Copiado do Blog Sr.Com, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.
Visitem este Blog.
Saraiva
Joelhaços amigos nos empresários.
Antes de começar o festival de joelhaços é necessário você analisar e entender as diferenças que existem entre um empresário ou administrador e um dono da empresa, ou com um comerciante, ou com um herdeiro.
Acho que não há necessidade de entrar muito em detalhes, mas o empresário mesmo é, antes de mais nada, um empreendedor. Portanto, o título desta matéria está errado. Os joelhaços não são dirigidos aos verdadeiros empresários, mas sim, aos que pensam que são.
Os donos de empresa, na sua maioria, dividem-se em dois grupos: os ignorantes com soberba e os ignorantes com humildade. Dependendo da negociação, eles trocam de lado. Sempre é bom esclarecer que ignorante não é sinônimo de burro, é a pessoa que ainda ignora muitas coisas da vida. Alguns são muito inteligentes, mas usam suas inteligências estupidamente.
Nesses dois grupos encontramos os mal educados (grossos mesmo!) e os educados (fingem que entendem as explicações que damos).
Usam quase sempre a explicação de que falta dinheiro para adotarem alguma inovação. Além de não perceberam os benefícios da inovação, também não entenderam que falta de dinheiro é conseqüência, não é a causa. Assim vão tocando seus negócios até o fim. Deles ou dos negócios.
Outra característica marcante é que se consideram bons doutores em tudo: arquitetura, administração, finanças, planejamento, marketing, vendas, propaganda, design etc.
Acredite: houve um que me mandou conversar sobre marketing e comunicação com o seu departamento de compras... E explicou cheio de segurança que chaveiro, camiseta, boné, essas coisas, era com a dona Givanilda (que eu apelidei de Gengivanilda, pois seu sorriso parecia uma fatia de melancia).
Mas, apesar dessa zorra, são essas empresas que garantem a maior parte dos empregos no Brasil! Portanto, só nos resta rezar para que errem o mínimo possível.
Comentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário