sábado, 26 de dezembro de 2009

Dilma já empata tecnicamente com Serra nas "elites"

Copiado do Blog Os Amigos do Presidente Lula, que está em Minhas Notícias.
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva

Dilma já empata tecnicamente com Serra nas "elites"

Agora danou-se tudo para José Serra (PSDB/SP). É o pessoal das "elites" que estão "Dilmando".

Na pesquisa do Datafolha, para quem tem escolaridade superior, e também na faixa de renda mais alta, Dilma Rousseff já está tecnicamente empatada com José Serra.

Clique na imagem para aumentar



Dilma tem 29% e Serra tem 33%. A margem de erro é 2%. Então, é possivel que Dilma esteja com 31% (29% + 2%) e Serra também esteja com os mesmos 31% (33% - 2%).

Os números acima, são com Ciro Gomes concorrendo. Sem Ciro permanece a situação de empate: Serra 36%, Dilma 32%. Portanto Dilma pode estar com 34% e Serra também com 34%, no limite da margem de erro.

Empate até no "curral eleitoral" da elite

E agora, José? Como é que fica aquela estória de que o eleitorado de Lula (e, portanto, de Dilma) é o pessoal do Bolsa Família, e que a elite mais escolarizada votaria nos demo-tucanos?

Não é uma regra, mas geralmente a população mais escolarizada tem mais renda, mais tempo para acompanhar a política, e mais acesso à jornais, revistas, internet, e programas políticos de TV tarde da noite. Por isso já tem candidato com bastante antecedência.

Tirando a internet, essa imprensa, o PIG, é uma espécie de curral eleitoral demo-tucano de luxo.

Se a coisa ali já está praticamente empatada, imagine na hora em que o resto do povo que não está nem aí para as brigas políticas fora do período eleitoral, porque está satisfeito com o governo Lula, e tem confiança de que o Brasil está em boas mãos, se ligar nas eleições de 2010?

Dilma está com 25% entre os que tem ensino médio (contra 38% de Serra), e está com 21% entre os que só tiveram o ensino fundamental (contra 36%). São nestas faixas que Lula tem mais votos, e muitos ainda não declaram o voto em Dilma, porque ainda não a conhecem como a candidata de Lula.

Dilma empata também na faixa de renda alta

Na faixa dos ganham mais de 10 Salários Mínimos, Dilma atinge 35% contra 38% de Serra (quando Ciro não é candidato). Novamente em empate técnico.


Nas faixas de renda mais baixa, Dilma está com 23% a 26%. Novamente, são nestas faixas que Lula tem mais votos, e muitos ainda não declaram o voto em Dilma, porque ainda não a conhecem como a candidata de Lula.

Efeito pedra no lago

Os "especialistas" em pesquisas, que acreditam em "formadores de opinião", costumam chamar a classe A e a mais escolarizada como se fosse o centro do efeito pedra no lago. Ou seja, quando se joga uma pedra no lago forma-se uma onda no centro onde a pedra cai, que vai se espalhando pelo lago inteiro. Então, segundo estes "especialistas", o crescimento de Dilma na classe A e entre os mais escolarizados, seria uma tendência que espelharia por todas as classes.

A gente acha que o povo forma sua opinião olhando o governo e os políticos que são bons, tem trabalho para mostrar, são honestos e despertam confiança, para as pessoas e para o país. O povo não segue mais a cabeça da elite e da imprensa para formar sua opinião. Mas a turma demo-tucana das antigas, de Serra, FHC, Montenegro (do Ibope) ainda acreditam muito em "formadores de opinião" disseminando opinião da imprensa para a elite, e da elite para o povo.

Nenhum comentário: