segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VEM MAIS DIVERSÃO POR AÍ

Durante o período eleitoral de 2010 eu me diverti lendo os blogs da oposição raivosa e virulenta, incluindo a mídia, políticos, marqueteiros e pseudoformadores de opinião. Mentiras, achismos, ilações, invenções, maracutaias, acusações, calúnias, baixarias, editoriais recheados de previsões tenebrosas – li e ouvi de tudo e mais um pouco. Eles tentaram, tentaram muito, tentaram ao extremo do ridículo, mas o conjunto da obra foi tão esdrúxulo, tão surreal, que Serra perdeu de novo e Dilma se elegeu. Hoje eu me divirto muito mais lendo os mesmos blogs, a mesma velha mídia, os mesmos pseudoformadores de opinião, e o interminável chororô da derrota consumada pela terceira vez. Se levarmos em conta que a presidente Dilma era uma desconhecida para a maioria da população, nunca havia concorrido a uma eleição, e é uma mulher, a derrota da oposição foi acachapante. Serra não deixou de concorrer a nenhuma eleição desde a derrota em 2002. Largava os mandatos pela metade para não deixar de ser o eterno candidato, e com isso tornar-se superconhecido para tentar atingir o seu objetivo de ser presidente. Toda a direitona, a oposição feroz e virulenta, não deixou passar um só dia dos 8 anos de governo Lula sem fazer uma crítica ao melhor presidente que o Brasil já teve, já prevendo que ele, com sua popularidade de mais de 80%, teria uma imensa chance de fazer seu sucessor.

Quando começou a circular que a então ministra Dilma seria a provável candidata à sucessão, intensificaram-se o bombardeio diário de ódio, previsões temerosas, informações manipuladas e grosseiramente falsas. A direita vibrou com as eleições do Chile, nas quais a presidente Michelle Bachelet, também com a popularidade alta, não conseguiu fazer seu sucessor. Mas eles se esqueceram do que para eles é um pequeno e insignificante detalhe: Lula é Lula, não há no planeta ninguém como ele, não existe uma cópia do presidente Lula, ele é único e por isso tão admirado no mundo todo. Na época, dono de instituto de pesquisa, editoriais de jornal e pseudoformadores de opinião diziam que Lula não faria seu sucessor. A direitona burra vibrava, já antecipando a derrota do Lula, de sua candidata, do PT. Em blogs mercenários, em vários editoriais dos jornalões e nas revistas semanais a vitória do Serra já era uma certeza, as forças do atraso anteviam sua volta. Comemoravam o fim do Bolsa Família, que eles chamam de"bolsa esmola", comemoravam a privatização da Petrobras e de outras estatais, comemoravam o fim do PROUNI, do PAC, do crédito para todos. Tudo o que o governo Lula construíra de bom para o país e para povo brasileiro seria interrompido.

Era estarrecedor e ao mesmo tempo divertido ler os comentários dos abestalhados nos blogs mercenários. O ponto alto foi a escolha do vice do Serra. Devido à demora em escolher o vice, e à negativa do vice sonhado, além de muitas outras negativas, passaram a dizer que vice não tinha importância, não ganhava voto, e ao mesmo tempo diziam que uma derrota do Serra seria atribuída ao vice dos sonhos, Aécio Neves, pela perda votos de MG. Vibraram menos de 24 horas quando o Álvaro Dias foi o escolhido, afinal ele é um opositor ferrenho do governo Lula. Diziam que o Paraná iria votar em peso na chapa Serra/Álvaro Dias. O DEM fez a chapa desmoronar e o Rodrigo Maia, presidente do DEM até então aclamado pela direitona burra, passou a ser chamado de "moleque irresponsável", assim como Aécio Neves. Quando surgiu o desconhecido deputado Índio da Costa do DEM- RJ, já aclamado vice do Serra, este sai com o besteirol das acusações de ligação do PT com a FARC e o narcotráfico. Foi o clímax da direitona burra. Agora vai, diziam, agora sim alguém com culhão para falar sobre isso. Gargalhei muitas e muitas vezes ao ler esses comentários carregados de mentiras e ódio. Eles viajaram legal na maionese.

O chororô será interminável. A busca pelos culpados de mais esta derrota do eterno candidato Serra tornou tudo muito mais divertido depois da vitória da Dilma. A direitona burra inconformada tem vários culpados: o próprio Serra, o marqueteiro, o Aécio Neves, o Sergio Guerra, FHC, os governadores tucanos que, sabiamente, para se reelegerem esconderam Serra, a oposição que não bateu como deveria no governo Lula. Mas a culpa também é do povo nordestino, dos pobres do país. E da parte pensante e inteligente do povo brasileiro, que combateu com galhardia, com garra, incansavelmente, as mentiras, as maracutaias, que denunciou as mazelas da oposição feroz e virulenta sem mentiras, com verdades, com fatos, sem invencionices mirabolantes.

A verdade eles não dizem. Serra é um candidato pífio, inventado pela mídia de SP. Ele pode ter o melhor marqueteiro, o guru indiano da internet, mais tempo favorável de exposição na mídia, mas não adianta, ele é muito ruim, não tem carisma nem simpatia, não é autêntico, não transmite confiança, é truculento, autoritário, mentiroso, e foi parte ativa do governo FHC que afundou o Brasil. Serra é um desastre como governante e muito pior como candidato, não adianta insistir, o Brasil não é SP. Dizem os comentários nos blogs dos abestalhados que Serra consegue se eleger e se reeleger em SP. É verdade, SP é o berço da elite do país, o coração financeiro. O povo de SP elege Maluf, já elegeu Pitta e elegeu o Kassab do DEM, o partido mais corrupto do Brasil. Para uma parcela endinheirada do povo de SP, não importa se o candidato rouba e faz, ou rouba e não faz, importa que ele seja da direitona burra e que proteja as elites, que não se preocupe com o povo e não faça nada para beneficiar os mais necessitados. Continuando assim o chororô, e já de olho nas eleições de 2014, a oposição feroz e virulenta dos blogs mercenários, dos jornalões e dos pseudoformadores de opinião promete muita diversão nos próximos 4 anos.
Jussara Seixas

Nenhum comentário: