“São pequenas”, diz FHC
João Villaverde | VALOR
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acredita que o candidato de seu partido, o PSDB, à Presidência da República, José Serra, tem “pequenas chances de ser eleito”. A afirmação foi feita ontem, minutos antes de palestra do analista econômico Martin Wolf, convidado do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC).
O Valor acompanhou conversa entre o ex-presidente e Wolf, em que este perguntou sobre o resultado das eleições realizadas no domingo. “Estou no Brasil desde sábado, e cheguei aguardando a eleição da candidata do presidente Lula, então fiquei surpreso com a realização de segundo turno. Quais são as chances do candidato Serra ser eleito?”, perguntou. “As chances são pequenas”, respondeu FHC. Para o ex-presidente, as chances de Serra estão assentadas na articulação que fará com o ex-governador e senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).
A candidata do governo, Dilma Rousseff (PT), obteve 16,2 pontos percentuais mais votos que Serra no Estado, governado por Aécio desde 2003, e onde, no domingo, também foi eleito Antônio Anastasia (PSDB) como novo governador. “A onda verde foi um dos principais fatores [para levar a disputa ao segundo turno], mas Marina [Silva, candidata do PV à Presidência] funcionou mais como terceira via mesmo”, disse o ex-presidente, quando perguntado se Marina Silva, terceira colocada nas eleições, poderia ser a saída para alavancar votos para Serra.
Postado por Luis FavreComentários Tags: 2010, Fernando Henrique Cardoso, FHC, José Serra, PSDB, Tucanos
Do Blog do Favre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário