terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dilma também ganha o debate da Record

O Brasil tem cada coisa! O debate presidencial na Rede Record de Televisão é atrasado por causa do reality show A FAZENDA. Atraso superado, chega a hora. Dilma Rousseff é a primeira a perguntar: escolhe falar do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Serra, mais uma vez, não está bem: gagueja, dá voltas em círculos e não responde a pergunta. A candidata do PT elenca uma série de obras para “relembrar” Serra.

Agora é a vez de Serra. O assunto: banda larga. O tucano resolve criticar Dilma e quase não acaba a pergunta. Dilma separa “o joio do trigo”: banda larga é uma coisa, privatização da telefonia é outra completamente diferente. Há 67% de banda larga implantada no Brasil. Só não foi possível avançar mais com a banda larga, pois São Paulo não aderiu ao projeto.

O presidenciável do PSDB tanta atribuir rótulos a Dilma. Coisas como “Dilma tem desdém com o Nordeste”. Mentira Pura. Quem tem preconceito com os nordestinos, todos sabem, é José Serra. Serra fala de Erenice. Dilma traz à tona Paulo Preto.

O tema da vez, levantado por Dilma, é o PROUNI. A petista lembra que o DEM, da coligação de Serra, quis acabar com o PROUNI. Serra se explica mal. Fala que seu vice, Índio da Costa, foi um dos mais atuantes a favor do Ficha Limpa, mas Ficha Limpa nada tem a ver com o PROUNI. Serra não responde se DEM irá retirar a ação contra o PROUNI. Fica a dúvida.

Serra insiste que o apelido de Paulo Preto, alcunha do referido psdebista, é racista. Agora Serra lembra que a polícia Federal investiga. Dilma fala que a Polícia Civil de SP poderia investigar Paulo Preto por receptação de jóias roubadas.

O candidato Serra volta a falar do trololó, sua marca registrada. Dilma mostra como Paulo Preto é homem de confiança dos tucanos em projetos importantes do governo paulista, como o Rodoanel. Sobre saúde, Serra insiste nos mutirões, Dilma fala da Rede Cegonha, tratamento do Câncer e qualidade na gestão da saúde.

Segundo bloco: Petrobras e privatizações. Serra diz que PT privatizou mais que o PSDB. Dilma corrige: logo após a descoberta do Pré Sal, todos os leilões foram cancelados. A petista fala da entrevista do tucano Luís Paulo Velloso Lucas na Folha de S. Paulo sobre privatizar o petróleo. Serra é um enrolador. Ele se enrola para explicar as diferenças de modelos tucanos e petistas. Dilma explica claramente as diferenças. O dinheiro do Pré Sal vai garantir a erradicação da pobreza, investimentos em saúde, educação e meio ambiente.

Emprego é o assunto pautado por Dilma. 15 milhões de Lula e Dilma contra 5 milhões de Serra e FCH. Dilma exige uma explicação clara de Serra. Ele foge pela tangente e volta para a pergunta anterior. Já que o assunto é Petrobras, Dilma fala da Petrobrax. Dilma afirma que está no partido errado, pois o PSDB é contra tudo aquilo que Serra agora diz defender. Para chegar à Presidência, Serra passa por cima de Alexandre machado, amigo do tucano e idealizador do nome Petrobrax. A pergunta sobre os 15 milhões de empregos fica mais uma vez para outro dia.

Sobre segurança, Dilma afirma que é uma das suas primeiras prioridades. Fala de requalificação das polícias, das UPPs e o aumento do número de presídios de segurança máxima. Na tréplica, Dilma lamenta que o PCC comande o crime a partir dos presídios paulistas.

O assunto muda para meio ambiente. Dilma pergunta sobre os projetos de Serra. Ele volta para a pergunta anterior e nega que ridicularizou e menosprezou a tecnologia de fronteira, mas chama de novo o avião não-tripulado de disco voador. Ele se contradiz em poucos segundos. Voltando ao meio ambiente, Serra fala sobre o que fez no governo do Estado de São Paulo. Não foi isso que Dilma perguntou. A petista fala dos recordes em queda de desmatamento do governo Lula.

Último bloco: Serra traz a baila o tema do MST. Tenta fingir que não tem preconceito ao movimento. Leva um pito de Dilma, que diz: “não se ganha um debate com desdém e nem se governa com desdém”. Dilma se coloca a favor da reforma agrária brasileira e lembra que o governo Lula foi o que mais assentou. A candidata de Lula lembra que as invasões do MST diminuíram no governo petista, pois movimentos sociais não são tratados com violência.

Na última pergunta, Dilma questiona sobre a política de emprego dos tucanos. Parecia que Serra iria responder, mas mudou o assunto de novo e escapou dessa. A candidata de Lula lembra que o país de hoje não é o mesmo do passado. Hoje discute-se taxas de crescimento em torno de 7% ou 8%. Serra afirma que melhorou a fiscalização sobre o emprego formal. Se isso fosse verdade, o PIB não cresceria como cresce. Serra mente.

Acaba o debate. A bolinha de papel nem entrou na agenda. Agora o sonho está próximo. A militância precisa trabalhar com calma. Domingo já está aí.

2 comentários:

Frann disse...

Quero aqui parabenizar a nossa candidata pelo excelente desempenho no debate da Record quando demonstrou para todo o país o seu conhecimento e preparo para conduzir os destinos da nossa Pátria.De forma impecável com postura de estadista não se deixou influenciar em momento algum pelas insinuações e provocações da 'velha raposa'tukana.Quem assitiu não tem mais dúvidas de que DILMA será a primeira MULHER presidente do Brasil!

Anônimo disse...

Acredito que a opinião de cada pessoa deve ser respeitada, porém quando falamos em política é difícil julgar e acreditar. Percebo que o autor, com um amplo conhecimento de causa, puxa para o lado da candidata do PT. Mas em se tratando de promessas eu estou desacreditado, pois se todas as promessas fossem cumpridas, de todos os candidatos, com certeza no Brasil não teríamos pobreza, analfabetismo, falta de esgoto e saneamento, enfim inúmeras coisas. Para minha felicidade as eleições estão na reta final e na próxima semana muitas pessoas estarão tristes porque perderam esta eleição e muitas felizes porque poderão colocar em prática seu plano de governo. Independentemente do vencedor quem deve ganhar é o povo brasileiro.