segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A bolinha pegou no Serra pra valer



Tijolaço - 24/10/2010

Eu já ia fechar o vídeo, para comentar aqui que o programa de hoje à noite de Dilma havia sido muito bom, para uma noite de domingo, que encontra todo mundo cansado e relaxado, usando bem a manifestação de artistas e intelectuais, além de uma boa fala do Lula e o clima de festa das manifestações populares.

Aí, no final do programa, que reproduzo aí em cima, assisti à peça que encerra o programa. Assista, mas aguente que eu dê uma de chato e conte. É quando o compromisso assinado por Serra de não abandonar a prefeitura de São Paulo é amassado, transformado numa bolinha de papel e jogado no lixo.

Como, ao contrário da capanha, eu não tenho pesquisas e grupos de análise, só posso entender que o uso da imagem da bolinha de papel reflete o impacto negativo que a armação serrista – e global – causou na opinião pública. É uma imagem que, se em alguma coisa pudesse ser associado a algo desgastante para Dilma, jamais estaria sendo usada. Se é usada, é porque seu efeito é devastador sobre Serra.

E fiquei aqui, refletindo sobre a ironia de que a campanha serrista sempre contou – pela falta de propostas e projetos – com um acontecimento escandaloso que fosse a sua “bala de prata”.

E como o destino, caprichoso, talvez a tenha feito na forma suicida de uma bolinha de papel.
.

Nenhum comentário: