terça-feira, 30 de novembro de 2010

Presidente Lula entrega 30 escolas técnicas e 25 campi de universidades



O presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram nesta segunda-feira (29), 30 escolas federais de educação profissional – 18 já em funcionamento e 12 com previsão para o início de 2011. Foram inaugurados ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais.

A iniciativa faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e representa o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

As 30 escolas federais de educação profissional estão localizadas no Amazonas, na Bahia, no Ceará, no Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, em Mato Grosso, no Pará, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Rondônia e em Santa Catarina.

Os 25 campi foram inaugurados no Amazonas, na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Desde 2005, foram criadas 214 escolas federais de educação profissional, totalizando 342. Também foram criados 126 campi e unidades universitárias, que passaram de 148, em 2002, para 274, este ano. Atualmente, as universidades federais estão presentes em 230 municípios de todo o país.

Em 2003, 140 mil alunos estudavam em escolas de educação profissional, contra 348 mil em 2010. O aumento no número de matrículas foi de 148% e a tendência, segundo a pasta, é de crescimento.

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Mais tarde, o presidente Lula participou da cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília (DF), para diversos prefeitos. Nessa edição do prêmio, foram inscritos 1.340 municípios; em 2009, foram 300.

O presidente agradeceu o engajamento dos prefeitos aos programas:

"Quanto mais a gente trabalhar com os prefeitos, mais chance a gente tem de fazer acontecer. Esse prêmio é apenas simbólico, na verdade quem está dando o prêmio não somos nós para vocês, são vocês para nós, que estão demonstrando que é possível a gente ter 6 mil prefeitos sérios nesse país, cuidando das crianças como todo mundo sabe que tem que cuidar."

O presidente lembrou que a eleição de Dilma significa que o trabalho iniciado em seu governo será levado adiante e farão com que o Brasil chegue a 2015 com todas as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU atingidas.

Olimpíada de Língua Portuguesa

O Presdiente ainda participou da solenidade de premiação da etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, em Brasília (DF).

O presidente destacou que o Brasil ganhou nos últimos oito anos 10 mil escolas em tempo integral e beneficiou 2,2 milhões de alunos, em completou:

"Nós fizemos um pouco e certamente a Dilma fará muito mais. E em todas essas escolas tem aula de música. Significa que daqui a pouco quem quiser ir a um grande concerto não terá mais que ir a Viena, vai a qualquer estado deste país e vai assistir o que bem entender, porque a Dilma se comprometeu a fazer mais 32 mil escolas de tempo integral".

Veja também:
- Video sobre Reuni;
- Vídeo sobre Institutos Federais de Educação

(Com informações da Agência Brasil e Blog do Planalto)

Um comentário:

Emília Simone disse...

Emocionante, pois sei muito bem o que a aluna sentia. Sou do sertão cearense também só que da região do Vale do Jaguaribe e sei o que governo Lula fez pelo povo da região. Sabe o que se descobri que se é gente, cidadão e que se merece respeito? Lula sabe, por isso o povo está sempre do lado dele.