sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mensalão do DEM embaralha alianças para 2010


Copiado do Blog TERRA BRASILIS, do Prof. DiAfonso, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva


Mensalão do DEM embaralha alianças para 2010
Aécio deve estar pensando em Carlos Drummond de Andrade e se perguntando:E Agora, José... Serra?!?!Tucanos temem que escândalo envolvendo principal aliado atrapalhe planos do partidoOs efeitos do escândalo envolvendo o governador José Roberto Arruda, que colocou o DEM no olho do furacão, já começam a ser sentidos nos planos da oposição para 2010. O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), um dos pré-candidatos à Presidência no ano que vem, foi o primeiro a defender que o PSDB amplie o leque de alianças para a sucessão. Fontes tucanas ouvidas pelo R7 admitem que o partido, tradicional parceiro do DEM, teme que a permanência de Arruda nos quadros do partido arranhe o seu “projeto de nação”: voltar ao Palácio do Planalto.
O cientista político da UnB (Universidade de Brasília) David Fleischer também acredita que o medo dos tucanos é que o mensalão “espirre” no partido, já que o argumento de pendurar o escândalo no “pescoço do partido” cai por terra com as novas denúncias envolvendo a oposição.
- Os tucanos estão apavorados e o DEM mais ainda. Os outros partidos envolvidos de raspão, como PPS, PDT e PSB, abandonaram o navio afundando e as alianças não ficam definidas.
Marco Antonio Villa, da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) avalia que se o DEM não expulsar Arruda e se aliar com o PSDB a oposição, liderada pelo PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai adotar a bandeira do “todo mundo fez”, em referência ao mensalão que derrubou a cúpula petista em 2005.
- A idéia em 2010 é tentar dizer o seguinte: todos são envolvidos na corrupção. O Arruda é excelente cabo eleitoral da candidatura Dilma, ele ajudou a impedir que a oposição possa usar a bandeira da luta contra a corrupção.
O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), discorda da tese de que o mensalão que colocou seu partido no olho do furacão balance a aliança nacional com os tucanos.
- Não tem nada a ver. Estamos cuidando de uma questão interna do DEM. A aliança é com o PSDB e com os outros partidos. Estamos querendo passar o partido a limpo.
Do outro lado, no PT, o presidente do partido de Lula, Ricardo Berzoini, diz que ainda é cedo para saber se o escândalo envolvendo o principal aliado dos tucanos pode interferir nas alianças do ano quem vem.
- As denúncias mostraram que o discurso da oposição de moralidade é hipócrita. O PSDB tem muitos pontos fracos, como a própria Yeda [Crusius] no Rio Grande do Sul.
A governadora gaúcha escapou de um processo de impeachment em outubro por suspeita de envolvimento no desvio de recursos do Detran do seu Estado. O pedido foi arquivado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. (Portal R7)
Postado por prof. DiAfonso às 05:44 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: , , , , , ,

Nenhum comentário: