sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dilma sim: vamos falar das verdades que realmente fazem a diferença no dia-a-dia

Vou fazer um post com tópicos bem rápidos, falando de itens importantes de verdade pra população brasileira.

Primeiro, temos direitos trabalhistas assegurados por esse governo e no futuro governo Dilma, coisa que o PSDB sempre perseguiu. Serra na Constituinte teve desempenho abaixo da média e em diversos aspectos não defendeu os trabalhadores.

Fora isso, quando governante, Serra nunca abriu diálogo e soltou a polícia para agredir trabalhadores em seu direito de exigir direitos.

Portanto, que fique claro, a candidata do Partido dos Trabalhadores e o seu governo não tem esse nome por acaso: é o único governo nesse país que respeitou os trabalhadores e fez esse país ter muito mais oportunidades de trabalho, e continuará fazendo isso.

Votar na oposição é dar chance praquela onda de desemprego que assola praticamente todo o mundo "voltado para o mercado" venha para cá, para a alegria dos parceiros do "deus mercado" que são aliados da turma dos tucanos. Os que lucram com as crises, especulando. Esses, que deixaram de ser importantes como eram nos tempos dos tucanos, agora as pessoas que se destacam são as que ganham dinheiro trabalhando, e não especulando.

Nessa sequência, os neoliberais tucanos vão voltar a pregar que só cortando direitos dos trabalhadores que dá pra resolver isso, e vão pressionar pra acabar com o meu, o seu, os NOSSOS direitos. E se formos pras ruas, defender nossos DIREITOS, vão encher a gente de PORRADA, como fazem sempre, e fizeram quando a gente protestava quando estavam no poder vendendo nossas estatais a preço de banana.

Esqueça a Petrobras, o pré-sal, que com o governo Dilma terá seus recursos para educação, pra ciência e tecnologia: com a oposição, com os neoliberais aliados de Serra, o pré-sal iria de mão beijada para os "amigos" parceiros em negociatas obscuras da mesma forma que foi a Vale, as empresas do setor elétrico, as rodovias pedagiadas com valores absurdos (os paulistas bem sabem disso e somente 40% deles votaram em Serra, isso deve ter motivo).

Com Serra, a chance um Brasil melhor seria dada para grupos estrangeiros, ou seja, o futuro de nosso país jogado fora por interesse de uma elite egoísta.

Na saúde, seu plano de saúde e a indústria farmacêutica torcem fortemente pra vitória da oposição, pois voltarão a fazer o que bem entender, explodir preços de planos e de remédios, pois os programas de prevenção cessarão e voltarão a reinar os "mutirões" e a terceirização que são completamente precários e não garantem um atendimento decente pras pessoas.

A educação superior teve forte interiorização, melhora de qualidade e equipamentos nos cursos já existentes e muito investimento em ensino técnico (que os tucanos simplesmente proibiram de expandir em lei), pergunte a quem está na Baixada ou no interior do Estado, em todas as regiões do Rio surgiram novos campi, fora que a pesquisa nas universidades nunca recebeu tantos recursos e formou tantos mestres e doutores, elevando a qualidade da nossa pesquisa a níveis equivalentes aos da Suécia, que é organizadora do Prêmio Nobel! Há um planejamento e acompanhamento em todos os níveis e os professores ganharam um piso nacional, que só não é plenamente implantado porque os aliados de Serra impedem na justiça sua implantação, ou seja, mais uma vez Serra e seus aliados contra o direito dos trabalhadores! Fora que o DEM também é contra o PROUNI, que aumentou a chance de jovens sem condição de pagar uma faculdade poder fazê-la com bolsas.

Na Cultura, houve uma radical mudança: antes, cultura era pra uma elite de "sempre os mesmos", e era na base do financiamento, ou seja, só quem era lucro certo recebia recursos; agora, 2500 pontos de Cultura envolvem mais de 1 milhão de pessoas em atividades culturais em mais de 1100 municípios brasileiros, somente na Baixada Fluminense são mais de 50 desses grupos, preservando as mais variadas expressões culturais de todos os cantos desse enorme Brasil.

Na agricultura familiar, outra revolução: além do Luz para Todos, que levou de volta ao campo mais de 500 mil pessoas, as famílias receberam técnicas de cultivo e micro-financiamentos para beneficiar sua produção e aumentar sua renda; no Programa Mais Alimentos, o governo garante a aquisição dos alimentos produzidos pelos agricultores da região e usa na alimentação escolar. Com isso, várias cidades do interior tiveram completa transformação, marcada pelo abandono das mulas trocadas por motos, sinal claro de melhora na qualidade de vida dessas milhares de cidades.

Nas grandes cidades, nunca houve tantas oportunidades para os jovens, semelhante apenas com os anos 70: em diversas áreas, há mais oferta de trabalho do que a quantidade de jovens que se formam. O padrão de vida da classe média e da classe alta nunca esteve tão bom, os negócios nunca estiveram tão lucrativos, enormes regiões em decadência nas metrópoles há décadas reflorescem graças ao crescimento e dinamismo dado pela política deste governo.

Porém, o Brasil ainda precisa de mais desse modelo, ainda temos a desigualdade considerável (caiu, mas precisa cair mais), temos um país que redescobriu que é grande (coisa que os tucanos nos fizeram achar que não era mais possível) e só há um projeto capaz de garantir tudo isso, que é o projeto de Dilma, do PT e de seus partidos aliados!

No Rio, também, muita diferença!

Pra nós, cariocas, uma vitória da oposição seria uma verdadeira tragédia: Serra historicamente vota contra o Rio, tal como quando fez o ICMS sobre o petróleo sumir com bilhões da arrecadação de nosso estado; quando a bancada do PSDB e DEM, seus aliados, votou em massa CONTRA os royalties para o Rio de Janeiro; que no governo do PSDB no Estado, fez o mais nefasto programa de privatizações que faz com que tenhamos esse vergonhoso serviço de barcas, por exemplo, fora o governo federal da época que destruiu nossa indústria naval, esvaziou nossa economia e gerou aquele caos social que fazia do Rio uma verdadeira cidade em constante guerra civil, e que redescobre a paz através do PRONASCI, programa que só com Dilma continuará a existir, ou seja, as UPPs no Rio só estão garantidas com Dilma Presidente.

Por tudo isso, vote Dilma e não corra o risco de se arrepender depois. Se com Lula 80% aprova e com FHC apenas 15% aprovava, com Dilma a chance de seu governo ser bom é mais que 5 vezes maior que com Serra. Até porque Dilma diz a verdade, e Serra faz promessas mirabolantes e usa de artimanhas nefastas pra tentar enganar a todos. O povo não é mais bobo, e não cairá nessa!

É Dilma 13 pro Brasil seguir seu rumo de nação grande, democrática, justa e desenvolvida!

Nenhum comentário: