quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Em São Paulo, juristas e intelectuais lançam manifesto de apoio a Dilma

Cerca de mil pessoas acompanharam o lançamento do manifesto de apoio à candidatura de Dilma Rousseff, no TUCA/PUC-SP.

Por André Rossi
[20 de outubro de 2010 - 02h40]
André Rossi
Militância esteve presente no ato de apoio a candidatura Dilma. Cerca de mil pessoas formaram a plateia.
Por volta das 18h15 desta terça-feira as escadarias do TUCA, lendário teatro da PUC-SP, palco da resistência contra o regime militar, estavam movimentadas, mas não repletas. A militância partidária de PT e PMDB estavam presentes, com faixas, bandeiras e materiais de campanha. Havia também representantes dos movimentos sociais, como o MST, que horas mais tarde aumentou com a chegada de outros companheiros na luta pela distribuição da terra. Estudantes e professores também compareceram, além de juristas, jornalistas, economistas, sociólogos...

No auditório, a movimentação era grande. Ao som de sambas de Chico Buarque, os presentes disputavam assentos para assistir ao lançamento do manifesto de intelectuais e juristas de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. No palco, várias cadeiras e uma bancada, que seriam ocupadas por personalidades da coligação “Para o Brasil Seguir Mudando” e por professores e intelectuais.

Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da justiça de Lula, entre 2003 e 2007, foi o primeiro grande nome a chegar ao TUCA. Acompanhado de seu assessor, ele atendeu aos jornalistas rapidamente e ressaltou a importância do ato. “Esse encontro serve como mobilização da militância na reta final da campanha. Aqui é um lugar onde nós temos sempre um grande suporte. Já fizemos celebrações memoráveis para o presidente Lula e agora nós vamos fazer uma para a Dilma”, ressaltou.

Bastos parecia prever um evento que ficará na memória. Após a chegada de todos os representantes, o ato teve início. Chamada ao palanque, a deputada federal Luiza Erundina fez um discurso emocionante, em que ressaltou a importância da eleição de Dilma para a democracia de gêneros na política brasileira. “Eleger Dilma, e homenagear todas as bravas mulheres que lutaram pela igualdade no nosso país. É abrir espaço para as mulheres no poder e olhar pelos excluídos do país. É continuar uma revolução política que começou com um operário que hoje é presidente”, bradou, para ser ovacionada pelos aproximadamente mil espectadores, já no auditório totalmente tomado.

Frei Betto também discursou. O frade falou sobre os rumos preconceituosos da campanha da direita e da convicção na continuação do projeto democrático brasileiro. “Lamento que nessa campanha temas importantes, mas não prioritários tenham se destacado, como o da religião. Bispos panfletários disseram muitas mentiras a respeito da Dilma. Não é a verdade e sim a opinião particular deles. Depois de anos de neoliberalismo, eleger Dilma é fundamental para consolidar a reforma democrática do país”, disse. Frei Betto também falou sobre a questão do aborto, levantado pela candidatura adversária como tema chave nessas eleições. “A Lei do Aborto não impede o aborto. O que impede é política social de saúde pública, onde as mães possam ter condições de gerar e criar seus filhos”, acrescentou.

No encerramento do ato, por volta das 22h, foi entregue a Michel Temer, candidato a vice-presidente da República, o manifesto dos juristas e intelectuais de apoio a candidatura Dilma. Depois disso, o público cantou em coro “Olé, olá, Dilma” e “Dilma, guerreira da pátria brasileira” ao ver o pronunciamento, em vídeo, da candidata, que agradeceu a participação de cada um dos presentes e ressaltou que agora é a hora da arrancada para a vitória.

Veja as fotos do ato no Facebook da Revista Fórum! http://www.facebook.com/#!/pages/Revista-Forum/135536083145232

Nenhum comentário: