quinta-feira, 5 de maio de 2011

Produção industrial sobe 2,3% no primeiro trimestre

Brasília Confidencial


“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial brasileira cresceu 2,3% no primeiro trimestre de 2011, quando comparada com igual período de 2010.

“Observa-se que o setor industrial, ao avançar 2,3% nos três primeiros meses do ano, sustenta resultados positivos há seis trimestres consecutivos”, destaca o comunicado do IBGE. Ainda de acordo com o IBGE, o aumento pode ser explicado por resultados positivos em 18 das 27 atividades industriais pesquisadas.

A indústria automobilística, com acréscimo de 10% na produção, foi uma das que mais cresceu. No setor, 83% dos produtos pesquisados apresentaram aumentos,com destaque para automóveis, caminhões, veículos para transporte de mercadorias e caminhão-trator.

Outras contribuições positivas vieram de “máquinas e equipamentos” (4,5%); “outros equipamentos de transporte” (13,3%); “refino de petróleo e produção de álcool” (4,5%); “equipamentos médico-hospitalares,ópticos e outros” (23%); “indústrias extrativas” (3,3%); e “minerais não metálicos” (4,6%).

Nestas atividades, os produtos que se sobressaíram foram motoniveladores e aparelhos carregadoras transportadoras; aviões e motocicletas; óleo diesel e gasolina; relógios; minérios de ferro; ladrilhos e placas de cerâmica. Entre as nove atividades com redução na produção, estão “outros produtos químicos” (-5,3%), “têxtil” (-10,4%) e “edição e impressão” (-4,8%).

Entre fevereiro e março, a produção industrial cresceu 0,5%. “Isso evidencia uma aceleração no ritmo produtivo, já registrada em janeiro, que cresceu 0,3% frente a dezembro de 2010”, explica o IBGE . Nos últimos 12 meses, o porcentual de expansão da atividade industrial é de 6,8%.”

Nenhum comentário: