inclusive com o linque e pedir “Visitem este Blog. Obrigado, Saraiva”.
O resultado superou minhas expectativas tendo hoje o Blog registrado mais de 129 mil acessos e 98.200 visitas efetivas, sem falar nos 152 seguidores do Blog e 197 no TWITTER.
O BLOG DO SARAIVA tem objetivos bem claros como apoio ao Governo do Grande Presidente LULA, candidatura e eleição da Ministra DILMA ROUSSEFF e combater a mídia golpista deste país, conhecida popularmente como PIG, mas para isto não sou um simples palpiteiro vez que, além de utilizar meus conhecimentos jurídicos e estudar comportamento de mídia, sempre que posso viajo com freqüência para países da América do Sul, Central e até ao México, conforme consta da matéria que escrevi com o título: “DEPOIMENTO PESSOAL: POPULARIDADE DE LULA NO MUINDO”, certo que depois de escrever esta matéria estive mais uma vez em Cartagena de Índias, na Colômbia em dezembro do ano passado e este ano, por causa da gripe suína só viagem uma vez agora em dezembro de 2009, do dia 12 ao 23 conhecendo parte de CUBA ( Havana, Cayo Largo e VARADERO ), podendo afirmar que a popularidade de LULA já é bem maior do que aquela que descrevi na matéria acima mencionada.
Melhor esclarecendo, meu BLOG não é um fim em si mesmo ou um objeto de realização pessoal, mas um MEIO para defesa daquilo que acredito, deixando claro que nunca fui atuante politicamente, nem mesmo no tempo de Faculdade de Direito, mas só com as realizações do Governo LULA, eu que fui inclusive Juiz Eleitoral, não tenho medo da afirmar que esperei quase 60 anos PARA TER VERDADEIRO ORGULHO DE DIZER QUE SOU BRASILEIRO, QUE MEU PAÍS é O BRASIL, coisa que digo com o peito erguido quando viajo para o exterior. Neste ponto termino o ano feliz porque, mesmo com a crise mundial o Governo LULA deu aulas de governabilidade para o mundo e DILMA ROUSSEFF ao meu modo de ver JÁ ESTÁ ELEITA, ressaltando que este convencimento está fora de discussão, mesmo que por educação respeite opiniões em contrário. Digo mais, o Financial Time pode até errar quando afirma que a Seleção Brasileira ser campeã em 2010, mas não errará quando afirma que DILMA SERÁ A NOVA PRESIDENTE DO BRASIL.
Para encerrar agradeço em primeiro lugar aos MEUS LEITORES e em seguida aos meus seguidores e amigos de Blogs.
Esta é minha última postagem de 2009 e sendo assim,
UM FELIZ 2010 PARA TODOS VERDADEIROS BRASILEIROS.
FORTE ABRAÇO,
SARAIVA
'FT' prevê Brasil campeão da Copa e Dilma eleita em 2010
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
'FT' prevê Brasil campeão da Copa e Dilma eleita em 2010
Um painel de jornalistas do diário britânico Financial Times escolhido para fazer previsões sobre 2010 vê o Brasil como favorito para vencer a Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, favorita nas eleições presidenciais brasileiras.
Diante da pergunta "Como será a vida após Lula?", o correspondente do diário no Brasil, Jonathan Wheatley, observa que, apesar do perfil parecido dos dois principais candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, de tecnocratas com pouco carisma, a escolha terá um grande impacto sobre o futuro do país.
"Muitos acreditam que o país está num caminho seguro para se tornar a quinta economia do mundo até 2020. Mas o Brasil ainda precisa de reformas voltadas para o mercado nos setores tributário, de pensões e na educação. A escolha do próximo presidente importa bastante", diz Weathley.
Para o correspondente, Serra e Dilma são diferentes. "Serra acredita em um governo eficiente. Rousseff, aparentemente, acredita em um governo forte", diz seu texto.
"Minha previsão é de que Rousseff vencerá - e de que o ciclo de crescimento do Brasil vai perder gás em três ou quatro anos", conclui o jornalista.
Copa do Mundo
Em outro item, o diário questiona: "Quem ganhará a Copa do Mundo de futebol na África do Sul?"
O colunista de esportes do jornal Simon Kuper diz que "há um padrão no resultado das Copas do Mundo, razão pela qual o mais provável ganhador da próxima será o Brasil".
"Quando a Copa do Mundo não é na Europa, o Brasil normalmente ganha", observa o colunista.
Apesar disso, ele aponta ainda a Espanha como "a segunda superpotência" atual do futebol, ao lado do Brasil. "A vitória da Espanha na Euro 2008 não foi acidente", diz Kuper.
Correndo por fora na luta pelo título, o colunista aponta a seleção dos Estados Unidos, que se aproximou dos dez primeiros do ranking da Fifa após vencer a Espanha na semifinal da Copa das Confederações, em junho, e "assustar" o Brasil na final.
Entre as demais previsões do diário para 2010 estão a de que será o ano mais quente da história, que os mercados de ações continuarão boas opções de investimentos no ano que vem, ainda que com ganhos menores do que neste ano, e que os Republicanos recuperarão terreno na política americana com as eleições para o Congresso. Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil
Postado por Daniel Pearl (co-editor do Terra Brasilis).
Dilma Roussef é o grande fenômeno político de 2009
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Dilma Roussef é o grande fenômeno político de 2009
Lula passa fim de ano no Nordeste
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Lula passa fim de ano no Nordeste
O presidente permaneceu em Brasília durante toda a quarta-feira, mas sem agenda de trabalhos. A expectativa é que Lula passe o feriado acompanhado de familiares. O Planalto não confirma se o presidente permanecerá na base militar durante os 11 dias de folga temporária – já que a Constituição Federal não prevê férias para o presidente da República.
Além de Lula, a maioria dos ministros também aproveitará o feriado para descansar. Dilma Rousseff entrou em recesso no início da semana e só retoma suas atividades no governo no dia 5 de janeiro. O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) escolheu o Exterior para saudar o início de 2010 e reassume as funções no dia 7. Já o titular da Fazenda, Guido Mantega, volta ao trabalho no dia 15.
Os ministros Altemir Gregolin (Pesca), Franklin Martins (Comunicação Social), Jorge Félix (Segurança Institucional) e Orlando Silva (Esportes) só voltam ao trabalho na segunda semana de janeiro. Outros ministros tiraram a primeira semana de 2010 de folga, como José Gomes Temporão (Saúde) e Carlos Minc (Meio Ambiente).
A oposição agora se rasga
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
A oposição agora se rasga
Diante da pergunta “Como será a vida após Lula?”, o correspondente do diário no Brasil, Jonathan Wheatley, observa que, apesar do perfil parecido dos dois principais candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, de tecnocratas com pouco carisma, a escolha terá um grande impacto sobre o futuro do país.
“Muitos acreditam que o país está num caminho seguro para se tornar a quinta economia do mundo até 2020. Mas o Brasil ainda precisa de reformas voltadas para o mercado nos setores tributário, de pensões e na educação. A escolha do próximo presidente importa bastante”, diz Weathley.
Para o correspondente, Serra e Dilma são diferentes. “Serra acredita em um governo eficiente. Rousseff, aparentemente, acredita em um governo forte”, diz seu texto.
“Minha previsão é de que Rousseff vencerá – e de que o ciclo de crescimento do Brasil vai perder gás em três ou quatro anos”, conclui o jornalista.
Copa do Mundo
Em outro item, o diário questiona: “Quem ganhará a Copa do Mundo de futebol na África do Sul?”
O colunista de esportes do jornal Simon Kuper diz que “há um padrão no resultado das Copas do Mundo, razão pela qual o mais provável ganhador da próxima será o Brasil”.
“Quando a Copa do Mundo não é na Europa, o Brasil normalmente ganha”, observa o colunista.
Apesar disso, ele aponta ainda a Espanha como “a segunda superpotência” atual do futebol, ao lado do Brasil. “A vitória da Espanha na Euro 2008 não foi acidente”, diz Kuper.
Correndo por fora na luta pelo título, o colunista aponta a seleção dos Estados Unidos, que se aproximou dos dez primeiros do ranking da Fifa após vencer a Espanha na semifinal da Copa das Confederações, em junho, e “assustar” o Brasil na final.
Entre as demais previsões do diário para 2010 estão a de que será o ano mais quente da história, que os mercados de ações continuarão boas opções de investimentos no ano que vem, ainda que com ganhos menores do que neste ano, e que os Republicanos recuperarão terreno na política americana com as eleições para o Congresso.
BBC
Uma Cara Nova
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Uma Cara Nova
por Claudio Sequeira Dantas e Luiza Villaméa
Cada vez mais multipolar, o mundo favorece o surgimento de novas lideranças. E o Brasil soube aproveitar a oportunidade. Antes associado apenas à beleza das praias, aos passes do futebol, à exuberância do Carnaval e a cenas de violência explícita, o País ganhou outra dimensão no cenário mundial. Está agora vinculado a símbolos como o pré-sal, a Embraer, a Gerdau, a Olimpíada e a Vale. Na geopolítica internacional, consolidou sua liderança regional, tornou-se porta-voz dos emergentes, saiu mais forte da crise econômica mundial e passou a influenciar nas tomadas globais de decisão. Em todos os continentes, o brasileiro mais citado deixou de ser um craque de futebol. Em um fenômeno sem precedentes na história brasileira, a figura do presidente da República é aquela que mais simboliza a Nação. A acolhida recebida por Luiz Inácio Lula da Silva nos mais diversos fóruns internacionais reflete a visibilidade e a respeitabilidade conquistadas pelo Brasil. Não por acaso, o presidente acaba de somar à sua coletânea de prêmios no Exterior os títulos de personalidade do ano de 2009, concedidos pelos jornais “El País”, da Espanha, e “Le Monde”, da França. “O Brasil ocupará em breve um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas, está a ponto de converter-se em uma potência energética e em 2014 abrigará a Copa do Mundo”, afirma o primeiro- ministro da Espanha, José Luis Zapatero, em artigo que escreveu sobre Lula para o “El País”. Há desafios fundamentais para que o País mantenha sua trajetória ascendente em 2010.
leia mais na IstoÉ
Irmã de Aécio Neves, Andréa Neves, irá coordenar campanha de Dilma em Minas
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Irmã de Aécio Neves, Andréa Neves, irá coordenar campanha de Dilma em Minas
Assessor de Lula confidencia: Atitude de Aécio abrirá caminho para que sua irmã aceite convite para coordenar campanha de Dilma RousseffRealmente em política nada é previsível.
Ao contrário, o imprevisível é o que normalmente acontece. Principalmente em Minas Gerais.Não por outro motivo que bem antes da data marcada (Janeiro de 2010), Aécio convocou a imprensa ao Palácio da Liberdade nessa quinta-feira (17), para comunicar que não mais concorreria a Presidência da República.Tal fato surpreendeu até mesmo seus aliados. Porém, surpresa maior estará por vir.Há aproximadamente uma semana em um almoço em Brasília, onde participou o diretor do Novojornal e um dos mais próximos assessores de Lula, após o diretor comprometer que só divulgaria o fato após ele ocorrer, o assessor confidenciou:“O Serra abusou. Aécio deverá desistir de ser candidato à presidência e sua irmã comandará a campanha de Dilma em Minas”.Evidente que tal confidência causou espanto, porém os fatos ocorridos nos últimos dias estão provando o contrário.Nos bastidores por quase uma década, Andréa Neves entrará em cena.Sabidamente ela é o braço direito de seu irmão. Embora “oficialmente” comande apenas a área assistencial do Governo de Minas através do Servas.Sua entrada modificará os rumos da sucessão estadual e federal em Minas Gerais.Na Assembléia Legislativa Mineira este fato cairá como uma bomba assim como na Câmara Federal.Poucos sabem que Andréa tem sua origem política no PT carioca, onde foi uma das fundadoras do partido antes da eleição de seu avô Tancredo para o governo de Minas Gerais.Segundo este mesmo assessor esta movimentação viabilizaria a eleição do Ministro Patrus Ananias e Aécio para o senado. Além da candidatura de Fernando Pimentel para governo de Minas, tendo como vice Anastasia. Hélio Costa seria o vice de Dilma.É claro que diante deste novo quadro os diversos candidatos à vice de Anastasia terão que rever suas pretensões.Segundo este mesmo assessor: “Esta composição praticamente atenderá a todos os seguimentos da política mineira. Viabilizando desta forma a candidatura de Dilma à presidência em Minas Gerais”.Ao finalizar, o assessor de Lula antecipou-se até mesmo ao pronunciamento de José Alencar ao dizer: “O único complicador seria a pretensão do vice-presidente em candidatar-se ao senado, porém ele estaria disposto a não concorrer em nome da unidade política mineira”.Andréa, procurada por Novojornal, negou tal possibilidade.Agora é esperar para ver.
Postado por Oni Presente às 20:49:00
1 Comentario
postCountTB('90451619244864077');
. Links para esta postagem
Oração da Manhã - Para começar bem este dia de virada de ano 2009/2010.
Antes da oração propriamente dita, dois pensamentos bíblicos:
“É Ele que dá força ao cansado, que prodigaliza vigor ao enfraquecido.
Mas os que põem sua esperança em Javé renovam as suas forças,
abrem asas como águias, correm e não se fatigam,
caminham e não se cansam “. Is 40,29,31”.
“Jesus diz:
Eu vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça”
Jô 15,16.
Agora a Oração:
Senhor Jesus Cristo, agradeço-vos o dia
que novamente me concedeis.
Ireis acompanhar-me
em tudo o que vou fazer.
Abro na oração o céu sobre minha vida,
para que em tudo o que fizer
eu me lembre da imensidão
do céu que está acima de mim.
Abro o céu sobre esta casa,
para que todos os seus habitantes
possam viver hoje
com um grande coração.
Abro o céu sobre as pessoas
para as quais o céu parece cinzento e encoberto,
cujo olhar se volta apenas para o escuro.
Abri seu coração para a beleza
de nosso céu, para a Luz de Vosso Amor.
Abro o céu sobre esta cidade.
Fazei com que as pessoas não se fixem
nas aparências.
Fazei que sintam sobre elas o céu
que dá sentido à sua vida,
serenidade e descanso em sua agitação febril.
Abro o céu sobre este País (Brasil)
e sobre o mundo todo.
Que Vosso céu nos uma a todos.
Mostre-nos Ele
que o céu não é propriedade de ninguém,
mas pertence a todos nós.
Fazei com que, olhando para o céu,
reconheçamos que nossa verdadeira morada
está no céu,
que cada um de nós recebeu
a promessa da vida e glória eternas.
Que assim seja,
Amem.
Ainda do meu Livro de Orações para começar e terminar o dia, logo depois de terminada a oração da manhã:
“Não precisamos só de discursos. Há muitos discursos entre as pessoas de hoje.
O que falta é ação. Esta deve ser buscada e não o discurso que não dá fruto algum.” (destaquei em vermelo "só")
Notas do Saraiva:
Apesar de estar bem claro creio não ser de mais chamar a atenção de que o discurso é sempre muito importante, mas não é o fim e sim o meio e isto serve para todas as atividades de nossas vidas, como religiosas, profissionais, políticas, etc., porque ficar só no discurso não nos levará a nada, mesmo porque ele só será útil se concretizado em ação.
Esta sim é o fim que deve ser buscada, ou seja, de nada adiantará ficar no discurso vazio se não houver ação efetiva para concretizar o que pensamos e queremos se não agirmos (ação) para aquilo que acreditamos e pregamos aconteça.
Agora Três Pensamentos para refletirmos e que sempre gosto de repetir:
"O valor de nossa atividade depende da humildade com que nos aceitamaos como somos." Thomas Merton.
"Tua estima pelo próximo não dependa do fato de ele estar longe ou perto de ti. Bem-aventurado serás se não disseres às suas costas o que não puderes dizer com caridade em sua presença"
"Se tomo as asas da alvorada para habitar nos limites do mar, mesmo lá é tua mão que me conduz, e sua direita me sustenta". Sl 139,9.
AMIGOS, PARENTES E LEITORES:
Hoje é um dia especial no mundo inteiro, com muitas festas e comemorações, principalmente a noite com o "REVEILLON". Praças, ruas, praias e até mesmo casas em toda parte vão estar cheias. No meu Rio de Janeiro a Festa na praia de Copacabana, como sempre, deverá ser uma das mais bonitas do mundo. Não devemos contudo esquecer da segurança e integridade física de cada um de nós e de nossos amigos e familiares, muitas vezes prejudicadas pelo excesso de bebidas que leva a brigas e confusões, sem falar em direção perigosa de veículos.
Quero deixar bem claro que não sou nenhum santo e também vou tomar meu vinho e champagne, mas tudo com muita segurança para proteção da minha integridade e de minha família e amigos.
Rogo a todos e elevo meu pensamento ao bom Deus para as comemorações não terminem em hospitais, delegacias de polícia, etc., ou seja, que os sorrisos e cantos não terminem em dor e lágrimas. Reflitam bastante a respeito deste meu pedido, OK.
Boas Festas para todos.
Tenham uma ótima quinta-feira e fiquem com DEUS.
Um grande abraço para vocês.
Meu Bom dia para o Brasil, brasileiros e todos os povos do Planeta TERRA.
Saraiva
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
2009 na política: a popularidade de Lula
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
2009 na política: a popularidade de Lula
Se Dilma ganhar, algo que hoje parece muito possível, teremos criado, em Lula, uma figura que nossa imaginação política não conhecia e que nossa cultura não está preparada para absorver: um líder inconteste, legitimado por um apoio popular quase unânime.
Por Marcos Coimbra*
Como fizemos no final do ano passado, a coluna de hoje e as próximas duas são dedicadas a um balanço do ano político que termina. Nelas, vamos discutir três assuntos que poderiam ser considerados os mais importantes de 2009.
Em um repeteco de 2008, o primeiro e o que mais impacto teve na nossa vida política este ano voltou a ser o tamanho da popularidade de Lula. Ela chega, neste dezembro, a novos níveis históricos e influenciou de maneira decisiva o segundo tema de que trataremos, a maratona eleitoral em direção a 2010, uma corrida tão longa que ameaça deixar esgotados candidatos e eleitores.
Lula tem hoje uma popularidade que não conhecíamos em nossa experiência democrática. Sobre os presidentes da República de 1945, quase não há dados comparáveis, mas toda a evidência, baseada em outras fontes, diz que não. Quem consultar a imprensa do período, quem ler seus intérpretes, quem tiver memória própria, saberá que nenhum deles gozou da unanimidade com que conta o atual. Fora o fato de todos, com a possível exceção de Dutra, terem enfrentado crises agudas onde seus mandatos foram questionados, através de golpes, ameaças de golpe e sublevações diversas, de origem civil ou militar.
Da redemocratização em diante, o mesmo. Sarney, Collor, Itamar e Fernando Henrique, cada um à sua maneira, tiveram seus auges de aprovação. No governo Sarney, ele foi alcançado dois anos depois da posse e durou alguns meses, na breve vida do Plano Cruzado. Quando o plano acabou de maneira decepcionante, Sarney nunca mais se recuperou.
O de Collor foi o mais engraçado, pois aconteceu antes que chegasse ao governo. No intervalo entre a vitória em dezembro de 1989 e a posse em março de 1990, as pesquisas mostraram que eram elevadíssimas as expectativas sobre seu desempenho e a avaliação positiva quase universal. Do discurso de posse ao final antecipado do governo, no entanto, os números só foram ladeira abaixo.
Itamar experimentou algo parecido, mas terminou de maneira diferente. Quando assumiu, em meio à crise do impeachment, toda sociedade torcia por ele e lhe tinha apreço. Mas seu governo teve uma aprovação sempre declinante, até ser recuperado pelo Plano Real. Se Sarney começou baixo (pela frustração com a morte de Tancredo e a desconfiança que contra ele existia), subiu (com o Cruzado) e terminou mais baixo ainda, Itamar fez o percurso inverso: de alto a baixo e depois a alto de novo.
Sobre a avaliação de Fernando Henrique, o que mais chama a atenção, atualmente, é quão mal ela resistiu à passagem do tempo. Ao contrário dos bons vinhos, quanto mais tempo passa, pior fica. Os elementos que fizeram com que ela fosse elevada, há poucos anos, como que sumiram. As realizações de seu governo, decisivas para que o país estivesse hoje melhor, ficaram secundárias, frente à antipatia com que é visto pela maioria das pessoas.
E Lula? Não só sua avaliação média, nos últimos dois anos, ganha de goleada da que todos tiveram, quanto os ultrapassa nos seus picos de popularidade. Ou seja, o Lula do dia a dia é mais bem avaliado que o Sarney do Cruzado, o Collor de antes da posse, o Itamar do dia da posse, o FHC do Plano Real.
Deixando de lado as explicações que têm sido aduzidas para esse fenômeno, de uma coisa podemos estar certos: a campanha eleitoral de 2010 só vai fazer com que Lula fique maior. Do lado de Dilma, sua figura será enaltecida a ponto de se confundir com os arcanjos e os querubins. Sua campanha dirá que a obra de Lula é extraordinária, para justificar sua proposta de apenas mantê-la. Do lado de Serra, ele mesmo tem afirmado que pretende polemizar é com Dilma, pois quer tudo, menos se defrontar com o presidente.
Se Dilma ganhar, algo que hoje parece muito possível, teremos criado, em Lula, uma figura que nossa imaginação política não conhecia e que nossa cultura não está preparada para absorver: um líder inconteste, legitimado por um apoio popular quase unânime. Querendo, voltaria à Presidência quantas vezes pudesse.
O perigo é que, nesse ponto, só sua convicção democrática nos separaria de outra aventura autoritária. Ainda bem que a tem.
*Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi
Fonte: Clipping do TSE
Depois da esperança vencer o medo, o orgulho vence o complexo de vira-latas
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Depois da esperança vencer o medo, o orgulho vence o complexo de vira-latas
Nada mais justo do que esse reconhecimento, mesmo que tardio, da imprensa internacional em relação a capacidade de liderança do presidente Lula, que projetou o Brasil para passar de um mero codjuvante obediente a um protagonista respeitado no centro das decisões mundiais, e por conseguir levar o país à condição de potência econômica estável e resistente a crises que outrora provocariam um desastre, sem abdicar das políticas sociais de distribuição de renda e segurança alimentar, elogiadas pela ONU e servindo de exemplo para experiências semelhantes em outros países, que foram algumas das bandeiras que o levou a ser eleito por duas vezes presidente da república.
Só nesse final de 2009, o presidente já recebeu várias homenagens da imprensa internacional: o El País o elegeu “o personagem do ano”, O Le Monde em seguida o chamou de “o homem do ano”, Depois o Financial Times o coloca como “uma das 50 pessoas que moldaram a década”. O BLOG DO LEN, sem medo de ser acusado de fazer apologia ao lulismo, diria que o presidente é o lider político da década e explica o porquê.
Qual liderança política mundial se evidenciou mais nos últimos dez anos? alguns diriam Barack Obama, que só apareceu aos olhos do mundo em 2008, sim, talvez se estivéssemos falando em propaganda, Obama foi o maior fenômeno de mídia dos últimos tempos, mas de concreto o que Obama fez, principalmente nos quase 12 meses como presidente da república, que o fizesse por merecer realmente ser chamado a personalidade da década? Infelizmente apenas o mais do mesmo, porisso que se transformou em uma decepção tanto dentro como fora dos EUA, em tão pouco tempo.
Já Lula, em menos de 7 anos transformou o Brasil da condição de pedinte mundial a força emergente indispensável nas mesas de negociações, em líder dos BRIC, em porta-voz de blocos de países que agora tem seu representante com voz, na força que realmente preza pela democracia nas américas como vimos nos casos da chefia da missão diplomática no Haiti, na pendenga Equador X Colômbia, na libertação de refens das FARC. O Brasil firmou posição inflexível contra o golpe de Honduras, postulou e foi recomendado na mediação de conflitos entre Israel X Palestina, EUA X Venezuela, EUA X IRÃ, fortaleceu a soberania nacional, como no caso da reciprocidade às medidas adotadas contra Brasileiros em aeroportos americanos, nas ações na OMC contra os abusos comerciais de EUA e união européia, e na posição firme contra a intromissão italiana no caso Batistti, assegurando tradição brasileira de conceder asilo a perseguidos políticos, além de usar todo o seu poder de negociação política para conseguir para o país as vitórias nas indicações para sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Agora me responda, qual líder político mundial tem uma trajetória ao menos próxima a essa para apresentar nos últimos 10 anos?
O Brasileiro tem orgulho desse reconhecimento do seu presidente, e não entende porque a nossa imprensa alem de nunca admitir qualquer dos seus feitos e qualidades, ainda tenta esconder deles, o que as pessoas pensam de Lula lá fora. Eles não entendem que o Brasileiro quer ter com que se orgulhar, ele fica triste só de lembrar que teve ex-presidente que falou em língua estrangeira e vestiu fardão só para se mostrar colonizado amestrado, que teve ex-chanceler que tirou os sapatos em revista aduaneira, que nunca tinha visto seu país com tanta relevancia internacional, mas que está perdendo aos poucos esse complexo de vira-lata beija-mão que ainda infesta determinadas redações jornalísticas. Depois da esperança vencer o medo, o orgulho venceu a submissão. O filho do Brasil conquistou o mundo.
Do BLOG DO LEN
Já Tem Milico com o C... na Mão
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Já Tem Milico com o C... na Mão
Gostaria de destacar no post do Coronel as palavras Ditadura e Violações de Direitos Humanos entre aspas.! Como se fossem figuras de linguagem... É um PULHA, este Coronel!!!
O Cachete
ELEIÇÕES - Sobre 2010 e algumas verdades ocultas!
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
ELEIÇÕES - Sobre 2010 e algumas verdades ocultas!
Sobre 2010 e algumas verdades ocultas!
*Por Theófilo Rodrigues.
Fim de ano é época de amigo oculto. Mas no que depender de nossos jornais, parece ser também a época da verdade oculta.
O Brasil possui uma das maiores concentrações midiáticas de todo o mundo. Aqui na terra da jabuticaba, apenas 7 famílias – Marinho (Globo); Saad (Band); Frias (Folha); Mesquita (Estadão); Abravanel (SBT); Macedo (Record); e Civita (Abril/Veja) – controlam 90% de tudo que se lê, ouve ou vê.
Mantidas as condições normais de temperatura e (falta de) pressão dentro de uma sociedade liberal-democrata – ou seja, o povo fora do poder – esse conjunto de meios privados de produção de informação opera em forma de concorrência, de acordo com a lógica de mercado.
Mas numa conjuntura em que o poder popular-democrático ocupe parte do poder estatal, as ações desses grupos midiáticos, com raras exceções, se canalizam em uma única direção: o golpismo reacionário como forma de retorno do poder estabelecido anteriormente.
No Brasil, convencionou-se chamar de “Partido da Imprensa Golpista-PIG” esse conjunto de empresas de comunicação que encontram conjuntura desfavorável para seus interesses comerciais/ideológicos. Isso nos ajuda a entender qual a razão para os principais jornais brasileiros terem ocultado nesse fim de ano um importante dado da recente pesquisa DataFolha, qual seja, o dado sobre as declarações espontâneas de voto.
A pesquisa DataFolha nos mostra que hoje Serra e Dilma empatam com 8% das intenções de voto em cada um dos candidatos. Se somarmos aos 8% de Serra os 3% de Aécio e 1% de Alckmin, o candidato tucano chega aos 12%. Mas se também somarmos aos 8% de Dilma os 3% que votam no “candidato do Lula” e o 1% do eleitorado que vota no “candidato do PT”, também chegamos em 12%. Empate de novo, certo?
Errado. Pois ainda faltam os 20% dos entrevistados que votariam em Lula. Pode-se supor, sem medo de errar, que 99,9% desses entrevistados ao descobrirem que Lula não pode ser candidato, votarão em Dilma. Tudo bem que, como o professor Paul Lazarsfeld nos ensinou, uma eleição é como uma fotografia. Primeiro, na pré-campanha se imprime a imagem no celulóide. Só depois – nos últimos 60 dias de eleição – se revela a imagem que foi impressa.
Ainda estamos na pré-campanha, ou seja, na fase de passar a imagem pro celulóide. Mas não é tão distante assim da realidade imaginar que quando a imagem for revelada, esses 20% dos eleitores de Lula de hoje optarão por Dilma e não por Serra. Qualquer análise que diga o contrário deve ser vista com bastante desconfiança.
Tenho certeza de que essa verdade que hoje está oculta nos jornais aparecerá no ano que vem.
Um feliz 2010 para todos!
*Theófilo Rodrigues, mestrando em Ciência Política da UFF.
Lula comemora desempenho do BNDES e da Caixa em 2009
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Lula comemora desempenho do BNDES e da Caixa em 2009
Os bancos públicos tiveram papel fundamental na concessão de crédito nos momentos mais duros da crise financeira internacional.
"O BNDES, em 2004, emprestou 40 bilhões de reais. Tirou do bolso e jogou na economia. Este ano, fechamos novembro com 140 bilhões de reais desembolsados", afirmou Lula durante evento público em São Bernardo do Campo.
Na ocasião, ele pediu que a presidente da Caixa Econômica Federal desfilasse o volume de crédito disponibilizado pela instituição no período. "Em 2004, foi em torno de 35 bilhões de reais. Até agora, novembro, nós já chegamos a 120 bilhões de reais", afirmou Maria Fernanda Ramos Coelho, também presente à solenidade.No início de novembro, o governo anunciou novo empréstimo de 80 bilhões de reais ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para financiamento de investimentos e desenvolvimento produtivo entre 2010 e 2011.
Segundo o banco, o repasse permitirá atender à demanda projetada de desembolsos do próximo ano, calculada em cerca de 126 bilhões de reais. No início de 2009, o BNDES havia recebido 100 bilhões de reais do Tesouro Nacional, em uma das medidas para diminuir os impactos da crise no mercado de crédito. (Reportagem Rodolfo Barbosa)
Os sapatos de William Bonner
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Os sapatos de William Bonner
William Bonner, do Jornal Nacional, costuma dizer que todas as noites sua equipe tenta colocar um elefante dentro de uma caixa de sapatos. Sempre conseguem. Trata-se da configuração do jornal de maior audiência na TV brasileira. Significa que grande quantidade das notícias produzidas é jogada na lata do lixo e outras tantas somente são divulgadas após lapidar edição que envolve a escolha de enquadramentos, incidências e aparas.
Por ficarem de fora, não serão discutidas pelo público: o “lixo”, outros enquadramentos, outras incidências, outras maneiras de ver e de apresentar os temas.
É o que se denomina agendamento (agenda setting), teoria bastante conhecida em todo o mundo por qualquer estudante de comunicação, desde os anos 70, que revela como os meios de comunicação determinam a pauta (agenda) para a opinião pública. Ou seja, resolvem o que e de que forma – de que ângulo, de que ponto de vista, sob que aspecto ou profundidade – nós, indefesos leitores/ouvintes, devemos discutir a história de cada dia. Pois, para muitos, o que não deu no Jornal Nacional, a caixa de sapatos de Bonner, não aconteceu.
Tem-se no agendamento o instrumento de impor ao leitor/ouvinte uma carga de opiniões político-ideológicas ou culturais que interessam às instâncias de poder vinculadas aos donos do veículo de comunicação. Dito de outra forma, a linha ideológica nasce de modo “espontâneo”, das necessidades dos profissionais da comunicação de manter uma relação de boa convivência e conforto em seus postos de trabalho. Ou seja, a linha ideológica da notícia nasce não só do perfil intelectual e cultural do jornalista, de suas relações e afinidades ou do seu compromisso social, mas também e sobretudo do tipo de (in)dependência profissional com seu veículo empregador.
De qualquer forma, para a unanimidade dos estudiosos não há isenção na produção de qualquer matéria jornalística, mesmo a que não é rotulada como opinativa. E assim, o ouvinte/leitor recebe o “benefício” do agenda setting para não precisar pensar. Já na década de 20, dizia o Estadão: “Um verdadeiro jornal constitui para o público uma verdadeira bênção. Dispensa-o de formar opiniões e formular ideias. Dá-lhes já feitas e polidas, todos os dias, sem disfarces e sem enfeites, lisas, claras e puras” (Editorial do O Estado de São Paulo, de 14/01/1928).
Pode-se inferir então que um mergulho no “lixo” e nas aparas, e um exame por ângulos e critérios ideológicos diversos no noticiário jornalístico, certamente produziriam caixas de sapatos diferentes da de Bonner. Um mergulho e um exame que serão facultados a qualquer ouvinte/leitor quando o veículo de comunicação lhe oferecer os diversos ângulos e a totalidade dos fatos, para que exerça criticamente sua análise e sua escolha. Será, enfim, a oportunidade de poder formar sua opinião, sua versão dos fatos.
Para que isso aconteça, a sociedade precisa se dar conta de que existe um direito que a Constituição lhe garante: o Direito à Informação. Informação em sua integralidade, que permita acesso a uma leitura crítica, personalizada, liberta das amarras opinativas unidirecionais viciadas. Democraticamente aberta a múltiplas interpretações e juízos. Múltiplas caixas de sapatos...
Um novo olhar
Uma amostragem do que “não aconteceu” (o lixo e as aparas do Bonner) pode ser vista no noticiário dos últimos dias:
Na última quinta-feira (24/12), o prestigiado jornal francês Le Monde escolheu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "o homem do ano de 2009. Por seu sucesso à frente de um país tão complexo como o Brasil, por sua preocupação com o desenvolvimento econômico, com a luta contra as desigualdades e com a defesa do meio-ambiente”.
Poucos dias antes, Lula foi escolhido pelo jornal espanhol El País a primeira das cem personalidades mais importantes do mundo ibero-americano em 2009. Com direto a foto de capa inteira e perfil assinado pelo próprio primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero. "Homem que assombra o mundo", "completo e tenaz", “por quem sinto uma profunda admiração", escreveu o premiê espanhol.
Neste dia 29 de dezembro, o jornal britânico Financial Times escolheu o presidente brasileiro como uma das 50 personalidades que moldaram a última década, porque “é o líder mais popular da história do Brasil”. “Charme e habilidade política... baixa inflação... programas eficientes de transferência de rendas...", diz o jornal.
Há nestas notícias da imprensa internacional o reflexo de um novo dia, de um novo tempo de novos sonhos. Um novo olhar do mundo sobre o Brasil. No entanto, para o leitor/ouvinte dos nossos jornalões, simplesmente nada disso aconteceu.
Médico, membro da Direção do PCdoB – DF
Portal Vermelho
Charge Online do Bessinha
PSDB = UM PARTIDO DE MEIA DÚZIA DE HOMENS, BRANCOS E PAULISTAS
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
PSDB = UM PARTIDO DE MEIA DÚZIA DE HOMENS, BRANCOS E PAULISTAS
O perigo que o PSDB representa para esse país é uma coisa para se pensar. Em um país com tanta diversidade e mistura cultural, racial, social temos na contra mão o PSDB. Um partido de meia dúzia de homens, brancos e paulistas. Essa frase parece simples, mas vamos expor melhor e entender o perigo que o PSDB representa.
Meia dúzia de homens- Já notaram que no PSDB não tem mulheres, tirando a Yeda (que está atolada até o pescoço em esquemas de corrupção) quem é a outra mulher que se pode dizer ser um grande expoente no PSDB? Não tem! Não há mulheres no PSDB! Meia dúzia – o PSDB não tem militância (não vale os jornalistas de Veja, Folha e Globo), não tem influência em movimento social algum. Portanto é um partido de meia dúzia de homens!
Brancos- Alguém, por favor, me cite um negro de expressão dentro do PSDB, ou mesmo amarelo, vermelho… mestiço…ninguém?!
Paulistas- Nordestinos no PSDB, só se forem como o Sérgio Guerra e o Tasso Jeressaiti, ou seja, típicos nordestinos (ironia mode on) brancos como bigato e de olhos claros.
Em pleno século XXI, nos país com a maior miscigenação racial, cultural e social do planeta… uns dos partidos que almeja o posto de Presidente da República é um partido sem mulheres, sem negros ou mestiços, sem nordestinos, nortistas e etc… Só falta o slogan de campanha ser Heil José Serra! Lula estava certo quando se referiu a elite de homens brancos e olhos azuis!
Maurício
Arquivado em: Brasil, Eleições, História, Política | Deixar um comentário »
Mano Brown sobre José Serra(PSDB)
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Mano Brown sobre José Serra(PSDB)
Postado por DANIEL PEARL às 12/29/2009 09:30:00 PM 0 comentários Links para esta postagem
PORTUGAL TAMBÉM TEM MIRIAM LEITÃO - IMPERDÍVEL
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
PORTUGAL TAMBÉM TEM MIRIAM LEITÃO - IMPERDÍVEL
Postado por DANIEL PEARL às 12/29/2009 09:17:00 PM 0 comentários Links para esta postagem
Bolsa Família atenderá cerca de 13 milhões de domicílios em 2010
Bolsa Família atenderá cerca de 13 milhões de domicílios em 2010
Lula é uma das 50 pessoas que moldaram a década, diz 'FT'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades que moldaram a última década.Segundo o diário, Lula entrou na lista porque "é o líder mais popular da história do Brasil"."Charme e habilidade política sem dúvida contribuem (para sua popularidade), assim como a baixa inflação e programas de transferência de renda baratos, mas eficientes", diz o jornal."Muitos, inclusive o FMI, esperam que o Brasil se torne a quinta maior economia do mundo até 2020, trazendo uma mudança duradoura na ordem mundial." Vilões Ainda no campo da política, o FT também destaca como as personalidades mais influentes da década o presidente do Irã, Mahmoud Ahamadinejad; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler alemã Angela Merkel; o ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente da China, Hu Jintao.O jornal selecionou também o que chamou de "alguns vilões" que acabaram por determinar o curso da história destes últimos dez anos, como o líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o ex-presidente americano George W. Bush.A lista do FT também inclui personalidades das áreas de negócios, economia e cultura. Muitas delas refletem o crescimento e o fortalecimento da internet e das novas tecnologias, como os empresários Jeff Bezos, da loja virtual Amazon; Meg Whitman, do eBay; Larry Page e Sergey Brin, do Google; Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams, do Twitter; Mark Zuckerberg, do Facebook; e Steve Jobs, da Apple.Outras figuras foram eleitas pelo jornal britânico pelo mérito pessoal de terem se tornado ícones mundiais em suas áreas, como a escritora JK Rowling, autora dos livros do personagem Harry Potter; o jogador de golfe Tiger Woods; a apresentadora americana Oprah Winfrey; o diretor japonês de desenhos animados Hayao Miyazaki; o produtor de TV John De Mol, criador da fórmula do Big Brother; e os astros da música Beyoncé e Jay-Z.
BBC Brasil
Governo turbina políticas sociais
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Governo turbina políticas sociais
Repasse para Bolsa Família e merenda escolar é ampliado em R$ 2 bi
BRASÍLIA - O governo federal cumpriu este ano a promessa de não permitir que a crise econômica mundial afetasse o repasse de recursos para as políticas sociais. De acordo com dados divulgados segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os beneficiários do Programa Bolsa Família receberam R$ 12,4 bilhões do governo federal entre janeiro e dezembro de 2009, 13,8% a mais do que em 2008. No ano passado, haviam sido investidos R$ 10,9 bilhões no programa.
Segundo o ministério, o reajuste de 10% nos valores do benefício a partir de setembro e a inclusão de mais 1,3 milhão de famílias no Bolsa Família durante o ano contribuíram para o crescimento do montante de verbas destinado para o principal programa social do governo. O ministério também repassou R$ 207,3 milhões para os municípios investirem nas ações locais do programa por meio do Índice de Gestão Descentralizada.
Segunda-feira, o governo deu sinais de que pretende manter no próximo ano a ampliação dos repasses para as políticas sociais. O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o governo decidiu aumentar de R$ 0,22 para R$ 0,30 o valor repassado por aluno aos municípios para a merenda e o transporte escolar em 2010. Haddad antecipou que o governo deve formalizar o reajuste quarta-feira. As estimativas inicias do governo são de que o reajuste signifique a necessidade de um aporte de R$ 1 bilhão a mais, em comparação com este ano, para a área.
Segundo Haddad, o custo da merenda escolar em 2009 para o governo federal foi de R$ 2,6 bilhões, enquanto o do transporte escolar foi de R$ 4,78 milhões. No modelo atual, o governo repassa aos municípios os recursos para a merenda escolar em toda a educação básica, enquanto no transporte escolar o benefício atinge o ensino rural do país e serve para o deslocamento dos alunos às escolas. Segundo o ministro, o aumento vai beneficiar 47 milhões de estudantes do ensino fundamental que contam com merenda escolar. Desse total, 6 milhões utilizam transporte pago pelo governo federal para frequentar as aulas.
A mudança nos valores, segundo Haddad, vai passar a valer já no início do período letivo de 2010. Segundo o ministro, até 2003, o governo federal repassava apenas R$ 0,09 centavos aos municípios para a merenda e o transporte escolar. Há seis anos o valor passou para R$ 0,22 centavos, chegando agora aos R$ 0,30.
O repasse já havia sido aumentado em 70% desde 2003 e, neste ano, também foi estendido aos alunos do ensino médio. Inicialmente, a ideia do governo era ampliar o repasse na merenda e no transporte escolar para R$ 0,35, mas a equipe econômica recomendou o reajuste menor para evitar maiores impactos aos cofres do governo.
Bolsa Família
Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Patrus Ananias, já havia prometido conceder o pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada – salário mínimo pago a pessoas com mais de 65 anos cuja renda per capita familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo – aos moradores de rua do país. O universo de novos beneficiários pode chegar a 60 mil, de acordo com os cálculos do governo.
A concessão dos benefícios ainda depende, no entanto, do esforço para o enquadramento dos moradores de rua nos pré-requisitos legais do Bolsa Família. O ministério estuda, por exemplo, promover mutirões para emissão de certidões de nascimento, um dos documentos exigidos pelo órgão para o pagamento do benefício.. Uma outra hipótese considerada seria permitir que os centros de assistência social sejam usados pela população de rua para comprovar residência.
Em geral, de acordo com o ministério, os valores transferidos a 12,3 milhões de famílias, que variam entre R$ 22 e R$ 200, são investidos em alimentação, material escolar, remédios e vestuário infantil. O programa exige a frequência escolar dos alunos beneficiários e o cumprimento da agenda de saúde, que envolve obrigações como a realização de exames e vacinações. (Com agências)
EL MUNDO - É SÓ ELOGIOS PARA O PRES. LULA
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva