domingo, 13 de dezembro de 2009

Novo protesto em Brasília pede a saída de Arruda

Carreata termina com lavagem do portão da residência oficial do governador


Valter Campanato/ABr

arruda

Manifestantes fazem lavagem em frente à residência de Arruda e exigem afastamento



Centenas de manifestantes saíram neste sábado (12) novamente às ruas de Brasília, para protestar contra a permanência do governador José Roberto Arruda (sem partido), suspeito de comandar um suposto esquema de pagamento regular de propina para secretários, assessores e deputados de sua base aliada na Câmara Legislativa. Uma carreata de mais de 500 carros, com buzinaço, percorreu cerca de 50 quilômetros de Brasília e de cidades satélites. O ato terminou com a lavagem do portão de entrada da residência oficial de Águas Claras.

Com baldes e vassouras em punho, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra Arruda, enquanto um carro pipa lançava jatos de água na frente do portão. Os manifestantes pediam a saída de Arruda, - que na quinta-feira (10) se desfiliou do DEM -, do vice-governador Paulo Octávio e dos parlamentares envolvidos no caso.

Organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e por partidos de oposição ao Governo Arruda, entre eles PT, PCB e PSOL, a carreata saiu do Centro de Brasília e passou por cidades satélites do Distrito Federal até chegar à residência oficial do Governo. “É mais uma manifestação contra a corrupção e pela moralização. Exigimos o afastamento imediato do governador e de todos os envolvidos’’, afirmou o presidente do PT local, Chico Vigilante. O líder petista acredita que o pedido de desfiliação de Arruda do DEM não enfraquece os processos de impeachment do governador já protocolados na Câmara Legislativa. “Foi uma manobra, mas a desfiliação não altera os ânimos. Estão tentando preservar a figura do Paulo Octávio, mas eles são irmãos siameses. Todos os envolvidos têm que ser afastados”, defendeu.

A carreata foi acompanhada por dois trios elétricos, ao som de jingles como “Arruda, cadê você? O povo quer te prender”. Um dos carros trouxe um panetone gigante, simbolizando a justificativa do governador de que teria usado o dinheiro recebido pelo então secretário de Relações Intitucionais, Durval Barbosa, para comprar panetones, quando ainda era deputado federal. Arruda foi filmado recebendo maços de dinheiro.

Apesar do forte policiamento em volta do imóvel, não houve confronto. Dois dias antes, a Polícia Militar tinha mobilizado mais de mil homens, inclusive a tropa de choque e a cavalaria, numa repressão que deixou nove feridos. Manifestações cada vez mais ruidosas têm sido realizadas em Brasília desde o fim de novembro, após a Operação Pandora, que desmantelou o chamado mensalão do DEM.

Após três horas de carreata, na entrada da residência oficial do governador, um caminhão pipa despejou água e os manifestantes utilizaram vassouras para o que chamaram de “limpeza da falcatrua”. Ao som de “se gritar pega ladrão, não fica um”, o grupo de cerca de 200 pessoas chegou a fechar a pista em frente à residência oficial por alguns momentos.

“Queremos ter Brasília limpa de novo. Até o Natal vamos limpar a cidade dessa corja”, afirmou um dos coordenadores do Movimento Fora Arruda, o estudante Levi Brandão. O objetivo do movimento, formado por estudantes, centrais sindicais e movimentos sociais, é fazer manifestações diariamente contra o Governo do DF. Segundo, a assessoria de Arruda, ele estava “descansando em casa” e não se encontrava na residência oficial.

Nenhum comentário: