quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lula se reúne com delegação brasileira na reta final da Conferência do Clima

Foto: Ricardo Stuckert/PR Zoom Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff durante café da manhã com a delegação brasileira em Copenhague

Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff durante café da manhã com a delegação brasileira em Copenhague

Da Redação, com Agência Brasil

brasil@eband.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a manhã desta quarta-feira reunido em Copenhague, Dinamarca, com os integrantes da delegação brasileira na COP-15 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) para acertar a tática que será adotada na reta final do evento. O fim do encontro, com a presença de mais de cem chefes de Estado, acontece esta sexta-feira (18).

O Brasil é um dos países que lideram as articulações do G77 – grupo de nações pobres e em desenvolvimento – para tentar fechar um acordo que prorrogue até 2020 o Protocolo de Kyoto. O tratado impõe aos países ricos a responsabilidade pelas emissões históricas de gases de efeito estufa.

Os negociadores brasileiros que saíram da primeira reunião do dia com Lula admitiram que a última e decisiva etapa da conferência começa no mais absoluto impasse. “Nessa noite eu não dormi. Passamos a madrugada trabalhando, mas até o momento tivemos poucos avanços”, lamentou o embaixador Luís Alberto Figueiredo, negociador-chefe do Brasil em Copenhague.

Neste momento, o presidente está reunido com quatro governadores de Estados da Região Norte (Acre, Amazonas, Pará e Tocantins), além de José Serra, de São Paulo.

Flexibilidade

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, reiterou que ainda é preciso avançar muito e destacou a importância de os países ricos flexibilizarem as atuais posições para que se chegue a um entendimento. “Disposição há. O que precisamos saber é se existe vontade política”, afirmou.

Ainda nesta quarta-feira Lula se reúne com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. O pronunciamento do brasileiro na conferência está previsto para a tarde de quinta-feira. Hoje, Lula passará o dia em reuniões no hotel onde está hospedado em Copenhague e deverá ter reuniões com delegações de diferentes países ao longo do dia, entre eles Maldivas e Suriname.

Um comentário:

Sônia Pachelle disse...

Eu acho que o Lula passeia demais, poderia mandar um ministro de Meio Ambiente, e ficar aqui trabalhando. Será que ele sabe que os aposentados não tem dinheiro para um Natal digno, nem seguer para um café da manhã que ele toma no Distrito Federal? Me poupe Lula, presta atenção. Primeiro o senhor tem que botar ordem na poluição do nosso país, e na poluição do Senado. Para de jogar lixo debaixo do tapete. Vem aqui cuidar do seu país, dos pobres, dos esquecidos, dos miseráveis.

Abraços.