sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Blogueira cubana agente da CIA?



Copiado do Blog COM TEXTO LIVRE, do José Carlos, que está em Meus Favoritos.
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva

Blogueira cubana agente da CIA?
Yoani Sánches - Resumo
Para quem tem pouco tempo, resolvi fazer um resumo dos posts sobre Yoana Sánches. Acompanhe aqui:
As contradições da blogueira
Em 7 de novembro de 2009, a mídia ocidental dedicou amplos espaços para a blogueira cubana Yoani Sánchez. A notícia procedente de Havana sobre o conflito entre a dissidente e as autoridades cubanas correu o mundo.
Sanchéz contou detalhadamente sua desventura em seu blog e na imprensa. Afirmou que havia sido presa numa tarde em estava em companhia de três amigos, por três robustos desconhecidos e que teria recebido golpes, gritos e insultos.
O relato de Yoani Sánches são terríveis e despertam imediatamente a simpatia e compreensão dos leitores para com a vítima. Ainda assim, é inevitável assinalar algumas contradições que lançam uma sombra sobre a credibilidade de tal relato. Acompanhe aqui o texto na íntegra.
O fenômeno Yoani Sánchez
Yoani Maria Sánchez Cordero é uma habaneira nascida em 1975, aparentemente graduada em Filosofia desde 2000, conforme anuncia em seu blog. Existe uma dúvida ao respeito, pois durante sua permanência na Suiça dois anos depois, quando registrou-se com as autoridades consulares, declarou nível pré-universitário, como demonstram os arquivos do consulado de Cuba, em Berna.
Assim, depois de trabalhar na área editorial e dar cursos de espanhol à turistas, decidio abandonar o país em companhia de sua filho. Em 26 de agosto de 2002, depois de se casar com um alemão chamado Karl G., emigrou para a Suiça com uma "permissão de viajar ao exterior" válido para onze meses, tendo em vista o "desencanto e a asfixia econômica" que reinava em Cuba.
Na Suiça, Sánchez teve enormes dificuldades para encontrar um trabalho e viver decentemente. Desesperada, decidiu regressar ao país e explicar disso às autoridades. Segundo estas, Sánchez havia suplicado chorando aos serviços de imigração, que lhe concedessem uma dispensa excepcional "para anular seu estatuto migratório", e a concederam.
Se Yoani Sánchez estava morando na Suiça, país de primeiro mundo, por que quis então voltar para a Ilha, um lugar que tanto critica? Saiba mais lendo aqui o texto na íntegra.
A "ciberdissidência"
Como pode Yoani Sánchez conectar-se à Internet em Cuba, enquanto a mídia ocidental não se cansa de repetir que não há acesso em Cuba?
De onde vem o dinheiro que lhe permite viver uma vida luxuosa, que nenhum outro cubano se pode permitir, quando oficialmente não dispõem de nenhuma fonte de renda?
Quem se encontra por trás do blog de Sánchez, cujo servidor está localizado na Alemanha, na empresa Cronos AG Regensburg, (que também hospeda sites de extrema direita), e registrado em nome de Josef Biechele?
Também descobriu-se que Sánchez fez o registro de seu domínio através da empresa americana GoDady, cuja principal característica é o anonimato. O Pentágono também a usa para registrar sites com toda a discrição necessária.
Como Yoani Sánchez, uma blogueira cubana que vive em Cuba, pode registrar seu site numa empresa americana, quando a legislação sobre as sanções econômicas formalmente proibe?
Por outro lado, o site "Generación Y" de Yoani Sánchez é extremamente sofisticado, com entradas para Facebook e Twitter. Além disso, recebe 14 milhões de visitas ao mês e é o único que está disponível em, pelo menos, 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polonês, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo, as Nações Unidas, o Banco Mundial, o FMI, a OCDE ou a União Européia, dispõe de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem a CIA dispõem de semelhante variedade.
Outro aspecto surpreendente: O site que hospeda o blog de Sánchez dispõe de uma largura de banda que é 60 vezes superior ao que dispõe Cuba par todos seus usuários de Internet.
Outras perguntas surgem inevitavelmente a respeito:
As respostas para essas e outras perguntas, você pode ler aqui.
A blogueira do império
Porque Obama respondeu a entrevista de Yoani e não respondeu o questionário enviado por estudantes de jornalismo de Cuba? Leia aqui.
Postado por zcarlos às 7:29:00 PM 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: , ,

Um comentário:

zcarlos disse...

Caro Saraiva,
Obrigado por reproduzir o post do Com Texto Livre.
É assim que funciona a globosfera, reproduzindo e comentando assunto de interesse.
É por esta razão que o PiG tanto critica o projeto de expansão da banda larga no Brasil, pois sabe o que acontecerá.
Acompanho regularmente o seu trabalho e o parabenizo por isso.
Um grande abraço

zcarlos

PS: Não esqueça de colaborar no projeto do Marco Civil da Internet no Brasil. Creio que vc tem muitas e importantes contribuições para fazer. (No meu blog tem um post a respeito, caso vc ainda não tenha visto).