Copiado do Blog DESABAFO BRASIL, do amigo Daniel Pearl, que está em Minhas Notícias.
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Saraiva
Desafios da refinaria de Pernambuco
A refinaria de Pernambuco irá processar 230 mil barris de petróleo por dia a partir de 2011. Os estudos para a escolha do local levaram em consideração a proximidade do Complexo de Suape e infra-estruturar portuária existente. Um dos grandes desafios para sua construção, na fase de terraplanagem, é o tipo de solo da região. Parte dele é expansivo, ou seja, com grande variação de volume e mobilidade, por isso mais difícil de se trabalhar. Somente após o início da obra verificou se que a quantidade era maior que a prevista. A Petrobras, então, reviu as técnicas utilizadas,buscando otimizar custos. Ainda assim, houve impacto no valor inicial. Soma-se a isso fatores como estação de chuvas e espe- cificidades para implantação de uma refinaria. No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) utilizou em sua auditoria os mesmos parâmetros usados para construção de estradas.
São critérios que a Petrobras entende que não se aplicam à terraplanagem de uma refinaria, obra muito mais complexa e com especificidades muito diferentes das de uma rodovia. Esses parâmetros requerem adaptações...
.A Petrobras reafirma que não houve sobrepreço ou super faturamento na sobras e já encaminhou documentos ao TCU que contestam a acusação.
A Petrobras também esclarece que nunca houve obstrução à fiscalização ou sonegação de documentos como noticiado. Todas as informações eventualmente não fornecidas se referiam a licitações ainda em andamento. Como não havia definição da melhor proposta, não foi possível atender a solicitação dos auditores no momento em que as solicitações foram feitas.
Obras seguem critérios internacionais
Os custos da obras estão de acordo com critérios internacionais. Segundo a The Association for the Advancement of Cost Engeneering (AACEI), que é referência mundial em estimativas de custos de projetos de engenharia, os custos para obras de terraplanagem podem variar de -15% a +20% em relação ao inicialmente projetado. Ou seja, a variação dos custos da obra de terraplanagem está dentro da faixa aceita internacionalmente.
Postado por DANIEL PEARL
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Desafios da refinaria de Pernambuco
A refinaria de Pernambuco irá processar 230 mil barris de petróleo por dia a partir de 2011. Os estudos para a escolha do local levaram em consideração a proximidade do Complexo de Suape e infra-estruturar portuária existente. Um dos grandes desafios para sua construção, na fase de terraplanagem, é o tipo de solo da região. Parte dele é expansivo, ou seja, com grande variação de volume e mobilidade, por isso mais difícil de se trabalhar. Somente após o início da obra verificou se que a quantidade era maior que a prevista. A Petrobras, então, reviu as técnicas utilizadas,buscando otimizar custos. Ainda assim, houve impacto no valor inicial. Soma-se a isso fatores como estação de chuvas e espe- cificidades para implantação de uma refinaria. No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) utilizou em sua auditoria os mesmos parâmetros usados para construção de estradas.
São critérios que a Petrobras entende que não se aplicam à terraplanagem de uma refinaria, obra muito mais complexa e com especificidades muito diferentes das de uma rodovia. Esses parâmetros requerem adaptações...
.A Petrobras reafirma que não houve sobrepreço ou super faturamento na sobras e já encaminhou documentos ao TCU que contestam a acusação.
A Petrobras também esclarece que nunca houve obstrução à fiscalização ou sonegação de documentos como noticiado. Todas as informações eventualmente não fornecidas se referiam a licitações ainda em andamento. Como não havia definição da melhor proposta, não foi possível atender a solicitação dos auditores no momento em que as solicitações foram feitas.
Obras seguem critérios internacionais
Os custos da obras estão de acordo com critérios internacionais. Segundo a The Association for the Advancement of Cost Engeneering (AACEI), que é referência mundial em estimativas de custos de projetos de engenharia, os custos para obras de terraplanagem podem variar de -15% a +20% em relação ao inicialmente projetado. Ou seja, a variação dos custos da obra de terraplanagem está dentro da faixa aceita internacionalmente.
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