domingo, 28 de dezembro de 2008

Brasil está preparado e TEM COMANDO PARA ENFRENTAR A CRISE, diz LULA à naçao.


Copiado na íntegra do Grupo Beatrice, que está em minhas Últimas Notícias e em meus Favoritos.

Acessem este Blog.
Sábado, Dezembro 27, 2008

Brasil está preparado e tem comando para enfrentar a crise, diz Lula à nação

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a crise internacional não assusta o Brasil.
Ele reafirmou que o país está preparado para enfrentar as turbulências e vai continuar crescendo no próximo ano. "Quero dizer, com toda a serenidade, que a crise não nos assusta.
O país está preparado e tem comando. Seguiremos acompanhando com lupa a situação da economia, 24 horas por dia. O que tiver que ser feito será feito. No tempo certo e na dose adequada. E sempre dialogando com o país", disse na mensagem de Natal, que durou oito minutos.
Clique aqui para ler a íntegra do pronunciamento e aqui para ouvir
Lula afirmou que o conjunto de políticas públicas adotadas por seu governo nos últimos seis anos foram fundamentais para preparar o Brasil – como o controle da inflação, a redução da dívida pública, a diversificação dos produtos de exportação, o crescimento das reservas internacionais para US$ 201 bilhões, o aumento no número de empregos com carteira assinada, a criação de um mercado interno de consumo e a quitação das dívidas com FMI e Clube de Paris.
O presidente também lembrou as medidas adotadas nas últimas semanas, como a redução de impostos para estimular o consumo, o reforço no caixa dos bancos estatais e os estímulos ao setor produtivo."Esses avanços estão permitindo ao Brasil enfrentar com firmeza e serenidade o atual momento", garantiu Lula.
O presidente voltou a responsabilizar os países ricos pelo crise financeira mundial. "Esta crise, que afeta todo o mundo, foi provocada pela falta de controle do sistema financeiro nos países mais ricos. Em vez de cumprirem seu papel na economia, financiando o setor produtivo, os bancos viraram um grande cassino.
A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades, e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos", disse o presidente da República. "Aqui no Brasil não tivemos este tipo de crise. Nosso sistema bancário estava e está saudável. Nossa economia, arrumada e organizada vem crescendo a taxas robustas, as maiores dos últimos 30 anos", garantiu Lula em seu pronunciamento à Nação.
ConsumoO presidente voltou a pedir que o brasileiro compre para que a "roda da economia" continue girando. Ele afirmou que, ao consumir, o cidadão garante a produção da indústria, as vendas no comércio e a manutenção de empregos. "Não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o 13º e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro", disse Lula. "Quando você e sua família compram um bem, não estão só realizando um sonho. Estão também contribuindo para manter a roda da economia girando. E isso é bom para todos", acrescentou. Lula fez ainda apelo para os empresários seguirem investindo, os trabalhadores defenderem os postos de trabalho e ao setor financeiro que reduza os juros, "que estão muito altos".
InvestimentoO presidente garantiu serão mantidos os investimentos do governo. Segundo Lula, não haverá cortes."O governo manterá todos os investimentos previstos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e nos programas sociais. Em hipótese alguma haverá cortes nos investimentos governamentais. Porque eles são decisivos para o Brasil enfrentar a crise e sair dela mais reforçado", afirmou.
Pré-SalLula anunciou ainda está confirmado o início da exploração da reservas de petróleo do pré-sal em 2009, mesmo com a crise financeira mundial. Lula pediu que a população acredite na capacidade do país de enfrentar as turbulências. "Posso assegurar que o Brasil não só vencerá a crise, como sairá dela mais forte. Temos todas as condições para isso. Em 2009, vamos começar a explorar as imensas reservas do pré-sal. Com isso, o Brasil passará a ser um dos grandes produtores de petróleo do mundo. Estamos todos no mesmo barco. E, se remarmos juntos na mesma direção, venceremos as turbulências e prosseguiremos na rota do crescimento. Só depende de nós", afirmou Lula.
+++
postado por Grupo Beatrice @ 9:06 PM

Nenhum comentário: