domingo, 27 de dezembro de 2009

LULA, A ÁGUIA DE GENÉVE

Copiado do Blog de Antonio Barbosa Filho, que a partir de agora está em Meus Favoritos.
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva

LULA, A ÁGUIA DE GENÉVE

Postado por Antonio Barbosa Filho em 16 junho 2009 às 5:36
Enviar mensagem Exibir blog de Antonio Barbosa Filho

Consta da História que o grande intelectual baiano Rui Caetano Barbosa de Oliveira brilhou sobre todos os demais delegados à segunda Conferência Muncial da Paz, em Haia, na Holanda, em 1907. No seu retorno ao Rio de Janeiro foi aclamado por uma multidão, e a imprensa deu-lhe o título de "A Águia de Haia".
Aprendemos no primário que Rui Barbosa teria se dirigido à conferência (delegados dos 44 países então soberanos no planeta) e perguntado : "Em que língua os sres. querem que eu fale?" Só mesmo um gênio para desafiar tantos povos, os idiomas de toda a Terra!

Curioso, visitei a Corte Internacional de Haia (Den Haag, em holandês) e pude compulsar as atas publicadas e as anotações daquela célebre Assembléia. Foram três dias de pesquisa nos imensos volumes, mais a coleção de jornais, tudo muito gentilmente preparado pelo diretor da Biblioteca, que recebeu-me pessoalmente, e designou funcionários para me acompanhar e trazer-me o que eu solicitasse. Até cópias pude fazer, do que me interressava, ou seja, das interveções de Rui nos debates que se prolongaram por semanas.

(Devo esclarecer que para visitar aquela Biblioteca há que pedir por escrito, descrevendo um projeto de pesquisa. O diretor da instituição pensou que eu fosse descendente de Rui Barbosa, pelo sobrenome, e veio conversar comigo por isso também. Não fiz questão de esclarecê-lo a respeito).

Como esta história é um pouco longa, e apenas tem a ver com o título deste post, vou ao objetivo: o atual presidente do Brasil, sr. Luis Inácio Lula da Silva, acaba de ser aplaudido por seis vezes durante sua fala num importante conselho das Nações Unidas. Não se registra na História do Brasil uma aclamação igual a um representante do nosso país, salvo, talvez, algum artista ou cientista - jamais um político deste ou de outro século.
Lendo o discurso pronunciado por S. Excia. vamos encontrar uma peça oratória de rara oportunidade e clareza. Algo que ficará para a História, a do Brasil e a das Nações Unidas. Um momento de lucidez e de coragem, necessário ao mundo convulso de nossos dias.

Portanto, aceitando os reparos que os amigos possam fazer ao meu entusiasmo cívico, dou, modestamente, o título de Águia de Genebra (ou Genéve, como queiram) ao nosso conterrâneo, peão de fábrica, pernambucano, eleito e reeleito presidente do Brasil, sr. Luis Inácio Lula da Silva. Afinal, Rui foi aplaudido por delegados de apenas 44 países, e Lula por 160.

Os vídeos com o discurso de Lula na OIT podem ser vistos no You Tube, basta procurar President Lula da Silva.

Nenhum comentário: