sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Copa 2010: Vejam todos os grupos e os perfis das 32 seleções


Também copiado do R7, que está em Meus Favoritos.
Visitem este Site.
Saraiva


Vejam todos os grupos e os perfis das 32 seleções



Confira os grupos da Copa do Mundo de 2010 e conheça as 32 seleções que vão disputar o Mundial da África do Sul a partir do dia 11 de junho. O Brasil estreia dia 15, contra a Coreia do Norte.

Grupo A
África do Sul
Participações em Copas do Mundo: 2Comandada novamente pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, a África do Sul se classificou diretamente para a Copa do Mundo por ser o país-sede. Entretanto, uma série de resultados negativos nos anos anteriores ao Mundial colocam em dúvida uma boa participação dos Bafana Bafana (apelido da seleção sul-africana). Mesmo com a ida às semifinais da Copa das Confederações, quando o time fez uma partida muito dura contra o Brasil, a insatisfação é geral no país.Destaque: Bernard Parker, do Twente (Holanda)
MéxicoParticipações em copas do mundo: 13Os mexicanos deram indícios de que poderiam ficar de fora da Copa do Mundo no início da última fase das eliminatórias da Concacaf. Sob o comando do técnico sueco Sven-Goran Eriksson, a seleção não foi bem. O time só engrenou quando ele foi substituído pelo ex-jogador Javier Aguirre. Na Copa-2010, o objetivo é chegar às quartas de final, o que só aconteceu nos dois mundiais em que sediou, em 1970 e 1986.Destaque: Rafa Marques, zagueiro/volante do Barcelona
UruguaiParticipações em copas do mundo: 11Títulos mundiais: 2 (1930 e 1950)A seleção uruguaia não consegue chegar a uma Copa do Mundo de maneira direta desde 1990. De lá para cá, só disputou o Mundial em 2002, depois de vencer a Austrália na repescagem. Limitado tecnicamente, o time vive dos bons momentos do zagueiro Diego Lugano, ex-São Paulo, e dos gols do atacante Diego Forlán, destaque do time. Os uruguaios venceram a Costa Rica na repescagem das eliminatórias.Destaque: Diego Forlán, atacante do Atlético de Madrid
FrançaParticipações em Copas do Mundo: 12Títulos: 1 (1998)Vice-campeã mundial em 2006, a França perdeu o seu principal jogador, Zinedine Zidane, que se aposentou. Isso, além do envelhecimento da seleção, ajudou o time a conseguir apenas uma vaga na repescagem europeia, após ficar atrás da Sérvia nas eliminatórias do continente. Na repescagem, venceu a Irlanda graças a um gol polêmico originado por um cruzamento do veterano Thierry Henry, que segurou a bola com a mão antes de tocá-la. Dos medalhões franceses, apenas Henry ainda é titular, e espera-se que o técnico Raymond Domenech use na Copa do Mundo os jovens talentos Lassana Diarra, Karim Benzema, Samir Nasri e Jérémy Toulalan.Destaque: Thierry Henry, do Barcelona (Espanha)

Grupo B
Argentina
Participações em copas do mundo: 14Títulos mundiais: 2 (1978 e 1986)A atual fase argentina é bastante conturbada. Após o pedido de demissão do técnico Alfio Basile em 2008, a federação de futebol do país surpreendeu o mundo ao escolher o ex-craque Diego Maradona para a função. No começo de 2009, Juán Román Riquelme, um dos principais jogadores do país, decidiu deixar de defender a seleção do país por conta de desavenças com o técnico. Após fraca campanha durante a maior parte das eliminatórias, incluindo uma goleada sofrida para a Bolívia por 6 a 1, a seleção argentina se classificou com dificuldades, na quarta colocação, e Maradona ainda não sabe se vai ser mantido no cargo.Destaque: Lionel Messi, atacante do Barcelona
NigériaParticipações em copas do mundo: 2A seleção nigeriana foi a sensação da primeira fase da Copa do Mundo da França, em 1998, mas caiu após uma goleada para a Dinamarca nas oitavas de final por 4 a 1. Aquele time tinha grandes jogadores como Kanu, West e Iekini. Para o Mundial africano, os nigerianos contam com um time bem mais modesto, liderados pelo veteraníssimo Nwankwo Kanu.Destaque: Mikel John Obi, do Chelsea.
Coreia do SulParticipações em Copas do Mundo: 7País asiático com maior tradição em Copas do Mundo, classificou-se para o seu sétimo Mundial consecutivo e já foi semifinalista em 2002, quando jogou em casa. Em 2006, no entanto, não conseguiu passar da primeira fase. Nas eliminatórias, o time classificou-se com facilidade, mas busca um bom resultado na África do Sul para provar que o quarto lugar obtido há duas Copas não ocorreu apenas por jogar em casa e ter sido favorecido pela arbitragem.Destaque: Ji-Sung Park, meia do Manchester United (Inglaterra)
GréciaParticipações em Copas do Mundo: 1Campeã da Eurocopa em 2004, a equipe grega nunca mais repetiu o mesmo sucesso. A surpresa de cinco anos atrás foi enorme, mas o país mostrou que o título foi mais um acaso do que uma evolução. Na Euro-08, o time foi eliminado na primeira fase, com três derrotas em três partidas. Nas eliminatórias, a equipe pegou um grupo fácil, com a Suíça como principal adversária, e não conseguiu a classificação direta. Venceu a Ucrânia na repescagem.Destaque: Theofanis Gekas, atacante do Portsmouth (Inglaterra)

Grupo C
Inglaterra
Participações em Copas do Mundo: 12Títulos: 1 (1966)Classificada com facilidade para a Copa, a Inglaterra tenta quebrar um jejum de 44 anos sem título. Nas eliminatórias, venceu o grupo que tinha também Ucrânia e Croácia. No último Mundial, na Alemanha-06, a seleção inglesa chegou com boas chances, mas em nenhum momento apresentou um futebol atraente e foi eliminada nas quartas de final, nos pênaltis, por Portugal. Apesar de ter uma defesa sólida, aposta na força do meio-campo e ataque, com Steven Gerrard, Frank Lampard e Wayne Rooney.Destaque: Steven Gerrard, meia do Liverpool (Inglaterra)
EUAParticipações em copas do mundo: 8Desde 1990 presente sem interrupção na Copa do Mundo, os Estados Unidos têm dado cada vez mais trabalho aos adversários nos mundiais. Na última edição, na Alemanha-06, empataram com a Itália, que viria a ser campeã, e por pouco não passaram à fase seguinte. O destaque fica pelos meias Landon Donovan e Clint Dempsey e o goleiro Tim Howard, que joga pelo Everton, da Inglaterra.Destaque: Landon Donovan (Los Angeles Galaxy)
ArgéliaParticipações em Copas do Mundo: 2Os argelinos voltam a um mundial 24 anos após a última participação, no México-86. A classificação veio de maneira tensa, em um jogo-desempate contra o arquirrival Egito em campo neutro, vencido por 1 a 0. A maioria dos jogadores atua no futebol francês. A Argélia é mais conhecido por ser o país de origem dos pais do craque francês Zinedine Zidane.Destaque: Karim Ziani, meia do Wolfsburg (Alemanha)
EslovêniaParticipações em Copas do Mundo: 1Após a apagada participação na Copa do Mundo de 2002, o país que fazia parte da ex-Iugoslávia tem a sua melhor chance de aparecer no cenário mundial. Perdeu a classificação direta para a Eslováquia por uma diferença de dois pontos, mas bateu a favorita Rússia na repescagem.Destaque: Milivoje Novakovic, atacante do Colônia (Alemanha)

Grupo D
Alemanha
Participações em Copas do Mundo: 16Títulos: 3 (1954, 74, 90)A Alemanha manteve a base da seleção semifinalista do Mundial de 2006 e se classificou para a Copa do Mundo em uma dura batalha contra a Rússia. Muitos jogadores são ainda da geração finalista da Copa de 2002, como Miroslav Klose e Michael Ballack. Adepta do futebol pragmático e de força, chega à África do Sul novamente como uma das seleções favoritas ao título.Destaque: Miroslav Klose, atacante do Bayern de Munique (Alemanha)
AustráliaParticipações em Copas do Mundo: 2Classificada pela segunda vez consecutiva para a Copa do Mundo, a seleção australiana conseguiu a vaga nas eliminatórias asiáticas, da qual participa mesmo sendo da Oceania. Em 2006, surpreendeu ao se classificar para as oitavas de final e dificultar a classificação dos italianos, que seriam campeões naquele ano. O desafio para 2010 é conseguir novamente avançar à segunda fase.Destaque: Tim Cahill, meia do Everton (Inglaterra)
SérviaParticipações em Copas do Mundo: nenhumaA seleção sérvia vai à primeira vez para uma Copa do Mundo como país único após participar do Mundial de 2006 ao lado de Montenegro. Nas eliminatórias, o time surpreendeu ao ficar à frente da França, atual vice-campeã mundial. O time entra como possível representante único da ex-Iugoslávia, já que a Croácia não se classificou e Bósnia-Herzegovina e Eslovênia terão de disputar uma difícil repescagem.Destaque: Dejan Stankovic, meia da Inter de Milão (Itália)
GanaParticipações em Copas do Mundo: 1Assim como Costa do Marfim, o time se classificou para o segundo Mundial consecutivo. Campeão sub-20, o país poderá aproveitar alguns dos jogadores que conquistaram o título no Egito para atuar ao lado de jogadores experientes, que estão espalhados por importantes equipe da Europa.Destaque: Michael Essien, volante do Chelsea (Inglaterra)

Grupo E
Holanda
Participações em Copas do Mundo: 8Um dos times mais respeitados do mundo e que ainda não foi campeão de uma Copa, a Holanda se classificou com grande facilidade em um grupo que tinha, entre outros times, Noruega e Escócia. Também tem no time titular vários jogadores que foram eliminados por Portugal nas oitavas de final em 2006. O entrosamento da equipe é tido como uma das armas para um bom desempenho no Mundial da África do Sul.Destaque: Robin van Persie, atacante do Arsenal (Inglaterra)
DinamarcaParticipações em Copas do Mundo: 3Os dinamarqueses chegarão à Copa gabaritados pela liderança em um dos grupos mais difíceis das eliminatórias europeias, que tinha também Portugal, Suécia e Hungria, entre outros times. A pouca tradição em Mundiais é um dos mitos que precisam ser encarados pelo time escandinavo, que tem como melhor participação as quartas de final de 1998, quando foi derrotado pelo Brasil por 3 a 2. O conjunto da equipe é seu forte.Destaque: Nicklas Bendtner, atacante do Arsenal (Inglaterra)
JapãoParticipações em Copas do Mundo: 3A quarta participação japonesa seguida em Copas do Mundo mostra como o país se consolidou como uma potência asiática do futebol, embora ainda exista carência de grandes resultados. Nas eliminatórias asiáticas, ficou em segundo lugar em seu grupo na fase final, com a Austrália facilmente obtendo a primeira colocação. A internacionalização do futebol japonês, apesar de existente, terá uma dura prova na África do Sul.Destaque: Shunsuke Nakamura, meia do Espanyol (Espanha)
CamarõesParticipações em copas do mundo: 5Após disputar quatro Copas do Mundo consecutivas entre os anos 90 e 2000, a seleção camaronesa volta a um mundial na África do Sul. É o sexto da história do país, cuja primeira participação ocorreu em 1982, na Espanha.Destaque: Samuel Eto´o, atacante da Inter de Milão

Grupo F
Itália
Participações em Copas do Mundo: 16Títulos: 4 (1934, 38, 82, 2006)Atual campeã, a Itália vai ao Mundial de 2010 com a missão de empatar com o Brasil em títulos conquistados, cinco. Para isso, a seleção terá de ser a primeira desde o time brasileiro de 1962 a ganhar duas Copas seguidas, repetindo o que fez em 1934 e 1938. A base da equipe é parecida com a campeã mundial na Alemanha, mas os principais jogadores, como Pirlo e Cannavaro, caíram de rendimento desde então. Nas eliminatórias, a Itália superou equipes como Irlanda e Bulgária.Destaque: Fabio Cannavaro, zagueiro da Juventus (Itália)
ParaguaiParticipações em copas do mundo: 7A seleção comandada pelo técnico Gerardo Di Martino se classificou ao Mundial após boa campanha nas eliminatórias – o Paraguai ficou em terceiro lugar, empatado em pontos com o Chile. O ponto forte é o conjunto da equipe e o artilheiro gordinho Salvador Cabañas. A Copa da África do Sul vai ser a quarta consecutiva dos paraguaios.Destaque: Salvador Cabañas, atacante do América (MX)
Nova ZelândiaParticipações em Copas do Mundo: 1Com a saída da Austrália das eliminatórias da Oceania, transferida para o torneio asiático, a Nova Zelândia passou a ter maiores chances de classificação para a Copa do Mundo. O time venceu com facilidade o torneio regional e bateu o quinto colocado da Ásia, o Bahrein, na repescagem.Destaque: Ryan Nelsen, zagueiro do Blackburn Rovers (Inglaterra)
EslováquiaParticipações em Copas do Mundo: nenhumaA tradição da antiga Tchecoslováquia em Copas do Mundo ficou até aqui mais para a República Tcheca do que para a Eslováquia, que começa tentará reverter esse quadro na África do Sul. A seleção deu sorte de pegar um grupo não muito forte nas eliminatórias, cujos principais adversários eram a própria República Tcheca, a Polônia e a Eslovênia.Destaque: Martin Skrtel, zagueiro do Liverpool (Inglaterra)

Grupo G
Brasil
Participações em copas do mundo: 18Títulos mundiais: 5 (1958, 62, 70, 94 e 2002)Dunga virou técnico após o vexame da Copa de 2006, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela França sem jogar bem nenhuma partida. A preparação da seleção foi considerada “uma colônia de férias” pelos dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e por alguns jogadores. Com fama de homem duro e disciplinado, Dunga foi chamado para o cargo para colocar ordem nesta situação. Os resultados já chegaram: em pouco mais de três anos no comando brasileiro, ele conquistou a Copa América (2007), a Copa das Confederações (2009) e terminou as eliminatórias na liderança. Dunga já tem na cabeça grande parte do time que vai à Copa do Mundo. As indecisões ainda estão, sobretudo, na lateral-esquerda, cabeça de área e ataque.Destaque: Kaká, meia-atacante do Real Madrid
Coreia do NorteParticipações em Copas do Mundo: 1Em meio a uma crise política com os Estados Unidos, a Coreia do Norte conseguiu classificação para a sua segunda Copa do Mundo. Apesar de ter poucas chances de sucesso no torneio, a Coreia do Norte foi uma surpresa em sua única participação, em 1966, quando chegou às quartas de final ao eliminar a tradicional Itália.Destaque: Hong Yong-Jo, atacante do Rostov (Rússia)
Costa do MarfimParticipações em Copas do Mundo: 1Costa do Marfim vem mantendo, nos últimos anos, uma posição de destaque entre os times africanos. Com vários jogadores conhecidos, sobretudo nos grandes times do futebol inglês, a seleção é uma das possíveis surpresas do Mundial. Em 2006, caiu no “Grupo da Morte”, com Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro, mas acabou eliminada, na terceira posição.Destaque: Didier Drogba, atacante do Chelsea (Inglaterra)
PortugalParticipações em Copas do Mundo: 4Equipe que possui o jogador eleito o melhor do mundo pela Fifa da última temporada, o atacante Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa passou sufoco para conseguir uma vaga na repescagem do continente, que só foi obtida devido a uma sequência de quatro vitórias e uma derrota nas últimas cinco rodadas - na repescagem, eliminou a Bósnia-Hezergóvina. Após o quarto lugar na Alemanha-06, a equipe perdeu o técnico Luiz Felipe Scolari e o atacante Luís Figo, mas segue sendo considerada uma das principais no continente. O atacante brasileiro Liédson, que se naturalizou português recentemente, deve estar entre os convocados para a Copa do Mundo.Destaque: Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid (Espanha)

Grupo H
Espanha
Participações em Copas do Mundo: 12Campeã da Eurocopa de 2008, joga um futebol ofensivo e é apontada como uma das favoritas ao título, apesar do fracasso na Copa das Confederações, na qual foi eliminada pelos Estados Unidos na semifinal. Classificou-se com uma campanha perfeita de dez vitórias em dez jogos nas eliminatórias. Tem, no entanto, o rótulo de “amarelar” em Copas do Mundo, ou seja, ter campanhas ruins quando está cotada para conquistar o título.Destaque: Fernando Torres, atacante do Liverpool (Inglaterra)
SuíçaParticipações em Copas do Mundo: 8Classificada para sua segunda Copa seguida, a Suíça tenta melhorar o ataque e manter o bom nível da defesa apresentado na Alemanha-06 – a equipe foi desclassificada nas oitavas de final sem tomar nenhum gol na competição. Pegou o grupo mais fácil das eliminatórias, com a Grécia como maior rival, e se classificou com alguma dificuldade.Destaque: Alexander Frei, atacante do FC Basel (Suíça)
HondurasParticipações em copas do mundo: umaCom apenas uma participação em copas do mundo, na Espanha-82, Honduras usa o futebol para viver uma trégua no momento político delicado pelo qual passa. Destaque: David Suazo, atacante do Benfica
ChileParticipações em copas do mundo: 7O Chile não participava de uma Copa do Mundo desde 1998, na França, quando tinha uma das melhores duplas de ataque do planeta: Ivan Zamorano e Marcelo Salas. Vice-líderes das eliminatórias, os chilenos dão os créditos da nova boa fase da seleção nacional ao técnico argentino Marcelo Bielsa, que já é ídolo no país. Jorge Valdívia, ex-Palmeiras, recupera espaço no time e tem chances de ser titular durante o Mundial. O atacante Humberto Suazo foi o artilheiro das eliminatórias da América do Sul.Destaque: Humberto Suazo, do Monterrey (MX)

Nenhum comentário: