quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FHC manda recado a Serra, via Merval

A fábula do "quem vai colocar o guizo no pescoço do gato". A metáfora sobre ter sido FHC é de Merval, não minha.
O acadêmico Merval Pereira, o homem que debate a candidatura Aécio Neves nos cafés de Paris - que seria o seu interlocutor? – é portador de um longo bilhete de Fernando Henrique Cardoso, publicado em sua coluna em O Globo.
O recado é, porem, bem direto.
Avisa a Serra que ele tem “horizonte limitado”: a Prefeitura de São Paulo, e não a Presidência.
“Se Serra se convencer de que seu sonho de disputar pela terceira vez a Presidência da República não passa disso, e cair na realidade, ele terá uma disputa difícil, mas viável, para encerrar sua carreira(…)”
Direta também é a advertência:
“Caso fique de fora, tentando ainda impor seu nome a um partido que já se definiu pela busca de alternativa nova representada pelo senador mineiro Aécio Neves, correrá o risco de se frustrar ou de, se sair vencedor de uma disputa sangrenta, não ter mais uma vez o partido a seu lado, inviabilizando uma eventual vitória.”

Loas, só a FHC, o homem que “colocou o guizo no gato” , ao estabelecer que Aécio é o candidato a Presidente e que, generoso, ainda serviu um “sossega, leão” ao próprio Serra, segundo Merval, “obrigando-o a lidar melhor com a realidade que o cerca”.
Que tratamento gentil ao homem que queria ser rei, não é?
Foram-se os amigos, não é senhor Serra? E essa turma aí não joga bolinhas de papel, não.  Veja que praga de urubu tucano o acadêmico lhe roga:
“Se insistir em permanecer à espera de mudança do quadro político que o favoreça a longo prazo, pode ficar exposto a ter que terminar a vida pública como senador, na hipótese não tão certa assim de ser eleito em 2014″.
Nem senador? Será que isso teria a var com as informações do “A privataria tucana”. Sabe como é, Merval pode ter ouvidos boatos sobre isso nos cafés de Paris, nunca se sabe…

Também do Blog TIJOLAÇO.COM





Nenhum comentário: